1 2 3

Crespos e Cacheados: O risco à saúde por exposição indevida à quimica


Pois é, pessoal! Tem muita gente que, em nome da vaidade, tem colocado sua vida e sua saúde em risco. Vamos refletir um pouco sobre o que estamos fazendo?

Nós mulheres adoramos mudar o tempo todo. Hoje curtas, amanhã longas, depois de amanhã louras, no outro dia com cabelos pretos e vamos mudando, variando do liso aos cachos e vice-versa num estica-puxa-solta-enrola infinitos e, muitas vezes, não medimos às consequências dos riscos reais que expomos nossa integridade física, isto é, nossa saúde e nossa vida.

Esta semana tivemos o triste incidente com a dona de casa Maria Cleide Lopes da Silva, 36 anos, que faleceu após um histórico de intoxicação seguido de choque anafilático, depois aplicado relaxamento, à base de guanidina em sua casa. Neste caso, a perícia está investingando para saber as reais causas da morte de Maria Cleide, mas fato é que, seja pelo produto ou nao, ela está morta. Além de Maria Cleide, outras mulheres morreram ou estão seriamente doente pela exposição excessiva à procedimentos químicos. Muitas delas não são clientes que querem um cabelo assim ou assado, mas são profissionais que, por desconhecimento técnico e total imperícia, aplicam produtos que oferecem riscos à eles mesmos. Diante dos fatos fica a pergunta:. vale tudo mesmo em nome da beleza/vaidade?

Tudo tem seu tempo, sua hora e limites e quando atinge o limiar do nosso corpo e bem estar não tem como prosseguir. Pare! Uma ardência na pele, uma irritação nos olhos, vermelhidão pelo corpo, inchaços, falta de ar e qualquer tipo de mal estar, são sinais de que as coisas não estão bem. Procure um atendimento médico com urgência para a coisa não se agravar.

Nosso corpo é uma caixinha de surpresas. Nunca sabemos com quais substâncias ele poderá ou não se estranhar, para isso, é importantíssimo que, além do teste de mecha, seja feito os testes de sensibilidade. Este é feito diretamente na pele, onde aplica-se um pouco do produto e deixa-o sob observação, pelo menos por 48 horas para ver se haverá alguma reação adversas. Se surgir algum mal estar, nem tente prosseguir, pare!

E por último gostaria de deixar um alerta para muitas de nós que, nos colocamos em riscos em nome de uma vaidade que nega a  ACEITAÇÃO do que somos e temos em essência. O que quero dizer é que, a raíz enrolada dos cabelos crespos e cacheados, não se tornarão lisas ou relaxadas definitivamente, de um dia para outro após inúmeras aplicações negligentes.

O que faz nosso cabelo bonito e melhor são os cuidados intensivos que temos com ele e não a sobrecarga da exposição química que só tende a destruir a fibra capilar.

E é isso. Beijos e até o próximo post.

4 Crilouras Comentaram:

Thábita Gualberto disse...

Nossa, chocante esse caso Fernnandah, li a notícia e diz q ela usava a dez anos essa química e q o marido era cabeleireiro e sempre aplicava, o q será q deu errado dessa vez? eu uso guanidina, mas graças a Deus nunca senti nada....

FernnandahCriloura disse...

Thábita Gualberto,

Pois é, amada. É importante aguardar o término da perícia e das investigações. O choque anafilático, por ser um choque químico, ele pode se dá por uma conjunto de outros fatores. A combinação, por exemplo, do produto químico sendo aplicado num ambiente fechado, a aplicação diretamente em mucosas, como feridas expostas ou mesmo absorção através da pele entre outros.

Lais marcelli disse...

Boa noite eu estou fazendo meu cabelo no beleza natural a 4 meses e estou cortando aos poucos, estou com 5 dedos de raiz do beleza e 5 dedos da outra química, sendo que eu quero clarear meu cabelo deixar meio loiro, e não sei o que fazer? Você poderia me dar alguma dica me ensina alguma coisa q eu possa fazer??
E também meu aniversário de 19 anos é em fevereiro e vou fazer uma festa Pink, poderia de dar ideias de maquiagem e penteado que eu possa fazer??

Por favor me ajude estou precisando demais!

Beijos Lais =)

Thaís disse...

Oi Fernanda ... tenho muitas duvidas sobre meu cabelo, tenho vontade de deixar ele natural mais não tenho uma segurança pra isso, meu cabelo é ruim de crescimento e uso alisamento guanidina .. acho linduh cachinhos, minha menina tem 3 anos e vejo o cabelo dela soltinho com seus cachinhos é muito lindo... não sei por onde começar, como começar, e oq usar no meu cabelo, aqui na minha cidade é são poucas mulheres usam o seu black e assumem seu cachos crespos não tenho ninguém pra me indicar oq fazer e como fazer ... por favor me ajuda .. Curto demais o seu blog e te sigo no facebook .. preciso de seus conselhos ... bjux

Postar um comentário