Me tornando uma TURBANISTA






Olá, pessoal! Tudo bem? No post de hoje o assunto é sobre turbantes e confesso a vocês que estou sim me descobrindo uma Yalodê.

Calma, para você que desconhece o verbete a palavra Yalodê, na tradição africana, em especial a iorubá, significa o poder feminino.

Claro que toda sociedade e cultura tem sua forma de entender o poder e na África, esta é a palavra que define este poder da mulher em sua sociedade.

O uso do turbante, neste contexto, está para além do embelezamento dos cabelos com tecidos, mas sim uma representação ainda que simbólica, do poder feminino que nós mulheres negras, resgatamos da África para nossa realidade brasileira e hoje tem sido um canal de auto estima, valorização cultural e claro, um reencontro consigo mesma, com nossa beleza original, não padronizada, mas valorizada e aceita tal como ela é.








Existem diversas situações à qual podemos fazer uso do turbante, desprovido do sentido religioso, pois ainda há muito preconceito. Uma coisa não tem nada a ver com outra e precisamos nos posicionar com relação a intolerância religosa. Cada um no seu quadrado...


Estas são algumas das fotos onde uso meus turbantes e sinceramente? Adorei...

 Vale a pena, pois como disse, fazemos um resgate à valorização da cultura afro no Brasil, principalmente para nós mulheres negras. Sem contar que ele dá um toque final deixando quase toda produção mais chic e deslumbrante. Traço de quem tem personalidade e atitude como nós.

Para quem está em transição ou mesmo está com problemas relacionados a saúde como quedas de cabelos ocasionadas ou não por neoplasias (câncer), devido aos processios quimio e radioterápicos é uma ótima pedida.

 E aí? Vocês costumam usar turbantes em seu dia-a-dia?

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

7 comentários:

  1. Minha experiência como turbanista está no nível 5 hahaha, não peguei o jeito ainda...de vez em quando eu arrisco em casa às vezes fica legal o resultado.

    Beijão da Preta
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei mais confesso que fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de usar, acho muito lindo!!!!! Vc está de parabéns pelo blog FernnandahCrioula!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, estou apaixonada por turbantes também, ainda não tenho muita habilidade nas amarrações, mas tento de um jeito, tento de outro e até que fica legal. Adorei seu post.
    Bjs,
    www.naturalmentelinda-nl.com

    ResponderExcluir