Hidróxido de Cálcio e Guanidina NÃO são a mesma coisa. Saiba o por quê?

               
                      Afinal de contas, guanidina e hidróxido de cálcio são ou não a mesma coisa???



Antes de brigarem ou vibrarem comigo sobre este assunto, informo que o objetivo do post tem seu caráter  meramente informativo, com o intuito de esclarecer e orientar sobre as escolhas individuais de cada uma de nós. Ainda mais se falando em princípio ativo onde há muitas dúvidas, contradições e divergências.

 Atualmente muitas pessoas faz uso de quimica para transformar seus fios e, neste processo de "aceitação e concordância com a imagem" acabam colocando em risco sua saúde e também a saúde dos fios por haver total falta de informações e esclarecimentos sobre as coisas.  Uma coisa que precisamos levar em consideração SEMPRE é o seguinte: Quais PRINCÍPIOS ATIVOS devo escolher para usar? Quais são compatíveis? Quais combinam e não combinam?

Neste post minha tentativa é compreender a diferença entre hidróxido de cálcio e guanidina. Afinal, ambas são ou não a mesma coisa? Há muita divergência neste assunto e com isso muita gente prejudicando os seus cabelos por desconhecer esta informação.

 Vamos lá então.

Afinal,  o que é o hidróxido de cálcio?


O hidróxido de cálcio é uma substância de origem do calcário mineral derivado do cal,  produto muito usado na construção civil.  O uso do hidróxido de cálcio se dá na agricultura, a partir do oxidação do cálcio,  para controle de acidez do solo. Esta transformação do óxido de cálcio se dá quando o cal é elevado à altíssimas temperaturas para sua calcinação, dando origem ao óxido de cálcio (cal) combinado com o gás carbônico. 

O hidróxido de cálcio surge a partir da reação química da mistura do óxido de cálcio com a água. Como esta combinação sozinha não tem efeito para fins de transformação dos cabelos, adiciona-se o líquido ativador para dar liga e transformá-lo em um produto alcalino, capaz de transformar a estrutura natural dos cabelos (claro que a quimica só não age sozinha. É preciso cuidado, critério, perícia, técnica e muito cuidado para isso). Este liquido ativador costuma ser o carbonato de guanidina  Sugere-se que, para neutralizar a ação da alcalinidade, neutraliza-se com uma base ácida (neutralizante) para estabilizar o pH do cabelo.


O que é a Guanidina?

Já a guanidina são substâncias orgânicas, puras, cristalinas e muito alcalinas, que são formadas a partir da oxidação da guanina. A guanina  é um elemento orgânico, nitrogenado e encontrados facilmente no resultado de um metabolismo para liberação de proteínas. Isso é facilmente constatado na  na urina. 
Como a guanidina surge a partir da oxidação da guanina, o hidróxido de guanidina é um sub produto derivado da guanidina, mas que não é ele em seu estado autêntico.

Há profissionais que acreditam que, pelo fato da junção do hidróxido de cálcio (base) ser ativado pelo carbonato da guanidina (liquido ativador) este torna-se um hidróxido de guanidina. Quem sou eu para brigar com quem estuda bioquimica, mas minha lógica funciona da seguinte forma: mesmo sendo ativado pelo carbonato de guanidina, os dois tem bases diferentes: uma é mineral e a outra orgânica. 

Em matéria de fatos e resultados, percebo uma boa diferença entre um princípio ativo e outro, até porque já usei os dois. Quando usava guanidina sentia meus fios ficarem mais fragilizados com certa frequência, quebradiços, sem vida e com aspecto castigado. Sua durabilidade nos fios era pouca e logo já ressecava pedindo para repetir o procedimento. Assim como eu, muitas pessoas danificam seus cabelos por conta desta ação.

Já com hidróxido de cálcio sinto meu fios bem diferentes: mesmo com as hidratações eles respondem bem, tenho pouca quebra, boa resisistência, brilho e hidratação dos fios.

Outro detalhe importante é observar o seguinte: se hidróxido de cálcio e guanidina são a mesma coisa, porque a indústria cosmética, vende estes produtos com nomes diferentes?


Neste caso, no site da Embelleze, eles classificam os três produtos como Guanidina, mas se você pegar a composição de cada uma verá que, a da embalagem rosa, está escrito hidróxido de cálcio (em inglês), enquanto as outras guanidina. 

Caso tenha algum bioquimico que possa me orientar, ficarei muito feliz, mas neste momento, compartilho meu racicínio sobre este assunto, pela lógica dos fatos e das comprovações.

 E vocês? O que pensam sobre este assunto?

 Beijos e até o próximo post. 
Pin It

42 comentários:

  1. Respostas
    1. E se eu uso guanidina eu posso trocar pelo hidróxido de cálcio

      Excluir
    2. E se eu uso guanidina eu posso trocar pelo hidróxido de cálcio

      Excluir
  2. Oi Fernanda!!! Gostei muito do seu post, e sempre tive esta dúvida. Sou de Belém do Pará. Usei durante muitos anos o Amacihair da Embeleze (embalagem rosa), e meus cabelos se adaptaram muito bem. Minha mãe é quem aplicava, e eu só fazia a mistura, pois com certo tempo de uso percebi que quando usava muito do ativador, meus cachos soltavam muito.
    Depois quando mudei para o Rio de Janeiro, resolvi aderir ao BN na primeira vez ficou ótimo, pois meu cabelo é fininho, e a pessoa que me atendeu fez a aplicação em duas etapas. Já na segunda aplicação, marquei com a mesma pessoa, e simplesmente saí de lá com a minha raiz alisada. Fiquei arrasada!!! Atualmente não faço uso de nenhuma química, cortei o cabelo, mas tenho uma trabalheira para definir meus cachos. Muito difícil encontrar um cabelereiro que entenda como cada cabelo se comporta com a química.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o hidróxido de cálcio relaxa o cabelo e onde encontrar?
    Aonde vc faz o relaxamento?
    Eu passo guanidina no meu cabelo há mais de 10 anos e esta bastante danificado e sem vida.
    Alisava no salão, falei com a minha cabeleireira que queria mudar para o sódio, e acbei sofrendo um corte químico. Acabei voltando de novo para a guanidina, porem não gosto da forma que ela deixa o meu cabelo. Por favor me oriente

    ResponderExcluir
  4. Márcia Correa,

    Compreendo e por ter esta dúvida, decidi pesquisar e cheguei neste resultado por enquanto. Realmente a forma de aplicação faz toda diferença... Nos cursos a forma de aplicação do relaxamento é fieto errada mesmo. Não há uma adaptação para a realidade dos fios,.

    ResponderExcluir
  5. Quesia,

    O hidróxido de cálcio é encontrado em algunsn produtos para relaxar/alisar que são vendidos em perfumarias e também há salões especializados que relaxam usando este princípio ativo.

    Atualmetne, eu mesma faço meu relaxamento.

    A mudança de princípio ativo não é tão simples e é preciso cuidados com os fios,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gostaria de saber qual outro alisante é compatível com hidróxido de cálcio.

      Excluir
    2. Oi gostaria de saber qual outro alisante é compatível com hidróxido de cálcio.

      Excluir
    3. Boa noite você pode explicar como você o seu próprio relaxamento?
      Ficarei grata.

      Excluir
    4. Boa noite você pode explicar como você o seu próprio relaxamento?
      Ficarei grata.

      Excluir
  6. Oi
    fernnandah, tdo bem! Qual relaxamento esta usando no momento, e qual relaxamento tem principio ativo de hidroxido de calcio que podemos comprar. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi! Uso guanidina da Salon line a 08 anos, mas não estou gostando do resultado e já se passaram mais ou menos 2 meses da ultima vez que apliquei, será que posso trocar por outro relaxamento a base de hidróxido de cálcio, pois li em algum lugar que ambos são da mesma família...bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou usando o hidróxido de cálcio a um ano e meu cabelo nunca fica inteiro( a raiz tá sempre quebradinha na frente, e eu hidrato toda semana!) :( ...Esse hidróxido de cálcio é da Sunshine, mas qdo usava a guanidina da Nutrahair meu cabelo estava mais saudável...

    ResponderExcluir
  9. oi Cris qual seria o melhor hidroxido de cálcio ou de sódio para relaxar? qual marca vc recomenda?

    ResponderExcluir
  10. ola gostaria de saber uma marca de hidróxido de cálcio

    ResponderExcluir
  11. Bom eu gostei muito do hidróxido de calcio da salon line muito bom já outros que usei não obteve o mesmo resultado o cabelo fica duro esponjoso bom prefiro salon line.

