Dicas para Relaxamentos Cachos em casa

E aí, pessoal! Tudo bem? Finalmente acabou o mistério... (se é que há mistério nisso), atendendo a inúmeros pedidos de vocês, no post de hoje o assunto é sobre dicas para quem relaxa seu cabelo em casa.

Embora o assunto seja um tabu e um tanto polêmico, acho de suma importância desmistificá-lo. Hoje a inúmeras possibilidades de lidar com os cabelos crespos e cacheados e, entendendo e compreendendo um pouco mais sobre os procedimentos químicos, minimiza-se tantos erros/falhas na aplicação levando a possíveis danos e é possível estimular reflexão e consciência para que possamos fazer nossas escolhas.

Para quem acompanha meu canal nestes quatro anos, nunca escondi faço relaxamento à base de hidróxido de cálcio, embora minha jornada neste universo seja anterior a isso. Iniciei com este princípio ativo em um famoso salão que é conhecido por sua expertisse, depois disso migrei para outros e hoje, com algumas das opções que temos no mercado varejista, adquiri um produto que está há anos no mercado e muitas pessoas se identificam com ele. Estou feliz com este novo momento, pois nunca consegui um resultado tão bacana como alcancei agora.

Gostaria de propor algumas reflexões para, antes de você tentar/´pensar em fazer, possa avaliar se esta é sua realidade/necessidade?

1) Se opta em relaxar seu cabelos, descubra os reais motivos que te levem a isso. Química é coisa séria e é importante que seus motivos estejam bem embasados nesta escolha. Assim, fica mais fácil pensar nos resultados que você poderá alcançar com ela.

2) Se faz, é importante dar um bom espaço de tempo entre uma aplicação e outra. O objetivo do relaxamento é "soltar" a ondulação de uma raíz/comprimetno virgem. Em geral, os fios crescem um centímentro ao mês. Sendo assim, um espaço de três meses, seguidos de cuidados a partir do cronograma capilar, contribuem positivamente no desenvolvimento dos fios.

3) Relaxou? Gosta de colorir os fios? Pense na possibilidade de usar um TONALIZANTE, no mesmo espaço de tempo do relaxamento: três meses retocando apenas a raíz crescida.

Quer saber mais dicas como tentar fazer um procedimento seguro e com bons resultados? Confira o vídeo:


         


Caso tenham dúvidas, coloque-as no box de comentários abaixo ou encaminhe um email para crilourah@gmail.com

 Beijos e até o próximo post.

Pin It

10 comentários:

  1. Fernandah, adorei o video, como todos que você faz. Também me aventurei em abandonar a dependência de um salão e agora faço meus cabelos em casa. Estou usando o kit de guanidina Gold Black da Amend, comprei em Madureira um kit para 10 aplicações o que custaria apenas um relaxamento no Beleza Natural. Também tive muita dificuldade em acertar o ponto do produto (provavelmente bem mais que você pois não tenho nenhum curso na área) mas gostei muito do resultado. Queria te pedir uma ajuda, você saberia me explicar a diferença da guanidina (creme de hidroxido de calcio + liquido ativador de carbonato de guanidina) para o produto que vc usou??? Adorei a dica de amolecer o creme com yamasterol, o meu tb fica bem pesadinho, vou fazer amanha com sua tecnica. E voce nao sente necessidade de usar algum protetor de couro cabeludo? Não tem nenhuma ardência quando o produto pega na pele, aquelas casquinhas? Desculpa tantas perguntas mas em nenhum blog encontrei alguém que tenha sido tão detalhista em mostrar uma "auto-aplicação". Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Vi no site da Embelleze que o Amacihair de todos os tipos estão classificados como guanidina e não como hidróxido de cálcio (química não é mesmo o meu forte rsss)...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o vídeo, eu deixei de relaxar faz um tempo já mas porque eu aprendi a gostar do meu volume, no entanto minha irmã ainda faz e eu com certeza mostrarei pra ela porque a técnica é Mto boa. Agora, mate minha curiosidade Fernanda, como tu pintou o cabelo dps do relaxamento? Eu tinha visto suas fotos nos grupos do fb e fiquei bastante curiosa pq eu amei o tom amarronzado! Bjbj

    ResponderExcluir
  4. Raquel Sant'anna

    Muito obrigada, Raquel. Na minha opinião, após pesquisas que fiz, HÁ SIM DIFERENÇA ENTRE GUANIDINA E HIDRÓXIDO DE CÁLCIO. As diferenças estão justamente na BASE e não no líquido ativador. A base da primeira é de origem orgânica não metálica, na fonte que li no Wikipédia, me parece sera base de urina. Já o hidróxido de cálcio, sua base é de origem mineral, do calcário. Ele chega ao cálcio dado aos desdobramentos do calcário -> Cal --> cálcio que formam a base e, ativados pelo CARBONATO DE GUANIDINA, o primeiro forma o carbonato de guanidina e o segundo Hidróxido de cálcio.
    Os resultados são fáceis de perceber pois, em geral, quem usa guadinina os cabelos sempre ressecam mais, ficam quebradiços e clareiam com muita facilidade. Já que usa hidróxido de cálcio, em geral, os fios ficam um pouco mais hidratados e com tendência e "encrespar" mais do que quem usa guanidina. É uma pesquisa, um olhar que tenho, mas bom seria se tivesse um químico para nos explicar melhor...

    Não protejo o couro cabeludo, pois a aplicação com o pente em pé já proporciona isso. Aplicado com cuidado, cautela, ele vai somente na parte dos fios que precisam ser relaxadas e não vai ao couro cabeludo. Protejo sim o comprimento com óleo de rícino, pois a água que escorre, passa pelo comprimento, podendo dar uma leve estiragem.

    Espero que dê tudo certo e, se possível, me diga como ficou.

    Beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Val,

    Obrigada. Sobre coloração, tenho um vídeo e um post explicando como eu faço. Dê uma checada e, caso tenha dúvidas, envie-as para o email crilourah@gmail.com Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  6. Fiz tentando imitar seu jeito de aplicar (com pente no lugar do pincel e em pé) e realmente o resultado foi bem melhor, fora que me queimei menos. Só me falta a destreza necessária para fazer mais rápido, com o tempo vou aprendendo rsss. Obrigada pela explicação das diferenças entre as 2 químicas, achei muito bacana você compartilhar tudo que você descobriu com suas pesquisas. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá faço meu cabelo no beleza natural e quero sair, gostei muito dá sua dica mais qual é exatamente o relaxante que você usa?

    ResponderExcluir