1 2 3

Cachos: Naturais ou com Química? Saiba o quê e como escolher?


Olá cacheadas! Tudo bem? O post de hoje traz uma orientação bem precisa para você que está no momento de transição e está na dúvida se usará seus cachos naturais, isto é, sem nenhuma química para transformá-los ou fará uso de um recurso químico para tratar a estrutura capilar.

Nos últimos tempos o movimento "black power" retornou com força total e tem feito a cabeça e os cachos de muitas mulheres em diversos lugares do planeta. Para muitas, o retorno aos cachos significa, além da mudança radical nos padrões que a sociedade dita como aceitáveis, também é valorização da sua natureza, da sua cultura e da sua história.

Gostaria de deixar claro que a intenção do post não é fazer apologia à escolha A ou B da pessoa e sim orientar esta mulher/homem em fase de transição, sobre os efeitos da sua escolha para seus cabelos. Afinal, transformar nossos fios é uma escolha que requer conhecimento, maturidade e personalidade e isso deve ser feito com toda segurança.

Em geral percebo que a escolha pelos cachos se dá por quem está abandonando algum procedimento químico como alisamentos, escovas, relaxantes entre outros que, ou foram feitos de forma incorreta ou mesmo para quem se sente "escravizado" por estes procedimentos e deseja ser totalmente livre de ativos químicos.

É fundamental compreender que, para ter cachos bonitos, saudáveis, hidratados e definidos ( e isso variará de acordo com a estrutura/textura natural dos seus cabelos) é preciso alguns cuidados básicos e outros procedimentos um tanto radicais, entre eles o corte. Pelo que pesquiso e converso com outros profissionais, não há como recuperar a estrutura de um cabelo saturado por alisamento, por exemplo, após o seu total estiramento. O caminho de volta aos cachos é estimular o crescimento sem uso de nenhuma química (nem coloração, pois esta também é química) para não correr o risco de haver um choque e cortar este comprimento.

Uma vez cortados e com a raíz crespa natural, chega o momento da decisão em mantê-los naturais ou optar por uma química para suavizar suas ondas. Os prós e contras seguem abaixo:

Cabelos Crespos/Cacheados Naturais

Vantagens:

** Valorização do padrão crespo/cacheado  - repercute como um movimento da identidade negra,  auto afirmação e reconhecimento dos aspectos sociais e culturais que envolvem a resistência negra às adaptações da sociedade;

* Fugir dos padrões que escravizam a mulher de cabelo crespo e cacheados como alisamentos, escovas entre outros procedimentos físico-químicos;

** Realçar a beleza que o cabelo crespo e cacheado tem comparado se aos outros padrões estéticos exaltados há séculos e ditos como bons e verdadeiros;

*Reduzir os riscos de contato com química, evitando alergias, queimaduras, coceiras, quebras, quedas entre outros;
**Opção em modificá-lo à qualquer tempo e hora, sem química e sua estrutura manter-se inalterada;
** Estilizá-los para fazer o penteado que bem desejar;
* Minimizar os efeitos da quebra pelos efeitos do saturamento químico;
* Volume incontrolável
* Em alguns casos, definição da raíz às pontas;
* Estimula o brilho natural dos fios;
* Cabelos mais resistentes;
* Reforça estilo e personalidade;

Desvantagens:

* Lidar com o ressecamento;
* Lidar com a possibilidade de não conseguir definir os cachos;
* Constantes embaraços;
* Dificuldade na penteabilidade
* Uso abusivo de cremes para hidratações e cremes leave-ins para manter os cachos definidos e no lugar;
* Volume incontrolável (para quem tem dificuldades de lidar com isso);
* Ausência de praticidade;
* Disposição de tempo para os cuidados para deixá-los lindos.
* Aprender a lidar com a rigidez de algumas estruturas crespas como os fios do tipo 4a, 4b e 4c;
* Ausência de balanço;
* Encolhimento dos fios (para quem perceber o crescimento dos fios);
* Uso de mais produtos como shampoos, condicionadores, cremes para hidratação e leave-in, devido ao volume e ao ressecamento predominante em alguns tipos de fios.

Cabelos Quimicamente Tratados:

Entende-se que são os procedimentos como relaxantes, permanentes, amaciamentos e outros, mas que estimulem e valorizem o cabelo crespo/cacheado. O objetivo é "soltar" a ondulação natural, permitindo cachos mais soltos e flexíveis.

Vantagens:

** Valorização do padrão crespo/cacheado - repercute como um movimento da identidade negra,  auto afirmação e reconhecimento dos aspectos sociais e culturais que envolvem a resistência negra às adaptações da sociedade. Embora haja algumas opiniões contrárias, mas o fato de usar o cabelo natural ou quimicamente tratado, não desqualificação a condição da pessoa humana na sociedade, seja ela homem/mulher negro e a manutenção dos cachos como padrão de valorização do crespo e cacheado;
**Ser aceita socialmente, pois encontra-se dentro dos padrões solicitados à vida social hoje em dia;
**Realçar a beleza que o cabelo crespo e cacheado tem se comparado aos outros padrões estéticos exaltados há séculos e ditos como bons e aceitáveis ( a ditadura do cabelo liso e escovado);
* Controle do volume;
* Facilidade para criar penteados;
* Menor tempo para tratar dos cachos;

Desvantagens:

*Rotulação por considerar que esta pratica desqualifica a cultura da naturalidade dos cabelos crespos e cacheados;
**Lidar com o ressecamento;
*Lidar com a fragilização e riscos como quebra;
** Uso intensivo de produtos como cremes para hidratações e creme leave-in para estilizá-los e mantê-los no lugar;
* Perda do volume;
* Possível perda dos cachos;
* Submeter-se à química para transformá-los com maior frequência em determinados períodos
* Lidar com a possível não definição;
* Expor-se ao saturamento no comprimento com mais facilidade;
* Lidar com os riscos de queimaduras, alergias, incompatibilidades entre outros;


Eu particularmente apoio toda iniciativa e decisão que, primeiramente:

- Venha libertar o indivíduo de um processo à qual ele se sente mal;
- Venha valorizar sua beleza e auto estima;
- Venha fazê-lo se sentir melhor e valorizar sua identidade*;

 *Neste último costumo pensar que, existe algo muito mais concreto do que a escolha dos cabelos crespos e cacheados naturais ou quimicamente tratados e sim a preservação da luta de inclusão e reconhecimento de direitos da população negra, em especial, da mulher negras, mas aí é papo para outro post.

 Gostaria de saber a opinião do que vocês consideram como melhor para vocês: o cabelo natural ou tratado quimicamente preservando seus cachos?

 Espero que tenham gostado. Beijos e até o próximo post.

30 Crilouras Comentaram:

ellis disse...

Olá! Eu estou a 1 ano e quatro meses com meu cabelo natural. Fiz o corte, ele tá todo natural. Tenho 44 anos e desde os 12 faço uso química. Já fiz de tudo, alisamento, relaxamento, permanente afro. Já suei sódio, amônia, guarnidina. Meu cabelo já teve N cortes químicos em todos os processos apesar dos cuidados. Ele é muito fragil. ele é tipo 4C, sem forma, ressecado, muito frágil, nem na raiz ele é oleoso. bom estou tentando permanecer natural,não é fácil. Tem dia q eu amo meu cabelo, tem dia q odeio. rsrsrsrsr. To deixando ele crescer e ver o q faço. Tanto usando qúimica, quanto natural dá muito trabalho,Adoro teus posts. bjs

JOSY CRIS disse...

Oi... gostei muito da sua iniciativa em colocar um post como esse, que mostra os prós e os contras das duas opções... eu optei por relaxar com sódio a cada 6 meses para dar uma diminuída no volume e "domar a fera". Confesso que estou me acostumando a deixar ele assim cacheado e com as dicas que você e outros lugares que eu acompanho ensinam de repente um dia eu me assuma de vez e não precise mais da química. Bjos

Mari Fontenele disse...

Oi Fe td bem? Respondendo a sua pergunta prefiro usar os meus cabelos sem nenhuma quimica relaxante...ate pq eu pinto e faco luzes e acredito q se eu relaxar perderei os cachos. Consigo domar meu cacho 3A perfeitamente bem e o volume ta sempre controlado...e so uma questao de sempre hidratar e usar bons leave in...bjs Fe

Dani Reis disse...

Hoje optei pelos cabelos naturais, e eles estão com cachos super definidos e brilhosos. Sempre tive cabelos difíceis e nunca soube como cuidar, aos 12 anos fiz a primeira química e nunca mais consegui parar, na metade do ano de 2011 percebi que os meus cabelos tinham perdido o volume, estavam ralos, pontudos e pareciam palha de milho (dava guanidina e prancha). Os cabelos estavam tão viciados na química que eu ficava ansiosa esperando os 3 meses para passar a guanidina, mas chegou um certo ponto que os cabelos ficaram super ralos, secos e sem vida, a guanidina não dava mais jeito neles, foi aí que eu resolvi mudar porque senti saudades dos meus cabelos super volumosos, me bateu aquele desespero e finalmente fiquei com vontade de assumir meus cachos... Só que não tive a coragem de fazer um corte curto, então ía cortando 4 dedos de 3 em 3 meses, e em 2 anos meus cabelos se renovaram, faltam só as pontinhas... Aprendi que eles não eram indomáveis, era eu que nunca soube cuidar deles, agora faço muita umectação com óleos vegetais, faço low poo, faço fitagem, uso gel de linhaça e estou obtendo ótimos resultados!!!!!!!! Hoje digo com orgulho: Eu amo meus cabelos crespos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paôla disse...

Eu faço meu cabelo no Beleza Natural, diferentes de outras pessoas que vejo nos blogs nunca aconteceu deles alisarem meu cabelo, nunca tive qualquer tipo de problema mas... eu acabei com o volume dos meus cachos, nao consigo achar nenhum creme que definisse e ao mesmo tempo desse um pouco de volume ao meu cabelo. Estou na tentativa de deixar meu cabelo natural, mas nao sei se vou conseguir, porque nao quero cortar meu cabelo.Beijos adorei o post!!

Paôla disse...

Ah gostaria de saber qual o tipo do meu cabelo, porque já vi assuntos a respeito mas tenho dificuldade de classificar. Será que pode me ajudar?

Anônimo disse...

Eu estou no meio desta decisão : já tem 5 meses que não faço escova Americana, meu cabelo estava bem abaixo dos ombros e eu os cortei na altura um pouco acima do queixo... as progressivas destruíram meus fios, e ele está todo, todo partido... por isso cortei, porque estava feio !! era um longo feio, e as pontas estavam sem vida, mesmo eu cuidando , fazendo hidratações e restaurações... decidi voltar a usá-lo "afro", mas não dá pra usar natural porque ele embaraça e muito, nem com água e creme dá jeito... então estou numa fase de escolha, ou seja, qual salão farei o processo de encacheamento, no beleza, no cacho e cia, enfim... fiquei espantada pois já fui em 3 salões e todos disseram que não fazem mais permantentes afros ou relaxamentos !!! agora só trabalham com químicas de alisamento !! Gente !!! como pode isso? eu não quero mais cabelo estirado, quero algo mais próximo da minha realidade, sabe... o difícil está sendo esperá-lo crescer... nunca uso cabelo curto, e isso me dói demais!!! sei que no início será difícil, mas hoje mesmo eu estava ajeitando meu cabelo na frente do espelho, e várias, várias mechas estão se partindo ! Não sei quanto tempo ele vai ficar "inteiro" , mas uma coisa é certa : assim que eu tiver dois ou três dedos de raiz virgem, vou cachear com química !!!

FernnandahCriloura disse...

Elis,

Compreendo e diante à experiência com tantos produtos o ideal mesmo é tentar experimentá-los natural. Por mais difícil que seja a dica é investir em óleos e manteigas para estimular sua maciez, nutrição e hidratação.

Uma opção boa também são os géis capilares.

Beijos e boa sorte!

FernnandahCriloura disse...

Josy,

Isso aí, amiga. Muito bem. Eu também opto em relaxar e tonalizar a cada três/quatro meses para manter um pouco da sua naturalidade. Não abro mão dos cachos, mas infelizmente, meus cabelos naturais não definem. Beijos

FernnandahCriloura disse...

