1 2 3

O que devo usar: Tintura ou Tonalizante? - Cabelos Crespos e Cacheados


E aí cacheadas? Tudo bem? O post é esclarecer dúvidas sobre qual coloração usar sobre cachos. Como muitas de vocês me encaminham mensagens com dúvidas, pensei em criar este post para tentar orientar a vocês sobre a diferença entre uma e outra e qual deve optar.

Hoje, há muitas opções no mercado e isso acaba por nos confundir, não é mesmo? Por isso vale saber alguns detalhes entre uma coloração, antes de comprá-la, usá-la e não saber avaliar os possíveis riscos que elas podem oferecer.

Este post visa ESCLARECER sobre o uso do tonalizante e da tintura em determinados tipos de cabelos.

Saiba que COLORAÇÃO é o nome genérico/popular que se dá ao ato de pintar/tingir os cabelos, seja com tintura, tonalizante, henna entre outras.

Tonalizantes:

É uma coloração semi permanente, que não contém oxidantes ou amônia. Ela deposita pigmentos  na cutícula do fio, alterando sua cor, mas não penetra na estrutura dos fios. Por isso ela sai tão rápido dos cabelos. Ela age como uma capa que, na medida em que for lavando, esta capa vai se desfazendo. 

O tonalizante costuma ser bem mais suave que as tinturas permanentes e indicada em cabelos quimicamente tratados e com poucos fios brancos (pois seu poder de cobertura é muito pequeno). 

Sua composição, em geral, costuma ser à base de etalonamina , combinada com o peróxido de hidrogênio (água oxigenada de baixa volumagem), que juntas formam o tonalizante que costumam ser compatível com a maioria dos processos químicos para cabelos como permanentes, alisamentos, relaxantes, com exceção de quem usa hennê. Portanto, quem faz uso de relaxantes e alisamentos à base de hidróxidos, tioglicolatos, guanidina e outros podem tentar fazer uso do tonalizante para colorir suas madeixas.

Ele serve para dar um realce na cor natural ou mesmo promover uma nova cor. Sua duração, em média, chega até a 15 lavagens. 

Segue algumas sugestões de tonalizantes no slide abaixo:



Alguns tonalizantes já fiz e faço uso: Soft Color, Color Touch, Hidracollor, Casting e Keraton. Esqueci de mencionar a Richesse. 

Tinturas:  

É uma coloração permanente, que contém amônia e outros oxidantes em sua composição. No seu caso ela deposita o pigmento na estrutura dos fios, alterando sua cor de dentro para fora. Por isso seu resultado é sempre mais vibrante e duradouro. Ela, literalmente, se incorpora nos fios.

Ao contrário do tonalizante, a tintura costuma ser mais "forte" e é indicado, na minha opinião, apenas para cabelos NATURAIS (isto é, sem nenhum outro tipo de química de transformação como alisamentos, relaxantes, permanentes e outros) e cobre até 100% dos fios brancos. As tinturas, chegam abrir até dois tons da cor desejada

Em sua composição, contém amônia e outros oxidantes que irão auxiliá-la à penetrar na fibra capilar, deixando os cabelos coloridos por muito mais tempo

Em ambos os casos, as hidratações semanais são ultra necessárias, uma vez que, o cabelo está com um processo químico de transformação. Portanto, o cronograma capilar ajuda muito na manutenção destes fios e em seu aspecto saudável.

Antes de usar relaxante à base de hidróxido de cálcio, fiz uso da Imédia, Koleston e Nutrisse e amava os resultados.

Caso você tenha dúvidas sobre fazer ou não fazer, sugiro sempre que procurem por um cabelereiro para ele ver, observar e avaliar as condições reais dos seus cabelos e indicar algo que for compatível com a sua necessidade.

Espero ter ajudado.

 Beijos e até o próximo post. 

15 Crilouras Comentaram:

Anônimo disse...

Ótimo post, estava mesmo precisando de umas dicas e você escreve de um jeito muito fácil de entender.Bjs Josi

Anônimo disse...

No salão aonde eu relaxo , meus cabelos a minha cabeleireira recomenda Soft Color , gostaria de saber qual você usar , eu quero muito ficar com cabelo da cor do seu , ou um pouco mas escuro , grata desde já bjo

Anônimo disse...

Estou desesperada! Por favor me ajude ! A cor dos meus cabelos eram castanhos naturais, aí resovi fazer algumas mechas, só que o profissional clareou demais o meu cabelo e eu me arrependi amargamente. Estão resolvi usar um tonalizante chocolate e as mechas ficaram vermelhas! E no calor do desespero acabei pintando novamente, só que com tinta castanho médio... e o meu cabelo ficou preto! O que eu faço ???

Anônimo disse...

Eu relaxo no B.Natural, e nunca usei tintura.
Tentei várias vezes chegar ao tom do seu cabelo usando tonalizante,CRIS, mas não consigo.
Fico tão triste :/

Fernnandah Criloura disse...

Josi,

Muito obrigada. Fico feliz em saber que o post está sendo útil para vc. Beijos

Fernnandah Criloura disse...

No meu caso, tenho um longo processo para chegar a esta cor. Fiz um video com o nome " Como clariei meu cabelo". Ali conto passo a passo como foi chegar até aqui.

Sobre o Soft Color, ele é um excelente tonalizante. Gosto muito.

Fernnandah Criloura disse...

Sugiro que, se foi com tonalizante, tente lavá-los com shampoo anti-resíduo até que a cor que está vá saindo. Não sugiro tonalizar mais vezes, porque isso detona o cabelo. Ele pode ficar escuro de imediato, mas na medida que for lavando ele abre a cor.

Outro passo é hidratar e reconstruir, porque tonalizante também é química e ajuda a detonar os fios.

Pelo sim, pelo não, caso não esteja satisfeita, não faça nada por conta própria, porque você pagou um profissional para ele realizar um resultado. Sugiro que retorne e converse com ele, caso a sugestão acima não surta efeito.

Beijos e boa sorte!

Fernnandah Criloura disse...

Compreendo, mas meu cabelo não clareou apenas com tonalizante. Assista o vídeo como consegui clarear meu cabelo e veja lá o que fiz e faço.

Beijos

Anônimo disse...

Obrigado querida !! Te adoroo tá ! bjs

Anônimo disse...

Oi flor meu cabelo foi descolorido e tonalizado com 7.3 e agora ta com a raiz grande e queria retocar mais tenho medo de nao clarear e sim escurecer,me ajuda por favor !

ana beatriz disse...

Fê, o q fazer qdo se relaxa o cabelo com guanidina e já tem mto cabelo branco?
Ana Beatriz

ana beatriz disse...

Fê, o q fazer qdo se relaxa o cabelo com guanidina e já tem mto cabelo branco?
Ana Beatriz

Anônimo disse...

Amei o post me ajudou muito relaxo meu cabelo no salao mais a minha cabeleireira so me deu uma opicao de tonalizante,vou usar o soft color e depois passo aki pra dizer o resultado

Anônimo disse...

Olá! Muito interessante saber entre os tonalizantes e tinturas. Meu cabelos esta totalmente com efeito alisado, nou negra da pele mais quente e , e tenho cabelo preto . Quero muda a cor do meu cabelos para tons mais claros, quais os tons vc me recomendaria? Pensei em Avelã cm luzes acobreadas ou castanho claro. Ethyenne

Anônimo disse...

Oi, faço uso do relaxante do Beleza Natural. E queria dar um clareada no meu cabelo (tipo Tais Araújo), você me indica algum tonalizante e se vc sabe mais ou menos o tom dela? Porque no Instituto não tem cores claras.

Postar um comentário