1 2 3

Os 5 passos para um relaxamento bem sucedido nos cachos


Olá crespas e cacheadas! Tudo bem? No post de hoje trago um assunto para esclarecer algumas dúvidas de quem quer ou precisa usar o relaxamento como uma ferramenta para manter seus cachos mais soltos, hidratados e definidos.

Quero deixar claro que, a intenção deste post não é induzir ninguém à optar por um procedimento químico, mas tentar esclarecer alguns pontos que impedem quem faz relaxamento, em ter um cabelo saudável, bonito e definido (de acordo com sua estrutura natural).

O primeiro passo é fazer as seguintes perguntas: O que quero com meu cabelo? Qual o resultado final que desejo? Com estes questionamentos é possível montar uma estratégia para deixar seus cachos conforme você espera, dentro das possibilidades que eles oferecem. Para isso é necessário saber:


Todas nós sabemos que somos diferentes e que nossos cabelos também seguem a mesma regra. Há cachos mais definidos, outros menos e outros sem definição nenhuma. Há cachos macios, outros mais ásperos, uns impermeáveis e outros ressecados. Obviamente, que estas variações naturais dos fios (isto é, com ou sem a presença de química) irão refletir no resultado do relaxamento. Portanto, vamos compreender qual é a estrutura dos nossos fios e as reais possibilidades de resultados que eles poderão nos trazer.

Em outras palavras quero dizer também que, "RELAXAMENTO NÃO FAZ CACHOS". Exatamente! O papel do relaxamento é "soltar" a raíz crescida de um cabelo crespo ou cacheado para deixá-lo mais solto, leve, com brilho e hidratação e assim, consequentemente, estes cachos poderão (ou não) ficar mais definidos. O que irá definir cachos será a esturtura natural dos fios e claro, os cuidados intensivos que se tem com eles.

Portanto, há pequenas dicas que você pode mudar, consideravelmente, a situação dos seus cachos, mesmo que eles não definam muito. Entre elas:

Para quem pensa em ter cachos definidos ou mais bonitos, precisa perder o medo da tesoura. Siim, porque a modelagem, isto é um corte sem tirar comprimento é fundamental na beleza, na saúde e também na definição e balanço dos cachos.

Cabelo reto é para cabelo liso. O cabelo liso precisa se manter estático para não armar, até por causa da sua estruturada estirada. Já cabelos crespos e cacheados precisam ter forma e movimento, um movimento dinâmico onde as ondas possam ter liberdade de movimento.

Sugiro que procurem um profissional que realizem cortes específicos para cabelos crespos e cacheados. Se possível, evitem o corte feito em cabelo molhado ou quem precisem ser escovados para ser modelados. O ideal é que o corte seja feito à seco. Assim é possivel visualizar antes, durante e depois do procedimento, os possíveis resultados da modelagem.


Cabelos crespos e cacheados, naturais ou com química, é sinônimo de cuidados intensivos sempre. Isso porque os fios, naturalmente, não produz oleosidade extensiva ao comprimento dos fios, tornando-os mais frágeis e suscetíveis ao ressecamento. Se você optou em manter seus cachos, saiba que haverá também um novo compromisso em sua agenda com cuidados diários e semanais para manter a cabelereira sempre linda.


Um dos fatores mais importantes, para quem deseja ter cabelos crespos e cacheados, tratados com relaxamento, está na aplicação do produto nos fios. Para isso, é importante termos em mente a escolha de um ótimo profissional que tenha habilidade em fazer este procedimento e claro, no estado em que os cabelos se encontram. Em geral, o relaxamento precisa ser aplicado apenas na raíz crescida em cabelos já processados quimicamente. Em cabelos virgens, é necessário que a aplicação transcorra em todo o comprimento para que os fios fiquem igualados. Há situações isoladas na aplicação que precisam ser vistas pessoalmente por um profissional. O tempo excessivo do produto que já fez ação nos cabelos, poderão levar ao estiramento e ao corte químico. Portanto, cuidado!

Segue um vídeo que fiz mostrando como eu mesma faço o relaxamento, de forma simples, segura e que não detona os cachos e nem o comprimento:

       


Espero ter ajudado.

 Beijos e até o próximo post.


33 Crilouras Comentaram:

Maria Amélia disse...

Ajudou sim Fe. E muito!
Beijos

Vanessa Dias disse...

Fê, meu cabelo é bem resistente, porém estou usando relaxante a base de tioglicolato e sendo escrava da chapinha toda semana, resolvi que quero cachinhos lindos, achas que possível???

