Quem relaxa cabelo no BN pode...



Olá pessoal! Tudo bem? No post de hoje o papo é sobre cabelos e de uma pergunta-chave que não cala:
Quem relaxa no Beleza Natural pode ou não pode fazer...

São diversas dúvudas que ouço e leio desde a época em que trabalhei lá.  Isso se justifica pela forma mecanizada, sem reflexão críticas que às funcionárias trabalham, dando margem à poucos esclarecimentos ás clientes, gerando dúvidas e insatisfações. 

Quem sou eu nesta história?

Cliente desde agosto/2004 relaxava mensalmente e tratando bem dos fios, com os produtos indicados por eles. 

No meado de 2005 conheço redes sociais como Orkut com grupos de discussão sobre cuidados com cabelos crespos e cacheados é claro, um grupo de clientes e simpatizantes do BN. Ali começou minha estrada...
Em 2006 sou aprovada em processo seletivo e trabalhei como Gerente Operacional, na unidade de Caxias, no RJ. Trabalhei por um ano e fui desligada em 2007.
Voltei à interagir nas redes sociais (porque naquela época não se podia participar destas) e decidi compartilhar os conhecimentos que aprendi e, tentar ajudar outras mulheres que têm muitas dúvidas quanto ao tratamento e seus cabelos.

Não faço mais cabelo lá há quase quatro anos, devido a um constrangimento que passei com uma funcionária que avaliou meu cabelo. Hoje eu mesma faço há dois anos, após ter passado por alguns salões.

Uma das perguntas que mais recebo e ouvia das clientes é esta?

"Qual a química do Beleza Natural"?

Química é um composto de substâncias que geram um produto específico. A química, só eles sabem, mas o princípio ativo é Hidróxido de CALCIO.

"Posso pintar meu cabelo"?

Em tese sim, usando apenas TONALIZANTE. Porém o que vai determinar o sucesso da cor nos cabelos são os seguintes fatores: saúde dos fios ( se estiverem ressecados, quebradiços, elásticos, nem pense!). Antes, trate bem dos fios, preferencialmente, adotando um cronograma capilar. 
Sobre tons, cores e resultados a mesma coisa: saúde dos fios, a cor natural do cabelo frente a cor desejada.
Lembrando que tonalizante tb é química e, quem for aplicar, precisa dar um esoaço de sete dias de intervalo entre o relaxante e a coloração. Quem costuma já tonalizar JAMAIS deverá puxá-la para o comprimento, tonalizando apenas a raiz crescida.

"Posso usar outros produtos que não sejam deles"?
Sim. Por quê não? O que há de diferente ( em termos de composição) nos produtos de lá e nos vendidos aqui fora? Use apenas produtos de tratamento e não químicos ( pois este sim pode gerar incompatibilidade e vir à quebrar ou mesmo cair).

"Meu cabelo não fica bonito como das funcionárias. Elas usam outro relaxante e outros produtos".

Quem disse? Pra quem não entende ou não tem familiaridade, acha os cabelos das funcionárias lindos e que os seus não são assim. Ledo engano. Elas usam o mesmo relaxante que as clientes e os mesmos produtos. A diferença é que elas hidratam semanalmente usando os produtos de ká (não sei se ainda é assim) , realizam corte para tirar a outra química dos fios e igualar as texturas, realizam corte em camadas para ajudar na definição e dar o balanço.

"O cabelo da dona não usa o mesmo relaxante de lá"
Usa o mesmo relaxante que as clientes. A diferença está nos cuidados e tratamentos.

"Quero sair de lá e ir pra outro salão"
Verifique se no outro usa-se o hidróxido de CALCIO e aguarde no mínimo três meses.

"Faço lá, mas alisaram meu cabelo"

Procure a gerência, mostre o ocorrido ( se possível tenha sempre fotos do antes e do depois para comprovar) e exija acompanhamento.

E é isso. Espero ter ajudado. Beijos e até o próximo post.




Pin It

3 comentários:

  1. Ola Fernanda! Amo seu blog, acompanho seu canal no YouTube, Facebook, Instagram e creio que a sua linguagem e a forma que aborda os assuntos são esclarecedoras demais. Antes de conhecer seu canal, achava (quase) impossível um cabelo relaxado ter brilho e ficar sem a opacidade que o relaxamento deixa. Pura ignorância da minha parte? Sim talvez. Faço tratamento no BN, já relaxei lá 2 vezes, fui apresentada por uma amiga que faz tratamento lá, e achei simplesmente maravilhosa a ideia do cabelo cacheado, não pela imposição da sociedade, pela "modinha", mas pq desde pequena lembro da minha mae usando diversos produtos pra "soltar" meu cabelo, como se o cabelo liso para negras fosse só mais bonito, o mais apresentável. Mas na verdade, essas quimicas alisam, e eu a mais de 3 anos na progressiva decidi deixar o mundo da chapinha, idas ao salão, pra me sentir livre. Vou lá com a freqüência de tres em três meses, não vou por pressão muito menos imposição, vou para facilitar minha manutenção em casa, não quero virar refém de nada nem ninguém, mesmo pq só eu posso decidir o que me deixa mais confortável
    . Adorei seu post, foi bem esclarecedor, é a famosa idéia: se você não cuidar em casa também, nenhuma química faz milagre, pelo contrario. Já vi cabelos de pessoas que fazem lá que me deu pânico de pensar no meu cabelo daquela forma: queimado, opaco. Então procuro cuidar em casa, compro os produtos de lá, inclusive amo os shampoos e condicionadores, mas resultado em hidratacoes, nutricoes só vi com os cremes que eu comprei de fora, lavo somente na água fria, uma dica que achava dispensável, mas que faz uma diferença enorme.
    Gostaria do seu esclarecimento para uma duvida: antes eu usava progressiva, até mesmo antes de começar o tratamento no BN fui orientada a hidratar esperar crescer para ver a compatibilidade. Bom, passado esse periodo realizei corte quimico, mas não cortei tudo, fiquei com receio do cabelo muito curto e na primeira vez que fiz o relaxante disseram que a parte que sobrou poderia quebrar devido a incompatibilidade com a química que tinha ficado na parte que não cortei, eu estava ciente e concordei. Apos o processo notei que a parte com a outra quimica enrolou também, o que facilita em muito pra mim hoje pra ir cortando aos poucos, porem essa parte só enrola molhada, seca ela fica lisa, e só consigo notar day after na parte relaxada.
    Amo seu blog, desejo tudo de bom a você e seu bebê que nasceu a pouco, e que Deus a abençoe para que possa sempre compartilhar conosco suas habilidades. Obrigada pela atencao e carinho com todas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA AMADA VC CONSEGUIU SANAR TODAS MINHAS DUVIDAS EXCETO UMA (PORQUE O CABELO DE QUEM FAZ NO BN COMO O MEU E DE ALGUMAS COLEGAS VEM FICANDO FINO NAS PONTAS A CHEGAR A UM PALMO COMO O MEU EO DAS FUNCIONÁRIAS NÃO ?) BJUUU

    ResponderExcluir