TUDO sobre Pele e Maquiagem para Negras, Mulatas e Morenas por Maycon Dior



Participe do SORTEIO que está rolando aqui: 

E aí mulherada black! Tudo bem com vocês? Hoje trouxe neste post o que considero ser um compêndio em homenagem à beleza negra. Ssssiiiiimmmm, pois Maycon Dior, maquiador profissional e meu amigo, fez um vídeo, atendendo a muito dos nossos pedidos, um especial sobre pele negra.

 Como você sabem que, além de amar meus cachos, amo de igual forma maquiagem (claro que não chego a unha encravada (se tiver) do Maycon, mas me esforço em aprender cada dia mais, não pude deixar de trazer para nós, várias dicas e orientações que ele nos dá.

Maycon vai falar da realidade que ele sabe muito que é sobre MAC. Quem não puder adquirir ou tentar, dentro do que sei e conheço, fazer um link com algum dupe/genérico que seja bem parecido.

O vídeo é este aqui:


Primeiramente ele vai falar de alguns conceito em tons e texturas que a pele negra tem e precisa manter, entre elas o "viço", o "brilho natural", a umidade que deve ser mantida. Para evitar o excesso da oleosidade, o PRIMER é um bom aliado, mas precisa ser um primer que controle a oleosidade sim, mas mantenha este viço. Segundo ele, uma pele negra seca distoa da realidade e fica meio artificial, porque a pele do corpo não segue o conjunto.

Como Primer, ele sugere:

* MAC Prep + Prime Natural Radiance Base Visage
* Mineralize Chage Water Moisture Gel


Como alternativa, você pode tentar o primer Pré-Maquiagem da Toque de Natureza. Além de deixar a pele hidratada, ele dá uma segurada legal na oleosidade.

Você encontra em várias lojas que venda Toque de Natureza/Marchetti ou na loja Debby Shop.





BASES

Para ele é mais complicado, porque ela precisa estar no tom certo. Por haver tons de pele mais amarelados e outras mais avermelhadas, é necessário experimentar. Caso a base venha ficar meio cinza, é porque está mais clara que o tom da sua pele. Se aplicar a base e perceber que ela ficou meio rosa, cor de índia ou avermelhada é porque você apresenta tom de pele amarela e foi reforçada com o tom/reflexo de uma base com fundo rosado.

Do contrário, ele explica que, caso você aplique uma base e perceba sua pele mais amarela, é porque você tem a pele mais rosada e por isso.

Sobre bases ele indica:


Studio Scultp - indicadas para peles bem negras e até com manchas. Deu exemplo das angolanas que iam na loja;
Studio Tech - Matte Natural - Alta Cobertura - Cremosa em compacto
MatchMaster - Matte Natural - Média Cobertura - Líquida em Vidro
Mineralize Satin Finish- Acetinada - Leve cobertura - líquida em Vidro
Face &Body - Muito Viço - leve cobertura - Aquosa em garrafa plástica




Outra dica bacana é evitar o uso de bases que vão deixar nossa pele opaca, isto é, totalmente mate. Ele afirma que a pele negra aparece muito mais textura do que peles de outros tons. Ele sugere, para quem gosta da pele mate, mantê-las somente nas zonas frontais como testa, bochecha e área do "bigode chinês. Já no redor do rosto com efeito mais natural. Para isso você pode usar dois tipos de base e/ou iluminadores.

Sobre bases, ele não indica, mas quem está à procura sugiro estas:

* Base Vult nº 6 - Acabemento mais efeito natural.


* Base Dream Matte Mouse da Maybelline cor Caramel




SOBRE ILUMINADORES:

Ele ressalta que é importante usarmos cores intensas puxadas para o "douradão", bronzer e jamais escolher cores e tons em pérolas, marfim ou prateados, porque os tons mais esbranquiçados e frios acabam por deixar a pele negra acinzentada (efeito fantasma). Ele cita o exemplo do vídeo que foi feito comigo, com uma proposta andrógina e totalmente "passarela". Por isso coube o uso de um iluminador mais claro. Mas, para efeito "bonita dia-a-dia todo o dia" não cabe estes tons.

No vídeo, ele sugere estes iluminadores:


*Mineralize Skin Finish Gold Deposit
 *Blush com brilho Style, Format, Margin, SpringSheen, Peach Twist,
 *Plum Foolery, SunBasque e Sweet As Cocooa
 *Glorify - Coleção I Extra Dimensinon


--> Como alternativa você pode usar uma sombra bem dourada que você tiver ou mesmo o pó bronzer. Caso queira adquirir um iluminador, uso o Blush nº 06 da Vult que, na minha opinião, dá um efeito incrível também.
Outro pó bacana é o Pó Iluminador Bege Cintilante da Catharine Hills. Ambos dão efeito Glow.


Sobre BLUSHES:

Para ele vale a mesma regra dos tons profundos (exemplo dos iluminadores). Quanto mais claro o blush, maior é o risco de "acinzentar" a pele.

Ele indica:

Rosa - CoyGirl, Plum Foolery ou Dolly Mix
Pêssego/Marron - Melba, Gingerly, Coopertone, Rainzin, Format, SpringSheen, PeachTwist ou San Basque
Vermelho - Frankly Scarlet
Vinho - Fever
Saúde - Frankly Scarlet (muito leve) ou Desert Rose
Contorno - Blunt

Eu sugiro:

Rosa - Blushes Dailus Cor Quartzo-Rosa e Rubi ou Natura Faces 5
Pêssego - Blush Vult cor 4
Vermelho - Duo Vinyx (Rosa claro com Laranja citrico)
Vinho - Natura Faces cor 06.
Saúde - Malva Koloss ou Péssego Avon
Contorno - Sombra nº 208 Koloss

Sobre PÓS:

Sugere o uso do pó em áreas específicas, por causa da opacidade e destoar o rosto do corpo.

Ele indica - Studio CareBlends

Eu Sugiro - Pó Compacto Vult nº 6, Pó Mineral Tracta nº 6, Pó Avon Color Trend, Marchetti nº 5 e 6.

Sobre SOMBRAS:

Sugere o uso de cores profundas. Cores claras e opacas, mesmo esfumadas dão ar mais claro com risco de acinzentar a pele.

As cores sugeridas são: azul marinho, uva, cobre, verde militar, verde musgo, dourado, beringela, verde teal,  verde sereia, bronze, preto e marrom cintilante. Metálicos ficam ótimos e bem vibrantes. Sugere evitar cores frias, principalmente os cinzas e prateados, precisam ser usada com extremo cuidado.

Sugere ao invés do marfim/pérola optar pelo o dourado claro.

Sobre OLHOS:

Máscaras para cílios Coloridas.

Lápis: Sugere o lápis bege ao branco.

Sobre SOBRANCELHAS:

Usar tons acinzentados, pois parecem mais naturais, NUNCA cor preta, para não parecer artificial. Marrons puxados para os cinzas.

Sobre BATONS:

Evitar batons de base branca para não parecer neon. . Sugere tons de vinho, rosa shoking, cor nude - tons de café com leite, roxo, uva, vermelhos - precisam ver os tons para não ficar com efeito neon, ameixa, marrons metálicos.

Para ele, quanto mais escuro for o batom, mais destaca a pele negra.

E é isso, pessoal! Espero ter conseguido sintetizar as sugestões do Maycon aqui e também dar minhas sugestões de opções de cores e marcas à MAC, que é a especialidade do Maycon.

 Beijos e até o próximo post.


















Pin It

7 comentários:

  1. Adorei d+ todas as dicas e pra falar a verdade andava precisando mesmo, pois ando achando que algumas coisas estão tendo esse efeito acinzentado na minha pele e até então não sabia o porque, gosto muito de maquiagem mas tenho dificuldade com oq fazer e ver dicas porque me parece que as industrias só fazem produtos para pele branca isso tem me chateado muito....
    estou muito feliz em ver esse vídeo e em seguir teu blog, bom também você ter dado indicação de produtos similares pras cores indicadas por ele afinal eu não posso pagar pelos produtos da mac. bjo grandão

    Me Visita
    A Gorda Revolucionaria

    ResponderExcluir
  2. Milly Costa,

    Obrigad pelo carinho, Milly. A proposta é justamente esta: conhecer melhor nosso corpo e nossas necessidades para exigir da indústria cosmética que se elabore produtos para nossa realidade. Algumas respostas já chegaram, como a Natura, por exemplo, que aumentou em alguns tons suas cores de base e pó para atender uma pele mais negra.

    Acredito que, a medida que a gente passa se conhecer, conseguimos ferramentas para exigir destas empresas que atendam nossos sonhos e necessidades.

    Seja bem vinda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Com o perdao do termo:PUTA QUE PARIU Q POST FODA, FER!

    sensacional! adorei!curto maquiagem, e gosto de usar quando eu saio, nao durante o dia.mas tenho algumas duvidas sobre cores boas pra pele negra. tenho 2 bases da Mac, pó, um blush rosinha e uma sombra Carbon. bom saber q continuo no caminho certo.

    bjs da Aline Jansen.

    ResponderExcluir
  4. Aline Jansen,

    Muito obrigada, amada. Apenas disponibilizei o que o Maycon fez. Fiquei feliz porque isso teria sido um dos pedidos que eu fiz a ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fer acabei de assistir um video seu no youtube
    de make para pele negra
    Estava precisando de te fazer uma visita mesmo
    É uma correria louca na minha vida Filho/Escola/Trabalho/Blog que quando a gente presta atenção já é sexta feira
    Beijos da Nega

    http://esmaltenanega.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esmalte na Nega,

    Obrigada querida por sua visita. Espero que retorne mais vezes. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha iluminador aumenta a região do rosto aplicada, quem tem bochechas grandes não deve usar iluminador por que fica maior ainda. Quem tem pele oleosa, que é o caso da maioria das negras e morenas, não deve usar blush creme, base líquida, e iluminador por que a hidratação natural da pele já faz ela brilhar. Eu recomendo usar tons diferentes de base, pó compacto, ou blush, sempre mate, para fazer o contorno e iluminar a zona T. Não esqueçam peles oleosas não é para usar iluminador e sim pós, bases, blush mate.

    ResponderExcluir