#PinkMe/OutubroRosa: Beleza contra o CÂNCER DE MAMA


Olá, pessoal! Tudo bem? Sei que o mês de outubro já passou, mas a causa vale ser lembrada todos os meses do ano. O assunto é sobre beleza sim mas associada a um alerta na saúde.

Para quem não sabe o Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido como o mês de reflexão e consciência sobre o Câncer de Mama.

O laço rosa é proposital, justamente, para chamar a atenção de mulheres e homens sobre um grande mal que hoje, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2012, mais de 140 homens morreram com câncer de mama, enquanto mais de 12.000 mulheres chegaram a óbito.




Heroinas criadas pelo Hospital A.C Camargo - Liga do Rosa em Combate ao Câncer de Mama



Como muitas de vocês sabem trabalho na área da saúde pública e digo que, os hábitos de vida de muitas mulheres tem conduzido-as ao caminho do câncer. Lembrando que este não é um caminho sem volta, pois os cuidados preventivos apresentam um diagnóstico precoce e, com isso, as possibilidades de cura são cada vez maiores.

Na saúde, para ampliarmos o nível da informação, combinamos as informações sobre prevenção ao câncer de mama, bem como ao câncer de colo de útero que tem sido o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil.



O câncer de colo de útero é bem diferente do câncer de mama. Ele, como todos os outros, tem o crescimento desordenado pelo corpo, mas sua forma é através de contágio. O contágio é feito por um parceiro que carregue consigo o HPV e este é transmissível via contato sexual com a mulher. Uma vez instalado o vírus, ele se aloja no colo de útero e ali faz morada e cresce vertiginosamente, podendo levar a mulher a morte.

Em ambos os casos, há exames preventivos: O primeiro para constatação através do exame mamografia e o segundo através de exame preventivo. Portanto, você mulher, que tem vida sexual ativa, a partir dos 30 anos, procure seu médico e já faça o diagnóstico para investigação destas possibilidades.

Hoje há dois caminhos para atendimento na saúde:

Privada - onde você paga em dinheiro ou por plano de saúde uma consulta com seu ginecologista;

Pública - através do Sistema Único de Saúde. Basta você procurar um Posto de Saúde ou Clínica da Família mais próximo a sua casa e/ou trabalho e solicitar o agendamento para realização do exame preventivo e também consulta com o médico, seja ele o especialista ou clínico geral.

A partir deste passo são feitas as verificações para investigação de uma das doenças.


O movimento rosa nas redes sociais nos propõe a usar qualquer peça, maquiagem ou acessório cor de rosa, para lembrarmos que, para além da beleza física e dos cuidados, precisamos cuidar do nosso interior e da nossa saúde.

 O que você tem feito por ela?

Segue abaixo o link com o vídeo onde falo um pouco mais sobre o movimento, as doenças e a maquiagem.



 Beijos e até o próximo post.


Pin It

4 comentários:

  1. Apoio a causa, é preciso diagnosticar precocemente pois salva muitas vidas! bjinho Fe, parabens pelo post

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    É a primeira vez que comento aqui, mas sempre visito seu blog, acho muito bonito seu trabalho! É sempre bom fazer uma campanha e lembrar á todas as mulheres de fazerem o exame do câncer de mama!

    Tem selinho pra você em meu blog, confira!

    luribeirommakeup.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mafaldinha.

    Com certeza. O diagnóstico antecipado salva muitas vidas mesmo. Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  4. Luciana,

    Muito obrigada, amada. É impossível falar de beleza e não falar de saúde, né?

    Beijos

    ResponderExcluir