Beijos

FernnandahCriloura disse...

Maria Amélia,

Que bom. Fico feliz. Beijos

FernnandahCriloura disse...

Vanessa Dias,

O ideal é procurar por uma avaliação profissional. Em geral, dependendo da estrutura e da textura dos fios, o tioglicolato deixam os fios mais ásperos e ressecados. É necessário investir bem nas hidratações e dispensar o uso de pranchas, escovas e secadores para não piorar a situação.

anapaula lourenço disse...

qual creme relaxante vc recomenda

anapaula lourenço disse...

qual creme relaxante vc recomenda pra estar relaxando os cachos

anapaula lourenço disse...

qual creme relaxante vc recomenda

Anônimo disse...

meus cachos são bem fechado e com efeito mola porem meu cabelo é comprido e volumoso e por isso só uso ele em coque diariamente ,gostaria de pode usar solto mas sem volume o que faço

Anônimo disse...

quero soltar meus cachos,mihas raizes etão bem crescida,cortei meu cabelo,vou corta agora novamente.Tratava ele no beleza natural, como não tinha uma uma informação concreta sobre a quimíca usado nos meus cabelos,e não pdia usar o tonalizante da mijnha preferencia e o recomendado não fazia o efeito desejado por mim,resolvir parar e estou a mais de seis meses sem usar quimicaantes de tudo isso uma profissional de minha total confiança me orientou que a quimíca compativel com meus cabelos seria o tioglicolato.,cpmo devo agir.pois o que mais fazem na maioria dos saloes é nao revelar produto uasado. obrigada. marina teixeira





Renata disse...

Meu cabelo é cacheado, mas há partes mais definidas e outras menos definidas. Porém a raiz é muito crespa e está um pouquinho alta. Ele está um tantinho ressecado por conta de um tonalizante que passei. Só que preciso arrumar a raiz e o corte, porém estou com medo que as partes do cabelo mais lisas do comprimento percam totalmente as ondas. O que faço?? Pensei no relaxamento 3D. Ou será que outro seria mais indicado? Abraços.

Edir Porfírio Gomes disse...

Olá adorei o vídeo gostaria de saber se posso usar este produto em cabelos finos e se não vc pode me indicar um bjs aguardo resposta

Edir Porfírio Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ajudou muito, agora entendi melhor a função do relaxamento. Pois estou em transição capilar, faz 6 meses sem química e gostaria de fazer um relaxamento no meu cabelo para diminuir mais o volume da raiz. E estava em dúvida, em que fazer. Mas agora já consegui decidir. Bjs! Obg!

Lana Navarro disse...

Você é muito legal. Muito obrigada, todo o trabalho e empenho q vc tem ao fazer esses vídeos maravilhosos, nos ajudam muitoo! E cabelo está muito ligado com felicidade, entao, florzinha, vc faz um bem danado pra gente. Parabéns. E estou indo fazer o relaxamento agora! Aprendi tudo! Bjocas, linda!

Anônimo disse...

oi fernanda meu cabelo e crespo e cacheados so nas pontas como faço para cachear ele por igual todo

Anônimo disse...

Ótimo! Tenho o cabelo só ondulado, mas as dicas são ótimas!

Ana Priscila Bastos disse...

Muito bom, gostei muito. Quero saber se posso sair do relaxamento, Relaxin e Natural da HairLife, para o cachos definidos da Salon Line?

Meire Santos disse...

Meu cabelo é crespo e fino. Posso usar esse produto que você usa?

Anônimo disse...

Oi Fê? Sou a Deja! O relaxante natural q vc ensinou, é pra passar como o quimico?? Tipo: na raiz e aí passa o óleo de rícino no comprimento...????

Anônimo disse...

oi meu cabelo é ondulado porem muito cheio eu só quero tirar o volume mais sem alisar, quero manter meu ondulado mas sem volume.. qual produto vc me recomenda?

Anônimo disse...

