Crespos e Cacheados: Benefícios do Óleo de Rícino para os cachos


E aí, pessoal! Tudo bem? Toda cacheada que se preze ama os óleos vegetais, porque sabem dos benefícios exclusivos que cada um deles oferecem para nossos cachos, né? Hoje o assunto será sobre os benefícios que o óleo de rícino traz para nossos cachos.


Tudo tem o seu tempo e o seu momento e a vibe  da hora para as cacheadas é o uso do óleo de rícino.Sozinho ou acompanhado por outros óleos ou diluídos em creme, ele é maravilhoso para super hidratar, nutrir, reduzir o frizz, definir os cachos e deixá-los mais macios e brilhosos.

Devido a sua propriedade ultra hidratante, além dos cachos, ele pode ser usado também na pele associado às máscaras de argila, por exemplo. É um ótimo antifúngico e também acelera o crescimento dos cabelos, não só da cabeça como também dos fios das sobrancelhas e também dos cílios (ainda estou testando para ver se dá certo).

Para quem sofre com caspas e seborréias, o óleo de rícino é excelente, pois ele hidrata sim, mas tem função antifúngica e antibacteriana, ajudando assim a "secar" o couro cabeludo e reduzir as caspas e seborréias.

Para usar na pele, o mesmo deve ser usado associado. Você pode pingar algumas gotas em sua máscara de argila ou misturá-lo no creme hidratante para o corpo.

Ainda sobre os cachos, ele dá uma engrossada nos fios, ajuda a renovar e a fortalecê-los, além de estimular o crescimento ( alô blacks da transição).

Nos meus cabelos vejo resultados visíveis. Sempre que hidrato, coloco algumas gotas no creme para hidratação e no creme para pentear e, na hora de retirar, já percebo os fios mais macios, encorpados, com menos quebra, menos ressecamento e claro, melhor definição e brilho para os cachos.

 Estou amando!

Para quem me pergunta como uso, costumo fazer da seguinte forma:

1) Na umectação - uso com outro óleo, pois ele é bem grosso e demora a diluir sozinho. Associado com um óleo mais emoliente, ele fica bem homogêneo e dá para ser usado nos fios com facilidade;

2) Nas máscaras para hidratações - você pode misturá-lo na quantidade de creme que for usar no momento da aplicação dos fios. No meu caso, costumo acrescentar uma colher (sopa) na máscara e aplico deixando agir, em média, por uns trinta minutos;

3) No creme para pentear: Também separo a quantidade de creme que for pentear meus cabelos e acrescento uma quantidade menor, tipo meia colher de sopa e aplico nos fios.

 Como disse, fico com os cachos bem definidos. Percebo que dá até uma alterada em sua textura: os cachos ficam mais miudinhos.

Veja as fotos:


 Para quem quer saber mais informações, assista o vídeo que fiz:



Espero que vocês curtam a dica. Beijos e até o próximo post.


Ah, aproveite que está aqui e confira o super sorteio rolando aqui no Criloura valendo produtos maravilhosos, em parceria com a Selma Aukar Store
Pin It

22 comentários:

  1. Oi!
    Não sabia que esse óleo poderia ser usado nos cabelos, você sabe onde posso comprar?
    Obrigada Fernnandah por estar sempre nos dando dicas bacanas para cuidar dos nossos fios.
    Abraços.
    P.S.: Você já viu a linha nova da Yenzah para cabelos liros.

    ResponderExcluir
  2. Oi, fernnandah, também gostei muito do efeito do óleo de rícino. Apesar de ser bem mais barato que o de coco, ele deixou meu cabelo com muita hidratação. Ao contrário do seu, meus cachos que já são mega definidos, ficaram um pouco mais abertos, o que eu adorei. Tenho usado uma vez por semana apenas, para não sobrecarregar os fios que são muito finos. Meu cabelo retem a hidratação com ele até a próxima lavagem, em perfeito estado. Por enquanto, está aprovadíssimo.

    ResponderExcluir
  3. fe ja usei o oleo re ricinio mas meu cabelo ficou seboso ,horivel,comprei na farmacia sera que comprei errado?ele contem oleo mineral ou parafina liquida?obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O oleo de ricino ele e 100% oleo de ricino ele nao contem nada de parafina ou oleo mineral,que alias o oleo mineral faz mal ao cabelo.oque eu uso e da farmax oleo de ricino 100%.e só ver no rotulo nos ingredientes tem que estar na composiçao so o oleo de ricino

      Excluir
    2. O oleo de ricino ele e 100% oleo de ricino ele nao contem nada de parafina ou oleo mineral,que alias o oleo mineral faz mal ao cabelo.oque eu uso e da farmax oleo de ricino 100%.e só ver no rotulo nos ingredientes tem que estar na composiçao so o oleo de ricino

      Excluir
  4. Gente que batom lindo!!!Pode passar o nome?Beijusss

    ResponderExcluir
  5. Angelica,

    Pode ser usado sim. Como coloquei no texto do post, pode ser adquirido em drogarias ou em lojas de produtos naturais.

    Sobre a nova linha para cabelos louros da Yenzah, já ví sim e quero logo experimentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Pois é, ele é um ótimo óleo e com baixo custo. Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Lila,

    Provavelmetne você o passou puro sem diluí-lo com outro creme ou óleo.

    O óleo de rícino ele é vegetal, isto é, sem mistura de óleo mineral, vaselina ou parafina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Este batom é o Amora, batom líquido da Abelha Rainha. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada,por dizer o nome do batom.

    ResponderExcluir
  10. Ajuda,urgente!
    Fernanda,estou super preocupada.Fiz umectação no cabelo de minha filha com óleo de rícino puro e fiz uma massagem na raiz.Só que meia hora depois,ela estava com uma coceira terrível na cabeça que tive que tirar o produto dos cabelos imediatamente.Nossa,o que será que aconteceu?Nas pontas passei óleo de coco.Beijos.

    Ana Karla Figueredo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Amei a dica fernanda sera que pode misturar o oleo de ricino e o de amendoas no creme de hidrtacao novex

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ana Karla, ela provavelmente teve uma reação alérgica. Qualquer um pode ter pelo uso de qualquer produto.

    ResponderExcluir
  15. PODE COLOCAR OLEO DE RICINO NO CREME ?

    ResponderExcluir
  16. Também tive um pouco de coceira. Mas posso continuar usando já que a coceira foi leve?

    ResponderExcluir
  17. Meu cabelo ficou espichado devido ao excesso de chapinha. O oleo de ricino cacheia esse cabelo espichado? Ou o jeito vai ser cortar mesmo?

    ResponderExcluir