#DesafioRosa: Embelleze seu Outubro com Saúde, Mulher!



E aí, pessoal! Tudo bom? Mês de outubro é mês de saúde da mulher, mais conhecido como Outubro Rosa, mas sobre nossa saúde, devemos pensá-lo e celebrá-lo o ano todo, né? Sendo assim, a Embelleze nos convidou, para neste mês de outubro, pensarmos rosa em um desafio para alertar mulheres e homens sobre o câncer de mama.

Por quê os homens? Simples, porque homens tem mama e, em número bem reduzido, alguns contraem o câncer também.

Recebi um press kit lindo para pensarmos sobre isso e criarmos ações simples, em rosa, para trazer a memória a lembrança deste mês tão importante.

O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é simbolizado por um laço da mesma cor, que traz à luta contra o câncer de mama, estimulando a sociedade em geral à refletí-la e pensar em ações práticas para previní-las.

No Brasil as ações em Saúde da Mulher, promovidas pelo Ministério da Saúde, priorizam ações de prevenção ao câncer de mama, colo de útero e de ovário, à violência doméstica e também a morte materna. Estes questões lideram o racking de fatores que levam milhares de mulheres a morte anualmente, em maior número às mulheres negras.  Portanto, vamos nos proteger!

Como?

Para prevenção de câncer de mama, colo do útero e ovário é preciso buscar atendimento clínico em unidades de saúde da atenção primária. No Rio de Janeiro, as unidades do tipo Clínica da Família e Centro Médico de Saúde (CMS) concentram esforços em suas equipes para dar conta destas e outras demandas. Se você está no Rio de Janeiro e não sabe onde ser atendida, procure AQUI a unidade de saúde mais próxima.

Fiz um vídeo com carinho para vocês, dando um alerta rápido sobre nossa saúde:


        

E da violência doméstica? Como se previnir?

A lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é a legislação atual que protegem mulheres contra violência doméstica perpetrada por parceiros íntimos e outros atores na cena. Saiba mais sobre esta lei clicando AQUI.

Para fazer valer seus direitos, denuncie a agressão à polícia ou disque 180.

Espero que vocês tenham gostado e lembremos sempre que precisamos ser protegidas e temos suporte para isso. Dê valor a sua vida.

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

Um comentário: