1 2 3

Você conhece seu tipo de cacho?


Aproveite e curta a FANPAGE do Criloura


E aí, belos e belas! Tudo bem? Como passaram de festas? Eu passei bem, graças a Deus e mais um vez, retornando e sem férias, com um post sobre nossos cachos, né?

 São tantas dúvidas e tantas perguntas que, muitas vezes, ficamos tontos e sem respostas, para tantas buscas de soluções para a melhor hidratação, melhor definição, melhor reconstrução entre outros.

 Neste post, o objetivo é ajudar alguns a conhecerem que tipo de cacho é o seu. Por quê ele fica assim e não igual ao da atriz, da vizinha, da "menina que ví na rua" enfim... Só para você ter uma idéia: há mais de 200 tipos de cabelos cacheados e para cada um, um tratamento diferente. É quase que uma exclusividade os cachos que temos. Portanto, vamos tratar bem deles para que estejam sempre lindos, do jeito que eles são.

A L'Oreal Professionel, há um tempinho atrás, divulgou dados de uma pesquisa no livro Curl Book, que revelam que 73% das brasileiras possuem cabelos ondulados e cacheados. Nesse universo, 45% delas gostariam de assumir os fios naturais se não fosse por fatores como quebra, ressecamento e volume excessivo. Portanto, são situações diferentes, mas não problemáticas para todas nós e assim a gente vai aprendendo a conhecer e a lidar com as necessidades dos nossos cachinhos, né?

Os cachos do tipo swavy ou ondulados apresentam níveis de ondulação e variam de acordo com o comprimento. Muitas vezes as ondas são cortadas antes mesmo de ganharem espaço para se desenvolver e, normalmente, do ombro para baixo, maior é a tendência à definição das ondas, que podem variar de suaves até as mais definidas.

*Quando o tempo está mais úmido, os cabelos ondulados podem até aparentar serem lisos -> a indicação são os cremes para pentear para estimular os cachos, ativadores entre outros para fixar mais a ondulação. 

    *Por vezes os cachos são cortados antes mesmo de se formarem e as ondas apresentam formato de ‘S’ e normalmente são muito lisos na raiz. Em geral as ondulações são mais definidas a partir da altura dos ombros e variam de intensidade -> o corte mais indicado são em camadas, para estimular volume e o desenvolvimento de uma ondulação mais fechada.


Os cachos do tipo cacheado (3a e 3b) precisam ser tratados com produtos emolientes e fortificantes ao mesmo tempo. Uma vez restaurados, os fios devem receber uma quantidade reduzida de condicionador para que não percam o brilho.

* Os cachos deste tipo é subdividido em 3a e 3b e se formam naturalmente após a lavagem e possuem as pontas bem mais ressecadas do que a raiz - uma das ótimas soluções são as umectações com óleos/manteigas vegetais.
* Os cabelos cacheados ficam mais difíceis em dias úmidos e chuvosos.
*O volume dos cabelos cacheados é mais intenso no comprimento.
*A estrutura que define a  largura dos cachos pode ser grande ou média.


Os fios desse tipo de cabelo variam entre os superfinos e os grossos. Costumam ser delicados e com tendência a seco, por isso necessita de tantas hidratações, pois elas são essenciais para manter a beleza e a saúde dos fios.

*Este tipo de cacho é a típica “molinha”.
*Este cacho varia entre o tipo 3 e o tipo 4.
*Apesar do nível de ondulação variar bastantes de cacho para cacho, todos tendem a ser bem “apertados” e nascem enrolados desde a raiz.
*A largura dos cachos é da grossura de um lápis.
*Os cachos são bem formados, não desmancham facilmente e são difíceis de alisar


Não sei porque acho a nossa ondulação mais bonita

Os cabelos crespos-afros têm as mesmas características dos cacheados, mas os cachos são menores e aparecem a partir de alguns centímetros da raiz, com algumas exceções. Os problemas mais comuns a este tipo de cabelo são a falta de brilho e condicionamento. A raiz é mais enrolada e os fios acabam nascendo muito juntos, o que causa o aspecto “esponja”. Porém, quando bem cuidados , eles ficam lindos. 
*Geralmente reduzem cerca de 75% do seu comprimento quando estão secos - então o "encolhimento" está na estrutura dos cabelos afros-crespos e não é adequado tentar alterar sua estrutura para não alisá-los.