    ResponderExcluir
  12. Bom eu gostei muito do hidróxido de calcio da salon line muito bom já outros que usei não obteve o mesmo resultado o cabelo fica duro esponjoso bom prefiro salon line.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua explicação, tirou a minha dúvida...Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. GOSTEI MUITA DA SUA PÁGINA,ME TIROU DUVIDAS E ME AJUDOU MUITO NO MEU CURSO...
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU TRABALHO!!!BJOS SARA

    ResponderExcluir
  15. Gostaria mto de fazer permanente afro no meu cabêlo pra definir meus cachos, mas eu uso relaxamento de guarnidina qual produto devo usar?

    Grata

    ResponderExcluir
  16. Gostaria mto de fazer permanente afro no meu cabêlo pra definir meus cachos, mas eu uso relaxamento de guarnidina qual produto devo usar?

    Grata

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Eu usei o guanidina da caixa rosa da embelezze, o Amacihair. Eu posso trocar pelo hidroxido de calcio da Salon line?

    ResponderExcluir
  18. This is a great article. It gave me a lot of useful information. thank you very much.
    I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article.
    viralvideos in viralnews , dailyviraltube.com

    ResponderExcluir
  19. This is a great article. It gave me a lot of useful information. thank you very much.
    I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article.
    viralvideos in viralnews , dailyviraltube.com

    ResponderExcluir
  20. Eu uso a embalagem rosa. Meu cabelo é crespo, pouco fino. O modo como eu passo é que fez a diferença: de 2 em 2 meses, passo(mãe) o produto na raiz e depois só passo as costas do pente(na raiz) para afirmar o relaxamento, deixo uns 5 minutos(sempre olhando no espelho se relaxou para soltar os cachos) e lavo os cabelos. Tudo tem que ser feito rápido, quanto menos seu cabelo estiver em contato c a química melhor. Dessa forma meu cabelo esta grande. Pois, é fato, no cabelo crespo a gente passa essas químicas, o cabelo fica frágil e acabamos cortando e o cabelo não passa dos ombros. Ou seja, passe o produto só para amaciar, mas no salão é difícil encontrar quem faça do jeito q vc quer. Grata

    ResponderExcluir
  21. Sou estudante de estética, e tendo o trabalho sobre hidróxido de cálcio é só vc fazer pesquisas no Google acadêmico que verá, como vc msm fala no início que o hidróxido não tem a ação só, ele precisa do ativador que contém a guanidina. E como estamos no Brasil, as pessoas dão nomes errados as coisas, como vc msm disse não é só hidróxido e não é só guanidina, mas ficou batizado como a guanidina, vc pode não achar o nome no componentes do produto hidróxido, pq usam outras siglas para informar o produto que está sendo usado, mas a base de uma guanidina sempre será o hidróxido de cálcio, existem outros hidróxido, mas não são o de cálcio

    ResponderExcluir
  22. Sou estudante de estética, e tendo o trabalho sobre hidróxido de cálcio é só vc fazer pesquisas no Google acadêmico que verá, como vc msm fala no início que o hidróxido não tem a ação só, ele precisa do ativador que contém a guanidina. E como estamos no Brasil, as pessoas dão nomes errados as coisas, como vc msm disse não é só hidróxido e não é só guanidina, mas ficou batizado como a guanidina, vc pode não achar o nome no componentes do produto hidróxido, pq usam outras siglas para informar o produto que está sendo usado, mas a base de uma guanidina sempre será o hidróxido de cálcio, existem outros hidróxido, mas não são o de cálcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é compatível hidróxido de cálcio com guanidina? Se um necessita do outro para alisar então é guanidina?

      Excluir
  23. Qual o melhor hidroxido de calcio.Qual marca

    ResponderExcluir
  24. Olá Fernanda gostaria de saber qual é a fonte de que retirou estas informações, já que diz que não é Química?

    ResponderExcluir
  25. Gracas a Deus consegui tirar minha dúvida e entendi que hidróxo de cálcio é a guanidina pq o hidróxo sozinho não funciona sem o ativador que é a guanidina.

    ResponderExcluir
  26. Gracas a Deus consegui tirar minha dúvida e entendi que hidróxo de cálcio é a guanidina pq o hidróxo sozinho não funciona sem o ativador que é a guanidina.

    ResponderExcluir
  27. Boa Tarde,

    Aonde fica esse instituto de beleza ?

    Obriagada

    ResponderExcluir
  28. estou usando o hidroxido de calcio pra permanente afro gostaria de saber qual a diferença tempo de pausa entre relaxar /e alisar de um cabelo fino.

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Eu uso GoldBlack como relaxante! E gostaria de saber se posso fazer um ombro hair, nas pontas.

    Aguardo o seu retorno!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir