Crespos e Cacheados: Grávidas podem usar químicas?

Olá pessoal! Tudo bem? No post de hoje trouxe um assunto que, pelo que percebí, gera um pouco de polêmica, devido a ausência de informaçoões que acontecem em nosso meio.

Hoje, lendo sobre gestaçaāo e tudo mais, percebo que há poucas informações sobre beleza, em especial, cuidados com mulheres grávidas negras e tudo que acontece em nosso universo.

Muitas podem me perguntar: mas tem diferença da mulher grávida de outras etnia para mulher grávida negra? Sim, certamente. Por isso te convido a ler um pouco mais sobre a Política Nacional de Saúde da Populaçāo Negra e com isso a gente se aprofunda um pouco mais em questões específicas da nossa saúde.

Este momento está sendo importante em minha vida pessoal, como já disse, pois é magnífico um ser humano ter condições de gerar vida para outro. Sem contar que era algo que, primeiro nasceu no plano de Deus para brotar em meu coraçāo e lendo descobri o seguinte:

GRÁVIDAS PODEM RELAXAR?

Siiiiimmmm. A PARTIR DO SEGUNDO TRIMESTRE, isto é, a partir do quarto mês de gestaçāo, pois os órgāos do bebê já foram formados e estāo em desenvolvimento. Portanto, em geral, alguns profissionais na saúde como médicos e enfermeiros, costumam liberar o uso de relaxamentos a base de hidróxidos, mas restrigem o uso da amônia e formol, como é o caso das tinturas, permanentes e escovas progressivas. Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia nāo recomendam pois alguns trazem em sua composiçāo ativos como chumbo, cobre, amônia, benzeno, formol e alumínio que sāo teratogênicos, isto é, que podem causar má formaçāo do feto, saāo tóxicos e cancerígenos. Portanto, todo cuidado!

É de suma importância observar o ambiente do salāo ou aonde for feito, pois precisa ser bem ventilado, arejado e claro para evitar aspirar o cheiro ou vapor da quimica.

Claro que há excessões, entre elas, se a mulher desenvolve algum processo alérgico ou algum tipo d alteraçāo hormonal que o médico compreenda que o uso da quimica pode afetar ou acelerar isso.

Muitas de vocês estāo me perguntando como pretendo fazer neste momento e se pretendo para entrar na transiçāo e migrar para o natural?

Já respondo que NĀO pessoal. Estou sob os cuidados médicos. Se ele nāo liberar, tenho meus truques nāo quimicos para manter a raíz, como o uso do gel na raíz e creme para pentear no comprimento e claro, prossigo com os cuidados básicos a partir do cronograma capilar.

E COLORAÇĀO? PODE USAR?

Colorações nāo, por causa da amônia e outros metais pesados, mas TONALIZANTES SIM (embora precisa ser observado para ver se estes metais pesados estāo camuflados nos produtos.. Em maioria o médico costuma liberar tanto o relaxamento quanto o tonalizante a partir do segundo trimestre.

Para isso, consulte seu médico e leve todas as suas dúvidas.

Caso você faça em salāo e nāo sabe o princípio ativo usado, pergunte a profissional que lhe atende (pois ela tem obrigaçāo de informar) e leve ao conhecimento do seu médico.

Enquanto isso, mulherada, use e abuse das hidrataçoões, nāo só nos cabelos, mas principalmente no corpo e rosto. Nestes, o uso do FILTRO SOLAR É IMPORTANTÍSSIMO!!!!

Toda gestante precisa fazer uso do hidratante corpo e rosto, bem como filtro solar, para evitar manchas decorrente da gravidez. Caso isso esteja acontecendo, o caminho é procurar também um dermatologista para que seja investigado e este lhe passe o procedimento mais adequado.

No mais, prossigamos com os cuidados básicos em nossa beleza.

E aí gostaram?

Espero que sim. Beijos e até o próximo post.
Pin It

Um comentário: