1 2 3

Do Hennê aos Cachos II: Dicas para um resultado com sucesso


Você acha difícil conseguir? Claro que não. Como tudo na vida, depende de esforços seus para alcançar seus objetivos.

 Recebo alguns emails por dias e, vira e mexe, tem lá a dúvida de vocês que usam hennê e desejam voltar aos cachos, mas não sabem como fazer. Fico analisando, observando e indo em busca de respostas e sempre esbarro na mesma questão: Como fazer para sair de uma situação de alisamentos como esta e ir para outra opção.

 Bem, para quem não sabe o hennê é uma opção em alisamento gradativos, para cabelos afros, crespos e cacheados e, além do estiramento do fio, tem a condição de mantê-lo na cor preta (hoje há hennês de diversas cores, mas o foco é a cor preta). Sua origem é vegetal e em sua composição há uma enzima de pH ácido que penetra no córtex da fibra capilar. O princípio ativo do hennê é o ácido pirogálico que, acrescido de outros ativos, formam o hennê. Como qualquer química, ele apresenta riscos, mas se souber ser usado, este risco é mínimo.

O problema é que o hennê não combina com nenhum outro tipo de química ou princípio ativo. Caso deseje retornar aos cachos, mudar a cor, ter este ou aquele resultado melhor, não será possível. Por não ser compatível com nenhhum outro princípio, o caminho de volta aos cachos se faz através do abandono do mesmo e o indesejado corte de cabelo para eliminar o comprimento saturado, pois uma vez estirado, ele não volta à cachear.

E como fazer isso?

Simples, porém é preciso determinação e paciência para alcançar o resultado desejado. A primeira coisa à ser feita é saber se você está disposta à sair desta química e ir para outra e ficar um período (chamado de transição) sem nada nos fios. Se já respondeu sim, vai aqui algumas dicas para ajudar nesta fase delicada:

O período médio que você deverá ficar sem usar nenhum tipo de química são de seis meses à um ano. Sim, pois o hennê ele tem um nivel de penetração que é necessário um período longo para que ajude a "desintoxicar" o couro cabeludo e assim você inicie com uma nova química.

Com a ausência da química na raíz crescida, um grande apoio para mantê-los no lugar, é a técnica do no/low-poo - isto e´, ausência do uso do shampoo, mantendo os fios apenas com condicionador. Ele ajuda a hidratar os cabelos e contribuiu para dar uma segurada na aspereza;

Para disfarçar a raíz crescida, se desejar, vocês podem usar a dica do gel para cabelos apenas na raíz crescida. Fiz um vídeo há um tempinho, falando deste truque que é ótimo


Uma dica para quem não tem paciência para esperar e ainda não quer ficar com o visual black, é o uso de tranças, pois elas contribuem para dar uma força nos cabelos.

As hidratações, em qualquer momento da vida, são importantíssimas para a vida, saúde e restauração dos fios. Faça, pelo menos, de 2 a 3x por semana, para seus cabelos ficarem mais resistentes.

E o outro que, não tem receita, mas mora dentro de você, que é a sua determinação e o TEMPO para seus cabelos crescerem e estarem preparados para sair do hennê e entrar na onda do natural ou mesmo migrar para outra química.

E é isso, pessoal. Não se esqueçam de pesquisarem e lerem bastante sobre o assunto e também trocar dicas e experiências com quem já passou pela situação de transição, pois isso ajudará bastante.

 Beijos e até o próximo post.



10 Crilouras Comentaram:

Anônimo disse...

o processo citado acima também vale para aquelas que fizeram durando anos o uso de alisantes e relaxantes a base de guanidina? Quanto tempo preciso para que toda essa química saia do meu cabelo e ele volte ao natural? Desde já agradeço,beijos linda !

Vick Mambient disse...

Bem legal ..eu sofri um tempo bom com hennê , quando quis largar passei 5 meses sem fazer nada nos cabelos .. usei relaxamento somente na parte crescida .. e deu certo .. hj prefiro alisamento mais comuns que combinem com tudo ..hennê to fora ..
http://coisinhasdemenina2011.blogspot.com.br/

Fernnandah Criloura disse...

Anônimo,

O processo é semelhante, mas não precisa aguardar tanto tempo. Com o tempo mínimo de três a seis meses, talvez seja possível migrar de um princípio ativo para outro.

Para os fios retornarem naturais, dependendo do tamanho que você deseja, poderá ser de três meses a dois anos. A raíz virgem crescendo natural, a partir de um dedo, você cortando o comprimento, eles já estarão naturais.

Beijos

Anônimo disse...

fernanda,você sabe o que pode ser de queda do cabelo desde a raiz ? poder química ? uso alisante (guanidina) a bastante tempo e recentemente sem esperar nem nada mudei pro amacie-hair,pode ser por isso que ta caindo da raiz ? ou há outros fatores ? o que fazer ?

Fernnandah Criloura disse...

Anônimo,

Amada, a queda, à partir da raíz, pode ter várias razões, entre elas: alergia, problemas com diabetes, complicações da glândula tireóide, stress, fundo emocional entre outras. Fiz um post falando sobre este assunto e minha sugestão, em primeiro lugar, fica no agendamento de uma consulta com o médico, em especial um dermatologista, para que ele possa fazer um possível diagnóstico e até mesmo prescrever uma medicação para resolver a questão.

Não posso afirmar se a queda é por conta da migração da química ou do princípio ativo.

O caminho a fazer é se acalmar, suspender o uso de qualquer química e procurar orientação médica, em primeiro lugar, antes de tentar soluções cosméticas.

Beijos e boa sorte!

Fernnandah Criloura disse...

Vick Mambient,

Isso aí, amiga. A dificuldade de sair do hennê, muitas vezes, é a demora que ele tem de sair por completo dos fios (comprimento apenas com corte)e na raíz crescida, levando mais tempo para sair do couro cabeludo.

Beijos

Ana Karla Ramos disse...

Eu estava entre o hennê e o beleza natural e fico feliz de ter escolhido o beleza. Quase 2 anos ja de felicidade e graças tb as suas informações na época pelo orkut q mudaram minha vida.Um beijo!!

Anônimo disse...

Usei hennê por cinco anos, quando decidi voltar aos cachos no Beleza Natural fiquei 8 meses em transição, a raiz cacheada e as pontas lisas e pretas. Foi duro, principalmente ter que cortar o cabelo bem curtinho. Não me arrependo da mudança radical. Aliás, foi graças ao blog que eu tive coragem de tomar essa atitude.

Anônimo disse...

Meninas eu usei o henne durante 10anos agora quero parar
Não aguento mas meu cabelo caindo da raiz e com 28 anos estou cheia de cabelos brancos
Não quero daqui a 10 está com o mesmo cabelo alizado, preto.
Quero poder ter outras opçoes poder fazer luzes pra disfarça os indesejaveis branquinhos, ter volume poder me assumir cacheada e deixar de ser escrava do henne da pranchinha e secador.
O q me deixa grilada são as críticas das pessoas pos sou muito elogiada pelo meu cabelo ele está na autura dos meus cotovelos e tem muito brilho.
Mas tem as pontas espigadas e na frente próximo a testas ao rosto en geral está muito quebrado cheio de novos cabelinhos.
Meu esposo diz q meu cabelo é lindo e q nao preciso mudar.
Vai ser muito dificil ouvir os comentários.
Tem dois meses q parei eo volume na raiz esta me encomodando profundamente mas vou ser forte.
O uso do henne é quase um vício mas eu vou vencer!. Quero ter meus cachoos devolta.

yoli disse...

deixei de usar hene a um mes e nao vou voltar a usar-lo. tenho muito cabelo branco usando natucor posso comprometer a volta dos meus cachos?

Postar um comentário