F.A.Q.

FAQ é a abreviação do inglês que significa "perguntas frequentes". Desta forma, tentarei dispor de algumas informações, dado às constantes perguntas e para esclarecer eventuais dúvidas.

1) Quem sou eu?

 Me chamo Fernanda Oliveira, tenho 34 anos, moro na zona oeste do Rio de Janeiro. Sou profissional da área de saúde do município do Rio de Janeiro. Formada em Serviço Social, graduanda em Direito e pós-graduanda em Saúde Pública, adoro assuntos referentes à beleza, saúde, higiene e cuidados. Filha de pais separados e idosos, adoro compartilhar de bons momentos com pessoas agradáveis e compartilhar as coisas boas da vida, porque as más, a própria vida e o destino se encarregam de levá-las para seu destino.

2) Por quê criei o blog Criloura?

  Há dois anos e meio quando pensei em escrever o Criloura havia ausência de blogs que tentassem falar sobre a beleza negra e suas especificidades, sem a idéia de cair no clichê. Meu objetivo naquele momento  -  e continua sendo -  e escrever um blog onde mulheres negras que tem as mesmas dúvidas e dificuldades que eu, no que tange aos cuidados com seus cabelos, pele, unhas maquiagens entre outros, sintam-se acolhidas e, minimamente encontrem caminhos para suas dúvidas.

3) Por quê o nome Criloura?

  O Criloura nasceu do susto que meu irmão e meus amigos tiveram quando decidi mudar a cor dos meus cabelos. Antes, eram bem vermelhos e depois ficaram louros (homens tem dificuldade de perceber mudanças em mulhers, ao menos que sejam radicais). Levei nove meses removendo o pigmento vermelho para chegar nesta cor e ele só percebeu quando aconteceu de fato.

O nome Criloura é uma brincadeira para fazer um trocadilho que, para a sociedade é impossível ou mesmo "ridículo" para alguns a idéia de uma mulher negra ter cabelos claros. Meu desafio foi romper com esta cultura preconceituosa e mostrar que a mulher pode ser o que ela quer, quando ela quiser, desde que ela assuma os riscos para isso. E sendo assim, independente da sua cor, raça, credo ou etnia, todas tem as mesmas possibilidades. Basta ter informações e esclarecimentos possíveis para saber para onde caminhar.

4) Como nasceu a idéia de pensar em um blog?

 Sou super adepta das redes sociais e como tal tenho Orkut. Até os dias atuais participo de uma comunidade onde muitas mulheres, com cabelos crespos e cacheados, clientes de um conhecido instituto de beleza, se reuniam nesta comunidade para troca de informações, experiências e vivências com dicas entre outros sobre como lidar com a dinâmica de um cabelo relaxado. À medida que cada uma de nós encontrava um produto lega, divulgava. Muitas vezes falar não era suficiente. Era preciso ter imagens, fotos para expressar aquilo que queríamos mostrar. Daí, junto com a questão pessoal da troca da cor de cabelo, nasceu a idéia de criar um blog.

5) Qual a filosofia do blog Criloura?

 Não tenho isso como uma missão, mas como um objetivo, uma proposta, como filosofia: estimular que mulheres como eu passem a se ver, se olhar mais, se gostar, se cuidar ainda que com pouco dinheiro. Para ser feliz, não é preciso muito. É preciso ter o suficiente para que você consiga transformar o pouco em muito. Tenho sempre a idéia da parábola de Jesus onde o mesmo multiplicou pães e peixes. Jesus não partiu do muito, mas do suficiente para saciar a fome daquelas pessoas. Penso da mesma forma.

Sou muito cuidadosa com minha fala, porque meu objetivo é me fazer entender e compreender. Por isso, situações que envolvam indicações diretas, escolher este ou aquele, dizer à alguém "faça ou não faça" não faz parte do meu perfil. Sempre digo e pontuo que, o que ORIENTO é com base em minhas experiências e que, num dado mometno, foram positivas para mim. Não posso garantir (teoria da relatividade) que poderá dar certo para o outro, mas que não custa tentar.

6) Você é cabelereira ou maquiadora?

Não sou profissional do ramo de beleza e sim do ramo de saúde. O que sei e aprendi, foram com minhas experiências nos cuidados com meus cabelos e na época em que trabalhei na gestão de um conhecido instituto de beleza, onde aprendi à lider com a diversidade de cabelos crespos. Falo no lugar de mulher com cabelo crespo e na condição de consumidora. Não falo na condição de profissional.


SOBRE MEUS CABELOS

7) O que você faz em seus cabelos? São naturais?

Não. Faço um relaxante á base de hidróxido de cálcio à cada três meses num conhecido instituto de beleza para tratamento de cabelos crespos e cacheados. Além do relaxante, também tonalizo apenas a raíz crescida à cada três meses, usando o tonalizante Color Touch 10.73.

8) O que você usa para manter seus cabelos?

  Hidrato meus cabelos, no mínimo 2x por semana, usando produtos ou linhas, com cuidados específicos para cabelos crespos, cacheados ou quimicamente tratados, que garantam resultados de um cabelo mais saudável, definido e bonito.

9) Você usa qual linha ou qual produto?

 Vários. Testo e, os que forem positivos para mim, divulgo no blog ou em vídeo.  O que não for, nem comento. Aprendi que as coisas que não são boas, por sí mesmas, elas se encarregam de desaparecer. E outra: o que é ruim para mim, pode não ser para outra pessoa.

10) Como você chegou a este tom de louro?

 Meu cabelo não ficou assim do dia para a noite. Em meu comprimento, ele foi resultado de várias decapagens (remoção de pigmentos coloridos que se faz com produto próprio), durante nove meses, para remover o tom de vermelho e chegar neste tom de dourado e muitos cuidados para evitar que meus cabelos sofressem danos maiores.Graças a Deus eles estão firmes até o momento.

É um procedimento sério e não oriento quem não tem experiência em cuidar do seu cabelo que tente. O ideal SEMPRE é procurar um cabeleiro de confiança e tirar todas as suas dúvidas.
Pin It

19 comentários:

  1. qual o primeiro produto que deu o resultado que voce queria?

    ResponderExcluir
  2. me ajude meu cabelo ta uma coisa de louuco...... :(
    meu face quesia15 veja minhas fotos por favor e indique algo para meu cabelo....
    seu cabelo ta mt xow....

    ResponderExcluir
  3. ola!bem gostei muito das suas dicas moro em blumenau,santa catarina.gostaria de ver algum produto para crecimento e fortalecimento , pois aqui nao temos muitos cabelereiros que nao entenda muito sobre os nosso tipo de cabelo,e o que tem acha dificil de mecher.. desde ja lhe agradeço

    ResponderExcluir
  4. oi amiga!
    Moro na zona oeste do rio(santa cruz),e gostaria muito de adquirir os produtos lunablu porem,não sei onde encontra-los.você pode me orientar?
    Bjs!


    Jaciaragoncalves.s@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei seu blog moro em São Paulo na zona oeste e estou com problrmas para fazer realxamento, usei amonia por muito tempo e agora faço uma escova progressiva só na raiz a base de acetilsisteina mas não gosto do resultado, gostaria de voltar para amonia mas não tenho um salão que o faça.
    vc tem alguma dica?
    deboraleopoldo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,meu cabelo esta a base de amônia e somente com relaxamento.Por muito tempo fiz o permanente afro,mas os custos foram ficando alto e hoje acabo relaxando em casa.Teria alguma dica de produto que eu fizesse em casa e ficassem lindos iguais aos seus; além do mais são muito ressecados. Beijos Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome e Bruna uso produtos do beleza natural e amoo,queria ter outras opçoes como faço pra achar os produtos lunablu?

    ResponderExcluir
  8. Oi meu nome e Bruna uso produtos do beleza natural e amoo,queria ter outras opçoes como faço pra achar os produtos lunablu?

    ResponderExcluir
  9. me indique algo para os meus cabelos
    ele é encaracolado

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu trabalho e por assunir os cachos, é isso aí!!!
    Sou cliente do beleza natural há anos, sendo que me sentia escrava por não poder fazer uma série de procedimentos. No final de 2012 fui rebelde e fiz mechas loiras, não danificou meu cabelo e tenho feito hidratação 2 vezes por semana com produtos do beleza + argan e outros bons produtos. Minha dúvida é a seguinte, eles vão aceitar fazer meu cabelo???
    Fiz relaxamento e as luzes em dezembro e não coloquei mais nenhuma química.

    ResponderExcluir
  11. Olá linda, estava buscando dicas de makes para pele negra e achei você, amei a que você fez com a sombra fluor, gostaria de saber onde encontro dessas aqui no RJ (Santa Cruz) e também aproveitar e perguntar se essa sobra fluor é a mesma coisa da neon...Beijos Marluce

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda.Me chamo Kelli temos algo em comum além doscabelos crepos,tbm sou profissional da saúde e como vc tbm sou especializada em saúde da familia,sou enfermeira em Praia Grande no litoral paulista.Bom não conhecia seu blog e hj procurando cores de tonalizantes descobri seu blog e AMEIII fiquei maravilhada c/ as dicas de tratamento de beleza p/nosso tipo de cabelo seu videos são ótimos,parabéns pela iniciativa,continue assim.Bjs kelli.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, gostaria de saber onde encontrar a linha lunablu em salvador?Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Fernanda vc é uma querida.,Eu estava mau por naõ consegir domoar meus cabelos e aiiiiii vi seus videos na internet e prontoooooooo tudo mudouuuuuu.....OBRIGADAAAA Que Deus continue te abençoaddooooo

    ResponderExcluir
  15. amei o blog parabens........ estou passando por uma fase de transição.querendo parar de passar guanidina.e tentar resgatarr meus cachos...vamos ver se consigo......
    ah.como vc gosta de beleza.visita meu blog tb..falo especificamento sobre dicas de penteados infantis.........não sou cabelereira.sou apenas uma mamae curiosa que ama cuidar e arrumar a minha princesa....
    visita la
    www.cabeloestylo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Criloura!
    Usei a linha da Lunablu Força e Nutrição, a Mascara Care e o Creme de pentear style. Gostei da máscara pois desembaraçou e nutriu todo o cabelo, retirando os nós das pontas e o ressecamento. Quando usei o creme de pentear achei que ficou com aspecto seco e grosso quando secou os cabelos. Será que este produto e o mais indicado para o meus cabelos ( crespos, black e sem química). Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  17. Anna Carolina Lima5 de outubro de 2013 14:26

    Boa tarde , Poderia me informa se o Lunablu e o Espaço Elis Gomes , são caros ou tem um preço acessível ? o preços variam de quanto a quanto ?
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  18. Olá ,adorei seu blog.
    Meu nome é Agnes e eu fazia escova progressiva,só que dá última vez (um ano atrás) meu cabelo quebrou todo e hoje ainda está um horror,quero fazer um relaxamento,sabes me dizer se Toin floft é bom? Além do mais ainda estou com as pontas lisas,como faço pra definir os cachos?

    ResponderExcluir
  19. Oi bom dia,estou em transição a 07 meses e gostaria muito de uma opnião,pois preciso pintar meus cabelos mas tenho medo de perder a definição ou seja ficar sem meus cachos,pode me ajudar?

    ResponderExcluir