1 2 3

Outubro Rosa e a Saúde da Mulher Negra


Outubro Rosa é o nome da campanha mundial, em favor, da saúde da mulher, principalmente no que tange à reflexão, consciência e ação sobre a questão do câncer de mama e outros agravos.

No Brasil também não é diferente. Mesmo diante dos investimentos no setor público, ainda não são suficientes para alcançar a massa de mulheres que precisam realizar este exame anualmente, para detecção precoce do câncer, através do exame de mamografia.

As doenças mais comuns nas mulheres, não se restringem apenas ao câncer de mama, mas principalmente ao câncer de colo de útero, HIV/Aids e outros agravos que tem levado milhares de mulheres à óbito. Com relação a mulher negra brasileira, segundo dados do IPEA, 2011, este número quase que dobra, pois as dificuldades no acesso aos serviços de saúde, causados por diversas questões, ainda são um dos provocadores à disseminação da doença e morte destas mulheres. Nisso, não se enquadram apenas o câncer de mama, mas o câncer de colo de útero, mortalidade materna pela ausência ao pré-natal, abortos clandestinos entre outros.

Pode parecer clichê, mas falar de beleza é também falar da saúde e demais cuidados que precisamos ter com ela. É preciso previnir para que possamos viver mais, melhor e com qualidade.

Aproveite e procure a unidade de saúde mais próxima e tenham mais informações sobre estes direitos.

 Espero ter ajudado.

 Beijos e até o próximo post.


2 Crilouras Comentaram:

Postar um comentário