Mari Fontenele,

Parabéns, menina. Quando puder, compartilhe suas dicas com a gente. Beijos

FernnandahCriloura disse...

Dani Reis,

Parabéns, nega. Os esforços e a mudança de paradigma ajuda a gente conhecer novos horizontes. Quem diria que após anos de química e com resultados desfavoráveis, sua decisão radical lhe trouxe resultados super benéficos.

Beijos

FernnandahCriloura disse...

Paola,

Compreendo. Sobre volume, definição entre outros, para quem faz ou não química, a dica é compreender como é a sua estrutura capilar. No meu caso, por exemplo, tenho um cabelo misto, do tipo 4b e ele não define, mas tem muito volume.

O que faço para melhorar?

Corte e muitas hidratações. O corte ajuda modelar os fios e estimula o volume também.

Em breve vou apresentar mais dicas para volume.

Beijos

FernnandahCriloura disse...

Anônimo,

Compreendo, pois a transição é um momento delicado e é necessário ter perseverança para passar bem por ele. No meu caso, passei bem porque cortei logo e fui tratando dos fios e não me arrependo.

É o mesmo que te sugiro: corte, hidrate muito e observe a reação dos seus fios: se investe em um processo químico para ajudar a definí-los ou se os mantém naturais.

Beijos

Adelaide disse...

Muito bom o post Fê,
Bjs.

Anônimo disse...

linda , adoro seu blog .. parabéns viu?
olha meu cabelo é do tipo 4c , ou seja é mt difícil encontrar uma definição p/ ele :/
tenho vontade de usar totalmente natural , mas infelizmente acho que não vou consegui, por isso queria uma forma de revelar minha verdadeira identidade com cachos (c/química) já estou há 9 meses usando tranças , quando completar mais ou menos um ano queria ter uma experiência no beleza natural , só que tenho medo de não pegar cachos pelo meu cabelo ser 4C .. o que vc me aconselha?
não sei mais o que fzr com esses cabelos :/

Dani Reis disse...

Beijoooooooooo pra vc também Fê!

Cacau disse...

Interessante o seu post. Estou natural ha pouco mais de 1 mes, depois de ficar 13 meses com implante. Estou redescobrindo o meu cabelo, tem dias que AMO, tem dias que ODEIO, mas até o momento, tenho mantido a minha decisão de continuar natural. Eh uma jornada de redescoberta, uma sensacao de LIBERDADE indescritivel, mas tem seu preco. Independente do caminho que se escolha, que seja feita com base no que NÓS QUEREMOS, e não no que a SOCIEDADE diz que eh melhor para nós.

Vania Darque disse...

Legal seu post mais ainda fico na dúvida pois o que vc disse é o meu medo meus fios ficarem elásticos e posteriormente quebrar ele está fortíssimo crespo e muito bem hidratado faço uso de produtos muito bom e de excelente procedencia ex:Loreal profissional tal como serum antiquebra force Relax, hidratação com Bioextratos cachos. no mais obrigado pelas dicas. bjos.

Tainá Amorim disse...

Então cacheadas,usava quimica desde os meus seis anos,aquele do Netinho sabe? kk pois então ,já usei de todos os tipo de relaxamentos,alisantes que se pode imaginar ,faz aproximadamente dois anos que eu não uso quimica,só que tem umas partes do meu cabelo que não enrrola,outras ficam crespas,e outras com cachos mais definidos,recorro a ativadores,oleos mas é complicado viu,nem sempre fica do jeito que eu quero ,mas to feliz de ter me libertado da quimica,as vezes me estressa ,mas sou bem mais satisfeita com meu cabelo,acho que ele definiu meu estilo,personalidade. Recomendo que se libertem e assumam o leão c:

Anônimo disse...

oi...me ajude pelo amor de Deus!!! uso AmaciHair...um bom tempo...nao moo no brasil...por iso eu mesma passo..meu cabelo é muito crespo...uso pra definir os cachos....deixei muito tempo...lambeu...ja cortei bastante e quero trocar de quimica...algo que seja mais fácil de encontrar por aqui onde moro...(Alemanha...europa..ate produto dos USA...eu tenho acesso) tem como vc me indicar algum...??? bju carinhosamente Dri Moreira!!!

