Bate Papo sobre Cabelos: Relaxamentos, Hidróxidos, Guanidinha, Tioglicolato, Tonalizantes, compatibilidades


Hoje o bate-papo é sobre cabelos e trago uma pequena orientação/esclarecimento sobre princípios ativos existentes em químicas transformadoras.
Acho importante sempre esclarecer este assunto, porque embora haja  muitas possibilidades em produtos, com promessas de resultados incríveis, há pouco esclarecimento sobre seu uso, ações, reações e resultados que variam de acordo com a estrutura natural do cabelo e a situação em que eles se encontram.

Meu objetivo neste post é tentar democratizar o acesso destas informações tão importantes, que ficam sempre nas mãos dos profissionais e poucos nos esclarecem sobre isto, para que tenhamos de fato, liberdade de escolha na decisão por este/aquele/nenhum produtos ou serviços com estes princípios ativos presentes nas químicas transformadoras.

Em geral, a linha segue um pouco este raciocínio.

Cabelos relaxados com HIDRÓXIDOS são compatíveis entre si (sódio, cálcio, lítio e guanidina), mas de acordo com a estrutura natural e situação dos fios, pode apresentar resultados diferentes.

Hidróxidos NÃO SÃO COMPATÍVEIS com permanentes afros e americanos, pois seu princípio ativo é o tioglicolato de amônia e vice-versa. Quem desejar mudar de um para o outro, o adequado para não ter quebra/queda dos fios, é aguardar, NO MÍNIMO UNS 6 MESES, ir cortando o comprimento e fazer a aplicação.

Tinturas com amônia NÃO SÃO COMPATÍVEIS com hidróxidos. Amônia e hidróxidos não se comunicam, mas "se dão" com tioglicolato.

Cabelos relaxados com hidróxidos, guanidinas e tioglicolato devem fazer uso de TONALIZANTES, isto é, coloração suave/temporária SEM amônia, pois agride menos os fios.

Quer saber/entender um pouco mais deste assunto? Confiram o vídeo que fiz para vocês:


         

E aí gostaram? Tem dúvidas? Se desejarem, me envie um email crilourah@gmail.com ou mande sua pergunta no box de comentários abaixo que assim que puder respondo.

 Espero ter ajudado.

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

10 comentários:

  1. Arrasou na orientação Fêh.
    Eu uso a guanidina Gold da Amend que tem como princípios ativos hidróxido de cálcio, carbonato de guanidina. Eu mesma faço a aplicação nos meus cabelos, é um excelente produto.
    Porém gostaria de experimentar alguma marcar nova, profissional talvez, com os mesmos principios ativos. Você me indicaria algum?
    Obrigada pelas dicas.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fernanda, tudo bem?

    Acompanho o seu blog a um tempo, e sua jornada capilar, em busca de cachos saudaveis!
    O que é indentificado pela maioria de nós ,que temos cabelos crespos e gostam de relaxamento para abrir cachos.
    Poderia me mostrar outras marcas que trabalhem com este principio ativo, pois nas lojas as proprias vendendoras ficam dizendo q é tudo quanidina e tentam empurrar varias marcas, percebo que elas não conhecem a diferença!


    Desde já agradeço atenção, e sua imparcialidade em suas opiniões, o que me deixa muito a vontade em trocar idéias com vc. Pq se coloca no lugar do outro, e isso é legal.

    Bjs Adriana

    ResponderExcluir
  3. Ao assistir o video , em que voçê relaxava o seu cabelo, fiquei com uma dúvida e pode ser a de algumas leitoras do seu blog: Li em algumas bulas de relaxamentos cujo o ativador era a guanidina, em que se controlava a força do relaxamento com a dosagem da guanidina no hidroxido. Voçê tb observou isso ao longo de sua experiencia com hidroxido de cálcio? Se eu quisir diminuir a força do relaxamento , coloco menor quantidade do ativador? o hidroxido de cálcio permite esta flexibilidade com seu ativador?
    Bjs Adriana

    ResponderExcluir
  4. Assim como a Julyars também uso a guanidina Amend Gold Black e assim como a Adriana as funcionárias das lojas que eu fui dizem que é tudo a mesma coisa... Procurei marcas pela net mas só encontrei embalagens muuuuuuito grandes para uso profissional. Você saberia indicar algumas opções de hidróxido de cálcio?
    Outra dúvida: você conhece algum creme de pentear que seja semelhante ao tradicional do Beleza Natural? Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, eu retoquei minha raiz pela primeira vez depois do relaxamento com a guanidina da salon Line (a da sua resenha), mas minha raiz não relaxou e sinto que ficou mais crespa. Eu havia guardado o restante o creme do primeiro uso, isso pode ter interferido no resultado? eu tbm fiquei com medo que esticasse muito então misturei máscara condicionante (Kanechon) pra retardar o efeito do produto e deixei agir menos tempo que no primeiro uso pq relaxou mais do que eu esperava. Estou sentindo a raiz do meu cabelo mais crespa, rebelde e erguida do que antes. Foi há 3 dias, ainda não lavei novamente os cabelos. Você já fez algum vídeo sobre como vc relaxa seu cabelo sem alisar? Sem sim me fala o link pra eu ver.

    ResponderExcluir
  7. eu aliso meu cabelo fica bonito pinta ele de borgonha sou morena

    ResponderExcluir
  8. quero pinta meu cabelo sou morena qual cor borgonha fica bonito

    ResponderExcluir