Olá, pérolas! Tudo joia? O post de hoje é sobre cabelos e traz um dilema que muitas blacks vivem com relação as suas madeixas: se as deixam naturais ou se usam alguma química para "soltá-los".
Bom, independente das nossas escolhas - e isso não nos diferem e nem nos separam - uma vez que desejamos ter cachos lindos, saudáveis e bem tratados - vai aqui uma orientação que garimpei, para quem opta por relaxante, em como observar a aplicação adequada, para que seus cachos não venham ser alisados e evitar o corte químico.
Caso você opte relaxar, observe algumas regras básicas:
1) Caso você tenha usado outra química e deseja migrar/mudar de princípio ativo, o tempo médio de intervalo, sem usar nenhuma outra química (nem tinturas, nem tonalizantes, nem henna, nada), são de três a seis meses. O que determinará se o cabelo está apto será a raiz crescida virgem saudável, isto é, bem hidratada e fortalecida. Isso vale também para o comprimento.
2) Vale saber que, o comprimento que estiver com outra química, poderá não cachear. O ideal é cortá-lo para assim estimular os cachos. Um outro ponto é que seus fios poderão quebrar/partir no comprimento.
3) Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da Portaria 71/1996, que alerta sobre o uso de químicas abrasivas em crianças, pois coloca-se em risco a saúde física, emocional, psicológica e moral, principalmente pelas mesmas estarem em desenvolvimento ( a idade tem como referencial o Estatuto da Criança e do Adolescente que define criança como o pessoa sujeito de direito, que tem de 0 à 12 anos);
A iniciativa da Anvisa é de proteger a criança e alertar aos pais, profissionais e responsáveis sobre a responsabilidade civil que se tem sobre algum dano que porventura acontecer à criança exposta a este tipo de produto. A má aplicação ou negligência cabe processo jurídico, pois a criança é tutelada pelo Estado. O ideal é que, a partir da adolescência, isto é, aos 12 anos, este possa escolher o que deseja para si com o apoio da família.
Segue um passo-a-passo para uma aplicação segura:
Com os cabelos, em média, três dias sem lavar, separe-os em mechas, divididas por quadrados em fileiras. Comece pela nuca e termine na parte frontal da cabeça. No caso da foto, este cabelo foi dividido, ao todo, em 14 partes para a melhor aplicação do relaxante.
Após o término da divisão, com dois pentes (um fino para aplicação, conforme foto) e com outro mais grosso para pentear os fios, aplique o relaxante de sua preferência, apenas na raíz crescida virgem, em cada uma das fileiras de quadradinhos, começando pela nuca.
Obs: Uma falha que alguns profissionais cometem é de aplicar o relaxante em todo o cabelo, muitas vezes da raíz às pontas e lavá-los depois. Desta forma, o risco de alisar os fios e fragilizar mais o comprimento é maior fazendo desta forma. Aprendi que o ideal é ser aplicado por etapas. Por isso a razão de ter 14 divisões em fileiras. Aplica-se o relaxante na primeira fileira, observando sua ação e logo depois, a segunda fileira. Só se avança para a terceira fileira se o relaxante não tiver "agido" na primeira ou segunda fileira.
Um dos sinais de que aquela área já está relaxada é quando o produto tem uma mudança na coloração e na textura. Em geral quando prepara-se o relaxante ele é branco e, após a ação ele fica mais consistente e de cor amarelada. No cabelo, percebe-se uma ação onde o fio está mais macio e condicionado.
Na hora do enxague é importantíssimo que a água seja fria ou morna e corrente. É preciso que toda química seja removida do cabelo. Se algum resíduo ficar, pode gerar quebra ou queda do fio.
Após o enxague, neutralize com produto próprio e, caso não tenha, use vinagre de maçã que, além de eliminar os resíduos, vai dar uma estimulada nos cachos. Lave com shampoo e se desejar, o condicionador.
![]() |
Após a ação da hidratação, lave bem os fios, seque e aplique o creme leave-in ou de pentear de sua preferência. Se possível, deixe os fios secarem naturalmente e, após bem secos, você pode soltá-los/amassá-los com os dedos, para eles ficarem com volume e sem perder a naturalidade.
Espero que esta dica seja útil a você e aos profissionais que tem dificuldades em lidar com relaxantes em cabelos afros, crespos e cacheados.
Beijos e até o próximo post
Faço exatamente assim, ou melhor, a profissional que cuida do meu relaxamento faz.Uma coisa que não abro mão é de cortar as pontas do meu cabelo toda vez que relaxo.Beijo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Fê faço o cabelo no BN, mas estou pensando em sair e deixa-lo natural, pois, já sofri 2 alisamentos...estou desanimada,será que vc poderia me indicar produtos de manutenção que eu possa usar que ñ tirem o volume??? Obrigada !!! Bjos !!!
ResponderExcluirNanda!
ResponderExcluirEis aí a perguntar que não quer calar dentro da minha Cabeçinha!
Confesso que estou justamente nesse momento de transição, saindo da Química do BN e começando a ter o meu cabelo Natural, pretendo manter com o hábito de cortar para definir o Volume e investir em Hidratação, mas ainda me encontro muito confusa com que produtos usar e acabo mantendo a hidratação com produtos do BN!
Gostaria de ver dicas de produtos que ajudem a manter o volume aqui no Criloura!
Uma ótima semana pra Ti Nanda!
Beijoks
Cintia Dias
http://re-construindoumavida.blogspot.com.br/
Rejane,
ResponderExcluirO caminho é este mesmo, amada. No relaxante, sendo a primeira vez, é necessário relaxá-lo da raíz às pontas, mas as demais vezes, apenas na raíz crescida.
O corte é sempre um excelente aliado para manter nossos cachos mais bonitos. Beijos e obrigada
Cissa Almeida,
ResponderExcluirCompreendo e sei como é complicado esta questão de alisamentos. O que te sugiro é o uso do vinagre de maçã. Fiz um vídeo falando sobre uma dica caseira para definição, brilho e hidratação dos fios. Confere lá o passo-a-passo e tente fazer.
Beijos e boa sorte!
Cintia,
ResponderExcluirPelo que percebo, os produtos para hidratações e manutenções podem ser o mesmo. A diferença é que os fios naturais exigem mais hidratações, pois ficam mais facilmente ressecados, no início.
Sugiro que invista nas umectações com óleos e manteigas vegetais para manter a oleosidade, brilho e nutrição dos fios.
Beijos
eu já relachei, mas depois desisiti, porque preferia optar pelo natural, agora está muito volumoso, o que achas de desbastar? podias fazer um post sobre isso, com fotos do antes e depois? bjs
ResponderExcluirGostaria de saber, qual o relaxante que aquela modelo usou no cabelo que você dividiu em '' 14 '' partes ???
ResponderExcluirE SE FOR O CABELO TODO VIRGEM, PODE PASSAR O RELAXANTE NO COMPRIMENTO TBM??? POSSO FASER A MISTURA DO RELAXANTE COM CREME, PRA NAO DISMANCHAR OS CACHOS??? ADOREI A DICA, OBRIGADA. EU TO EM TRANSIÇAO, HAJA PACIENCIA.....RS
ResponderExcluirBJS
Também gostaria de saber qual relaxante que foi utilizado. Bjs
ResponderExcluirCom certeza essa FOTOS é de alguma cliente do BN, pois estou em um processo seletivo na empresa e essa divisão é somente muito usada por eles..Pois faço treinamento para fazer parte da equipe, porem é uma tecnica que parece facil mais é muito dificil. Beijos
ResponderExcluirEstou a dias procurando um artigo assim para meu curso de cabeleireiro ,fe você é 10 adoro suas matérias vejo que muitas pessoas aplicam errado inclusive profissionais.
ResponderExcluirParabéns lindaaaz