1 2 3

"Quero um relaxante para cachear meu cabelo". É possível ?



Olá, pessoal! Tudo bem? No post de hoje trago um papo para esclarecermos qual a relação do relaxamento com cachos, sejam em cabelos crespos ou cacheados, naturalmente ou quimicamente falando. 
Pra adiantar já aviso: RELAXAMENTO NÃO PRODUZ CACHOS!!!

"Cachos" é o adjetivo que damos aos cabelos que formam ondulações em espiral, isto é, mais fechados do tipo "molinha". O termo genérico para qualquer cabelo crespo ou cacheado, no que se refere a textura, chama-se ondulação. Logo, uns tem ondulação mais fechada, as famosas "molinhas" e outros têm ondulação mais aberta, que chamamos de "frisados".

Isso confunde muita gente que deseja, ardentemente, ter cachos em espiral, só que sua estrutura natural capilar não permite e daí vem às loucuras que muitas fazem: trocam de princípio ativo, na esperança dos fios cachearem,  até provocarem reação química no cabelo e os mesmos virem à quebrar ou à cair.  

Cachos mais fechados, com química ou natural, só é possível tê-los se a estrutura natural do se cabelo permitir.

A estrutura natural carrega suas informações geneticas do tipo, (lisos ou tipo de ondulação), textura (opaca, macia entre outras) e ele sim determinará  se seu fio tem predisposição para "cachear ou não".

Outros fatores como: a saúde dos cabelos, a escolha do princípio ativo ( se tioglicolato, se hidróxidos ou outros), a técnica de aplicação e outros poderão ou não estimular a ondulação dos fios. Desta forma o objetivo do relaxamento não é produzir cachos, mas "soltar" está ondulação natural, contribuindo para sua maleabilidade para pentear, modelar ou definir. A partir desta raiz solta, os cachos poderão surgir ou não. Se não surgirem em espiral, certamente surgirão frisados.

Há muitas dicas para o embelezamento dos fios que vão dos tratamentos, aos cremes para pentear, finalizadores, técnicas e outros, mas lembrem-se: eles apenas mudaram seus fios temporariamente. Após lavar eles voltarão à realidade.

Portanto, não sinta raiva, frustração, auto ódio se o seu cabelo não corresponde ao ideal que você quer. Ame o que você tem, seja natural ou com química, e cuide bem deles.

Nada substitui a beleza de um cabelo bem tratado seja qual for sua estrutura.

Beijos e até o próximo post.

1 Crilouras Comentaram:

Unknown disse...

Fernanda, verifiquei que você faz relaxamento em seus cabelos e percebi que eles têm uma belíssima coloração. Gostaria de saber qual tonalizante/coloração você usa? Também relaxo o meu cabelo no Beleza e tonalizei por duas vezes, mas a última vez meu cabelo ficou muito ressecado e teve uma queda. Estou procurando uma coloração que tenha compatibilidade com o relaxante. Se puder me responder eu agradeceria.

Clau

Postar um comentário