#INDIGNADA: Todas nós somos CLAUDIA???

É com dor, angústia e sofrimento, por ter podido ser uma CLAUDIA que trago a postagem de hoje do INDIGNADA. Poderia fingir que não vejo, não ouço e me calar frente a tantas questões sociais e raciais que as mulheres, em maioria negra, passamos em nosso dia-a-dia.


Acho que não preciso nem dizer muito, porque as fotos e seus comparativos, por si só, já falam e revelam o caso de preconceito e racismo que vivemos.

Caso Claudia é o assunto desta semana e que tem levantado indignação, comoção e tristeza de muitas pessoas e para nós, mulheres negras, que estatisticamente vivemos em situação maior de vulnerabilidade, nos perguntamos: E se fosse eu?

E se fosse comigo?
E se fosse com alguém da minha família?

E doido pensar que isso poderia acontecer com qualquer um de nós, mas acontece com o nosso semelhante que vive as minhas lutas e indignações que a gente.

O que é preciso fazer para isso melhorar?


Hoje vivemos um momento histórico que, devagar, estamos tomando consciência da nossa condição, mas mesmo assim estamos criando ideologias a respeito do corpo/cabelo do outro, mas não estamos atentos a questões importantíssimas como estas que remetem a: violência de gênero e violência institucional.

Um dos caminhos para lutarmos contra isso é, além da união, a compreensão da nossa história e da nossa situação entre outros.

E vocês? O que pensam e como se posicionam contra isso???


Pin It

6 comentários:

  1. Assim como vc, tbm fiquei e ainda estou chocada com essa situação, a maneira como o caso está sendo tratado...é muito triste sabe....a impunidade desse nosso país...

    ResponderExcluir
  2. Thaby,

    Todas nós somos Claudia. Tenho certeza que se Claudia fosse branca, loura, moradora da zona sul a coisa seria tratada diferente, pelo menos, com um pouco mais de seriedade e respeito pelas autoridades.

    ResponderExcluir
  3. Uma vergonha, este nosso pais! sem palavras.
    http://leniliz.blogspot.com/2014/03/comprinhas-e-looks.html?showComment=1395475748725

    ResponderExcluir
  4. Leniliz,

    É verdade, mas nós enquanto povo é que devemos tomar nossas providências.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê! Realmente, isso tudo é uma vergonha! Porém, no caso do garoto que foi amarrado ao poste, na época me posicionei contra e fiquei indignada...até saber que o safado já tinha 5 passagens pelo DEGASE, uma inclusive por homicídio...

    ResponderExcluir
  6. É extremamente revoltante a forma como a população negra é tratada neste país. Precisamos realmente no unir pra mudar isso.

    ResponderExcluir