Anônimo disse...

oi..qual e a quimica que vc usa no cabelo.

Anônimo disse...

Quero cachear meu cabelo mas nao sei qual quimica é apropriada, qual voce mim indicaria?? Obrigada!

Anônimo disse...

Eu cortei essa semana curtinho tipo Joãozinho. Confesso que não sei qual meu tipo de cacho, pelo simples fato de não lembrar como ekr era. Pretendo deixar ele natural.

Unknown disse...

Confesso que não li o post inteiro - tive de estudar -, mas mesmo assim ele me ajudou a me sentir mais confortável com a minha escolha - tratar quimicamente meu cabelo crespo -. Tenho acompanhado várias paginas no face que basicamente abominam o uso da quimica - infelizmente nem todo crespo é naturalmente cacheado como alguns que vemos por ai, que se encaixam mais na definição de cabelo cacheado no que de crespo.
Sem falar no suplicio que parece que é esperar o cabelo crescer - porque parece que não cresce - assim com quimica ele acaba parecendo que cresce "mais rápido".
Então gostaria de deixar registrado aqui meu mais sincero, muito obrigada, afinal não é todo mundo que não julga a sua escolha de como ser feliz.

Rebeca disse...

Eu estava com cabelo crespo natural e n semana passada tratei dele quimicamente. Sinto falta ,por incrível que pareça, de negras que falem sobre uso de química e principalmente de química para cachear ou soltar os cachos.
O importante é você está feliz com seu cabelo.Com ou sem química e respeitar a escolha de cada um.

Anônimo disse...

Paôla, tem um vídeo no YouTube da Dani Azevedo que ela mostra todos os tipos de cabelos, do A ao C.

Solange Roberts disse...

Nossa, a Elis disse tudo o que acontece como meu cabelo.Eu estou em transicao ha 6 meses e confesso que nao estou mais aguentando. O meu cabelo eh 4c e perde os cachos, resseca completamente, e muito crespo e nao tem forma.
Tenho feito texturizacao mas gasto 4h e so consigo manter por dois dias.
Tenho assistido videos e mais videos on youtube. Gasto um monte de dinheiro com produtos e no fim sinto como se fosse uma perda de tempo.
E ainda tenho ido ao salao fazer hidratacao regularmente, ou seja, eu estou tratando mas o cabelo nao ganha forma. Desde Janeiro tenho cortado todos os meses.
Tem algo mais que eu precise fazer e eu nao saiba? Estou perdida :(

Janaina Cardeal disse...

Já tem 5 meses que estou deixando meu cabelo sem química nenhuma, ia no Beleza Natural e amava o resultado, decidi deixar natural , mas não estou gostando, tá muito ressecado, faço o cronograma direitinho, adotei as técnicas no e low poo, mas tenho muito cabelo e não aguento mais, ficar 1 hora pra pentear e continuar seco, e tenho medo de fazer o relaxamento em casa e perder os cachos, tô num dilema e o Beleza Natural a gente fica viciada e é muito caro, mas o resultado é maravilhoso

Natalia Correa disse...

Adorei o post, estou a 1 ano e 1 mês na transição, já usei quase todas as químicas que possa imaginar, todas as cores enfim... Mais ainda continuo na dúvida se estímulo os cachos ou não com química, pensei em comprar um bairro desses de farmácia é misturar em um creme de massagem, só pra soltar mais os cachos, pois realmente não sei como é o cachorro do meu cabelo ainda, como ainda tem partes lisas devido a transição não sei como é, mas ele é bem crespo, daqueles que são leves e ficam Black, aí estou super em dúvida. Em Agosto vou sair de férias e fazer o B.C e aí vou ver exatamente como meu cabelo é como é a textura dele natural. Talvez a partir daí eu tome alguma decisão. Difícil isso meninas, mas tô na luta, um dia após o outro. Beijos!

Natalia Correa disse...

Bairro é Amacihair** e cachorro é cachos** kkkkkkkkkkkk corretor chatinho nem vi.

Postar um comentário