A importância do pH em seus CACHOS. Saiba escolher produtos adequados aos fios.

Tá com dúvidas na hora de usar este ou aquele produto? Saiba a importância que tem o pH no momento da sua escolha.



Olá pessoal, tudo bem? Mais uma vez desculpas pelo sumiço. Agora no feriadão de carnaval, tentarei atualizar o blog com informações importantes para os cuidados dos nossos crespos e cacheados.


Nas aulas de quimica na escola, aprendemos sobre isso. Na época achávamos bobagens, mas estes e outros tem grande relevância para saúde dos nossos cachos e também da nossa pele. Se eles não estiverem equilibrados, os cachos assim como a pele, tendem a não ter uma resposta satisfatória a nossa beleza.

O pH significa Potencial de Hidrogeniônico que uma substância pode ter. Na escala a maior concentração de H (Hidrogênio) encontra-se no meio. Em sua ele indica o índice e nível de acidez, neutralidade e alcalinidade das substãncias. Cada uma delas cumpre uma função específica na natureza.



O pH possui uma escala que vai de 0 até 14. Sendo que de 0 a 6,9 é ácido; neutro é até o 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino. Podemos perceber na tabela que, os produtos com pH ácido entre 4,0 a 6,0, por exemplo, são indicados para cabelos e pele (se bem que há produtos com pH a partir de 3,5 que tem um resultado satisfatório). Já os produtos neutros tem pH 7 (indicado para crianças) e os de 7.1 para cima tem poder de transformação como colorações, tinturas, relaxamentos, permanentes e outros.

Trouxe isso porque sempre ouço falar que as pessoas vão a um determinado lugar para tratar os cabelos e lá eles garantem resultados satisfatórios usando apenas os seus produtos e tal, mas daí vem a pergunta? O que há de excepcional nestes se todos os produtos precisam atender esta classificação?

Qualquer produto com pH ácido garante um tratamento eficaz. O que pode diferenciá-los são os ativos usados em sua elaboração. Já os produtos alcalinos tem poder de transformar, isto é, colorir, relaxar ou permanentar. Estes JAMAIS deverão ser usados com fins de tratamento.

Como nosso assunto são cabelos, em especial, crespos e cacheados, naturais ou com quimica, vou tentar recortar bem este post para ajudá-las na compreensão:



O pH ácido serve de selar as cutículas dos fios, ajudando e contribuindo na hidratação e na "definição" dos fios, deixando-os mais tempo no lugar e longe do frizz. Uma vez selado, ele retém por mais tempo os nutrientes nos fios deixando-os saudáveis.  Não indica-se o uso de nada quente como pranchas, escovas e outras, porque com o calor transforma-se a substância em alcalina. Logo, os riscos de alisamentos, estiramentos, quebras ou outros nos fios podem se tornar iminentes.

No pH neutro, em geral, são produtos elaborados para crianças e bebês. Segundo pesquisas, este pH é o mesmo da lágrima e não provocam alergias ou outras sensações. Agora, estes shampoos em crianças com cabelos crespos e cacheados, deixam-os com as cutículas abertas e com isso precisa-se usar um produto bem emoliente, isto é, com pH 3,5 a 4,5 para equilibrar.

Já o pH alcalino tem a função de abrir as cutículas e de acordo com o procedimento, poderão ser transformados. Se estas forem abertas e não seladas adequadamente, deixam os fios porosos, fragilizados e até impermeáveis (isto é, com dificuldades de absorção de água) não apresentando os resultados necessários a beleza dos fios. Portanto, o uso e a aplicação inadequada de produtos com pH alcalino como relaxamentos, permanentes, colorações entre outros, precisam de cuidados excepcionais e, preferencialmente, aplicação realizada por um profissional que, por alterar a estutrura dos fios, podem causar danos aos fios ou a pele. Portanto, cuidado!

A única exceção a tratamentos com pH levemente puxados para o alcalino são os shampoos anti-resíduos. Estes por abrirem bem a cutícula dos fios, tem um alto poder de limpeza que contribuem na remoção da escova progressiva. Portanto, quem gosta e precisa limpar bem os fios, precisa fazê-lo a cada 15 dias e caprichar nas hidratações para equilibrar o pH e deixar os fios mais bonitos e saudáveis.

Num cuidado semanal, por exemplo, é importante usar um shampoo com ph 5,5 e depois um condicionador e máscara com ph entre 3,5 e 4,5 para fechá-los bem. A gente sabe quando as máscaras tem este pH porque nossos cachos ficam bem molinhos e muito sedosos.

Espero que estas informações tenham sido úteis aos cuidados nos crespos e cacheados de vocês.
Pin It

3 comentários: