1 2 3

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra


Olá pessoal! Tudo bem? Dia da Consciência ou Visibilidade Negra? Independente da leitura o importante é que esta data nāo vem a toa no calendário brasileiro. Pede-se um dia, pelo menos, para que haja reflexāo e consciência da sociedade em respeito a igualdade de acessos e direitos com relaçāo a alguns grupos sociais, incluindo o respeito aos: negros, indígenas, nordestinos, pessoas com deficiência, LGBTT e outros.

Como o dia é da Consciência Negra, é importante trazer a arena fatos que estāo encortinados e que as estatísticas apontam:

- Maior número de jovens assassinados por causas externas, na faixa etária de 15 a 29 anos sāo de negros;

- Maior número de crianças e adolescentes fora da escola ainda é da populaçāo preta e parda;

- Maior índices de morbimaternidade ainda está restrito a populaçāo preta e parda entre outras.

Nāo quero reforçar a lógica da vitimizaçāo do negro, no olharem  de muitos como pitoresco, mas chamar atençāo de dados reais e que pouco ou nada tem sido feito por parte dos críticos de plantāo que se opõem a uma política de ações afirmativas em prol da equidade, para que haja igualdade e justo;a social de fato.

Sabemos que há muito o que ser feito, mas se cada um de nós pegar um pedaço desta trama e propor melhorias, teremos uma sociedade muito mais equânime e justa.



Por um mundo mais igualitário e justo, independente da cor, origem, sexo, etnia, lugar, escolhas e outros.

Beijos e até o próximo post.