Cachos definidos por mais tempo com gel CMC


Quem tem cabelos afros, crespos e cacheados sonha com um produto ou solução que mantenha seus cachos bonitos, definidos, com brilho e no lugar por mais tempo, né?

 O sonho se transformou em realidade e, com a descoberta de muitas crespas e cacheadas de plantão como Rita Eci entre outras, o famoso gel de CMC tem ganhado força e adesão no movimento dos cachos.

 O que é CMC?


CMC ou Carboximetilcelulose é um polímero derivado da celulose, isto é, composto químico de massa molecular de origem vegetal (?) que é usado na indústria química como ativo para produtos cosméticos, alimentícios entre outros. Um exemplo claro, segundo a Wera Souza, é o uso do CMC na empresa de sucos em pó, como um dos mais famosos que, no final do preparo, ele tem um gelzinho viscoso. Um outro exemplo é o uso do CMC na elaboração de pasta americana no uso em confeitos de bolo.

 Então, um produtos simples, que se encontra em lojas de produtos para festas, tem feito muitas cacheadas sorrirem.


Comprei o meu no Mercado São Brás, no bairro de Campo Grande, aqui no RJ e paguei apenas R$ 3,80 por 50g do produto que, pelo que vejo, dura uma eternidade.


Como usá-lo?

É simples, embora meio chatinho de preparar. A minha forma é a seguinte:

- Prepare um recipiente com dois dedos de água em temperatura ambiente e meia colher de chá (rasa) do CMC;
- Misture os dois com um garfo até formar uma solução homegênea.

É natural que formem grumos, mas ao mesmo tempo forma-se o gel. Retire os grumos e use o gel combinado com seu creme leave-in de sua preferência.

O resultado é fantástico. Os cachos ficam bem definidos, com brilho e no lugar por mais tempo.



Estas fotos estou sempre publicando para vocês nas redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook 

A primeira foto estava com os cabelos molhados e a segunda já com os cabelos secos.

 Os fios até mudam de textura um pouco. Meus cachos que são bem mistos, ficam mais encrespados, com cachos mais definidos, com brilho e hidratado. Eles, quando secam, ficam com o aspecto "durinho" que é facilmente removido, soltando-os.

 Claro que não se dá para ganhar sempre. Como todo gel, ele tendem à "sequestrar" a umidade dos nossos fios e o uso constante dá uma ressecada. Um pulo do gato na hora do preparo é acrescentar três gotinhas do óleo vegetal de sua preferência e assim minimiza o ressecamento.

 Outra dica que vale para todas em qualquer situação é manter a hidratação dos cachos semanalmente. isso sim é que mantém os fios no lugar.

 Quem quiser conferir o passo-a-passo do preparo e de como aplico, assista o vídeo aqui:


 E vocês? Já experimentaram? O que acharam?

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

9 comentários:

  1. o cabelo nao fica duro ,grudento?

    ResponderExcluir
  2. uau! Adorei o resultado depois de seco! usar leave in antes n ajuda nesse lance de sequestrar a umidade n?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, boa tarde, boa noite.
    CONVIDO VOCÊ PARA PARTICIPAR DO ME BLOG.
    Agradeço a todos os blogs pela visita. Por favor retribui a inscrição.OS BLOG SÃO ENCANTADOR, AMO TODOS. instragam @nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, boa tarde, boa noite.
    CONVIDO VOCÊ PARA PARTICIPAR DO ME BLOG.
    Agradeço a todos os blogs pela visita. Por favor retribui a inscrição.OS BLOG SÃO ENCANTADOR, AMO TODOS. instragam @nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,uma dica bem legal que eu uso muito pra domar cachos e deixa-los bem hidratados é misturar uma colherzinha de chá(aquelas pequenininhas)de queratina hidrolisada ao leave in na palma da mão com o cabelo ainda úmido,ai faça o penteado desejado.Espero ter ajudado! Bjus

    ResponderExcluir
  6. Haaa essa queratina que eu uso é da Novex (MAX KERATIN)

    ResponderExcluir
  7. FERNANDA TUDO BEM? VC SEMPRE FALA DE OLEOS VEGETAIS QUE SÃO MELHORES QUE OS DE SILICONE QUE CONTÉM SUBSTANCIAS QUE NÃO SÃO BOAS PARA NOSSOS CACHOS... MAS AONDE EU ENCONTRO ELE? QUAIS OS NOMES? BJS ALINE

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda! Eu amei o CMC!!! Porém, ele depois de seco deixou meu cabelo todo esbranquiçado. Tem alguma técnica pra não ficar assim?

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda! Eu amei o CMC!!! Porém, ele depois de seco deixou meu cabelo todo esbranquiçado. Tem alguma técnica pra não ficar assim?

    ResponderExcluir