*A espessura deste cacho vai da grossura de um lápis até um canudinho;

*Os problemas mais comuns a este tipo de cabelo são a falta de brilho, hidratação e condicionamento.
A solução são as constantes hidratações, pelo menos, 3x por semana, distribuídas em hidratações hídricas, nutrição e reconstruções. 
Tipo de corte: levemente repicado para distribuir o volume. 



Os meus cachos são mistos. Para mim eles tem um pouco de todos, do swavy, do wavy, do botticelli e do corkscrew.

 E vocês? Qual é o seu tipo de cacho?

 Beijos e até o próximo post.

18 Crilouras Comentaram:

Anônimo disse...

uma mistura de cacheado e cacheado crespo

Fernnandah Criloura disse...

Anônimo,

legal. Beijos

Blog da Marcy disse...

Estou descobrindo agora que estou a 4 meses sem química. Pelo que percebi é cacheado para cresspo.

Fernnandah Criloura disse...

Blog da Marcy,

Que legal, Marcy. Pretende voltar a química ou deixá-los naturais? Beijos e feliz 2013

Lávia Carla disse...

Bom pelo que eu percebi estou no meio termo entre o cacheado e o cacheado-crespo [:

Bárbara Silvéria disse...

Acho q o meu é o wavy... cacheado!

Carina Miranda disse...

Acho que o meu tá mais pra Botticeli. Eu sempre digo que meu cabelo é um cacheado-crespo. Adorei o post!!!

Mari Fontenele disse...

Acho que o meu e o swavy...tenho a maior duvida em saber se o meu e 2C ou 3A.
Meu cabelo sem creme e totalmente indefinido e mto volumoso!!! Mas com creme fica mto lindo!!! Oh cabelinho complicado!!! Bjs Fe adorei o post.

Unknown disse...

Rá! Este post me caiu como uma luva. Complementou o que vc me disse no email. Acho mesmo que o meu é 3c, mas há muita diferença entre ele com a quantidade certa de creme e a quantidade errada, o que muda absurdamente o formato dos cachos. Percebi que, como formam cachos com muita facilidade, não preciso ficar amassando tanto, isso faz com que encolham menos.
E também há diferença entre os cabelos da frente, do meio da cabeça e da nuca. Minha raiz não nasce grudada na cabeça, só agora, que resolvi deixar para relaxar com 2 a 3 meses que pude ver isso. No final do mês farei o relaxamente e vou dar uma repicada de leve, sem tirar muito no comprimento. Adorei o post. Bjs. Alexandra

Angelica disse...

O meu cabelo é uma mistura de cacheado e cacheado crespo.

Anônimo disse...

Amiga Criloura por fale do tipo 4a,b e c(Como os da Ellen Oléria,os da moça da última foto do início do post,ou os meus,q acho q são 4c).Acredito que são os mais difíceis de se tratar e sempre são esquecidos pois quando se fala de cabelos afro todas querem os cacheados mesmo.

Angelica disse...

Mudando um pouco de assunto:
Fernnandah vc já usou a linha Elseve Hydra-Max Colageno da L'oreal?
Só agora resolvi dar uma chance e estou amando, principalmente o creme de pentear, só acho que a embalagem poderia ser maior, rsrsrs.

ellis disse...

Olá, Fernanda. O meu cabelo não está nessas fotos, ele é um afro crespíssimo, do tipo que cresce prá cima. Haja hidratação. rsrsrsr bjs

Anônimo disse...

O meu é afro cacheado eu acho né! foi o mais identificado,estou a 5 meses sem fazer o cabelo e a raiz está afro cacheado e o resto do cabelo está ondulado!

Livia disse...

2b/2c <3

Claudia disse...

Meus cabelos são mistos, na parte de baixo (nuca) ele é ondulado e é difícil de formar cachos definidos. Já o resto da cabeleira é cacheada do tipo 2A, define facilmente. Gostaria que os fios de baixo fossem como o resto, que é bem definido. Nos fios de baixo eu tenho que ficar um bom tempo amassando com leave in para ver se pelo menos fica mais parecido com o resto dos fios. Mas penso que a maioria das pessoas cacheadas tem mais de uma textura de fios, acho que é normal. Graças aos vídeos no youtube aprendi a cuidar de meus cabelos e a valorizá-los. Hoje sou completamente apaixonada pelos meus cachos.

Milena Morais disse...

Nenhum,liso.Straight

Anônimo disse...

Agora virou uma gororoba de 2A e 1C

Postar um comentário