Eu faço relaxamento(no Beleza Natural) e gostaria de ter os mais cachos volumosos. Teve uma época em que consegui ter um pouco de volume mas nessa época eu acho que o relaxamento não foi aplicado corretamente porque o meu cabelo ficou parecendo que não foi feito(minha família inteira percebeu isso), tanto nessa época quanto agora eu tava de cabelo cortado e ele tava bem duro porque o meu cabelo natural é duro mas é enrolado(nesse momento, com ele cortado,ele tá cheio de cachos em formato de molinhas) aí vi na internet que pra ter cachos volumosos lá no BN tem que fazer o relaxamento com raiz alta que parece que é o aconteceu daquela vez que eu consegui ter cachos volumosos mas como o meu cabelo tá bem duro eu fico com "medo" de fazer o cabelo com raiz alta e ele ficar duro de novo e sem fazer que eu não quero perder esses cachos que eu tô agora pq quando eu faço o cabelo com raiz baixa os meus cachos naturais(esses em formato de molinhas) meio que desfazem um pouco mas portanto fazendo o cabelo com a raiz baixa deixa o meu cabelo brilhoso, macio e balançando e em setembro de 2014 eu cortei baixinho(joãozinho, eu sempre corto assim pq sou homem) e fiz ele com raiz baixa e ele ficou esquisito, sei lá... Ficou um pouco "ralo" e o engraçado que nas outras vezes anteriores a essa ele não ficou assim e depois mesmo grande, ele ficava ressecado, duro parecendo que passei gel e sem balanço e pra piorar a situação ficou mais curto que das outras vezes. Resumindo: se eu fizer a raiz baixa o meu cabelo vai ficar parecendo que fiz(vou num casamento e quero que meu cabelo fique parecendo que fiz), vai ficar balançando e macio mas fico com medo de ficar "ralo", ressecado, duro parecendo que passo gel e sem balanço. E se eu fizer com raiz alta não vou perder esses cachinhos que estão agora e vai ficar volumoso mas vai parecer que não fiz ele. E agora o que faço?

blog Lídia Moreira disse...

oi meu cabelo e crespo e fino e tem cinco meses que não relaxo o que vc me indicaria, pois não quero eles lisos mais

Adriana Paula disse...

Oi Fernanda.
Gostei muito do vídeo.
Só uma dúvida,posso colocar bigudinho com a guanidina?

Mile disse...

Funciona na transição?

Mile disse...

Funciona na transição?

julliana Senna disse...

Eu dava beleza natural em meus cabelos e tenho 3 meses que parei. Gostaria de saber se posso usar esse produto? O algum outro? Sempre que ia ao beleza natural eu perdia a ondulação do meu cabelo,pois elas aplicavam em todo comprimento

julliana Senna disse...

Eu dava beleza natural em meus cabelos e tenho 3 meses que parei. Gostaria de saber se posso usar esse produto? O algum outro? Sempre que ia ao beleza natural eu perdia a ondulação do meu cabelo,pois elas aplicavam em todo comprimento

TAINE MELO disse...

olá estou em transição faz 2 meses meu cabelo é superfino, meu cabelo é cacheado mais raiz é super crespa e alta dando um volume super grande no cabelo, mas um volume veio ele só sobe dando aspecto de cabelo mal cuidado... gostaria que me indicasse mais alisantes, vou procurar esse que voce falo na minha cidade, mas me indique outros, ja ouviu falar no creme relaxante da natu hair? será que é bom? relaxa bastante esse de amaci hair?

Irani Maria Rosa disse...

Boa tarde Fernanda Criloura, achei o Criloura chic e apropriado!
Bom a tempo vejo suas postagens, preciso de sua ajuda quero voltar aos cachos meus cabelos são uma mistura de afro e indígenas, dizem que tenho a raiz lisa são negros e finos,não sei como classificá -lo. Minha pele é muito sensível, já usei afrocolor, ganinidina, hidróxido e progressiva; mas já tem anos que não faço progressiva, as pontas ainda estão lisas; mas isso não é problema pois se precisar corta. Quero cabelos cacheados e definidos, por favor me ajude.

Irani Maria Rosa disse...

Boa tarde Fernanda Criloura, achei o Criloura chic e apropriado!
Bom a tempo vejo suas postagens, preciso de sua ajuda quero voltar aos cachos meus cabelos são uma mistura de afro e indígenas, dizem que tenho a raiz lisa são negros e finos,não sei como classificá -lo. Minha pele é muito sensível, já usei afrocolor, ganinidina, hidróxido e progressiva; mas já tem anos que não faço progressiva, as pontas ainda estão lisas; mas isso não é problema pois se precisar corta. Quero cabelos cacheados e definidos, por favor me ajude.

Unknown disse...

Olá.. Boa noite, gostaria de saber qual relaxante você usa e se usando ele, pode fazer luzes?

Anônimo disse...

Muito legal, excelente trabalho!!

Anônimo disse...

Uma dúvida que sempre tive é...O relaxante capilar encolhe o cabelo?
A pergunta pode ser idiota mas nunca tive resposta sobre isso e por isso a dúvida rende.
Afinal encolhe ?

Postar um comentário