1 2 3

Saiba a diferença entre: Reconstrução, Reposição de Massa Capilar e Anti-Age.



Tem SORTEIO rolando aqui no blog. Participe!

E aí, pessoal! Tudo bem? Para variar procuro sempre ( e na medida do possível) atender as solicitações de vocês leitores e espectadores que estão em busca de informações para sanar dúvidas sobre técnicas, procedimentos entre outros esclarecimentos, seja sobre maquiagens ou mesmo sobre cabelos.

Sempre friso que não sou profissional, apenas uma pessoa, mulher, cidadã e consumidora que tem experiência em cuidar dos seus próprios cabelos e fazer suas maquiagens.

O post hoje tem a tentativa de esclarecer a diferença no uso de cremes reconstrutores, de reposição de massa capilar e anti-age para nossos cachos.

Vamos lá:

Qual o papel da HIDRATAÇÃO COMUM?

Os produtos para hidratar os cabelos tem a função de oferecer emoliência aos fios, deixando-os mais macios, fáceis de pentear e brilhantes. Eles tem a função de "fechar superficialmente as cutículas", após o uso do shampoo e/ou condicionador, contribuindo para que os cachos fiquem certinhos, no lugar, com brilho e até definidos. Sua frequência é ideal a cada 1x por semana.

Sendo que a hidratação comum sozinha não dá conta de deixar os fios mais bonitos e repor as substâncias que são perdidas no dia-a-dia com tudo que a gente faz neles. Hoje, há necessidade de outras reposições  como queratina, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos entre outros ativos em nossos cabelos.



Qual o papel da RECONSTRUÇÃO?
Como o próprio nome diz: (re)construir, isto é, construir novamente, reformar.

O nosso cabelo é formado, basicamente, por queratina, que tem ao todo 19 aminoácidos.
As agressões diárias, somadas às agressões químicas e físicas que nós provocamos como: coloração, relaxante, escovas, alisamentos, pranchas, permanentes entre outros, acabam por fazer perder alguns desses aminoácidos que precisam ser repostos para que os cabelos continuem fortes, resistentes e no lugar.

O creme reconstrutor tem pH ácido, isto é, abaixo de 7 e sempre tem um percentual de queratina em sua composição, pois ela é o elemento fundamental para "emendar" os fios internos que estão rompidos dentro da fibra capilar.
Sua função não é hidratar, isto é, dar emoliência. Por isso pode ser comum alguns fios parecerem mais ásperos, grossos e pesados. Para isso será necessário aplicar, após o enxague, um creme hidratante, para "soltar" mais os fios e deixá-los molinhos.

O ideal da reconstrução é fazê-la a cada 15 dias. Usando shampoo anti-resíduo na lavagem e aplicação direta do creme reconstrutor. Se quiser, pode-se acrescentar um pouco mais de queratina líquida ou em gel para potencializá-la (dependendo da situação em que o cabelo se encontar). Fios muito detonados pedem mais do que uma reconstrução por quinzena.

Qual é o papel do ANTI-AGE?

Estudos comprovam que, assim como a pele sofre com os efeitos do envelhecimento, da mesma forma também os cabelos sofrem com os danos causados pela ação do tempo. Os principais deles são: os maus cuidados e os radicais livres (que são toxinas que o corpo produz com o avançar da idade não produzem mais)  e estas ausências acarretam a perda da saúde e beleza dos fios.

Os produtos com ação anti-age, isto é, anti-idade, tem a função de agir diretamente na fibra capilar enfraquecida, reparando, gradativamente, os danos causados por processos químicos e ações externas, repondo os nutrientes perdidos. 

Os produtos focados em reconstrução capilar possuem em sua composição, além da queratina, mais de uma proteína, que é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso os produtos com Queratina e Cisteína, Queratina e Proteína do Trigo, Creatina e Proteína do Trigo tem esta ligação de mais de uma proteína em sua composição torna o produto de caráter reconstrutor.

Há vários outros fatores que podem provocar o envelhecimento dos fios: as alterações hormonais típicas da gravidez, da lactação e da menopausa ou da queda natural na produção de sebo pelo couro cabeludo (o que acontece por volta dos 45 anos de idade). A exposição solar, secador, babyliss, prancha;  processos químicos: como alisamento, coloração, descoloração enfim,  tudo isso faz com que os fios percam lipídeos, que são responsáveis por mantê-los hidratados e com as escamas unidas. 



Qual a função da REPOSIÇÃO DE MASSA CAPILAR?

A função da Reposição da Massa Capilar é repor uma substância que o cabelo produz naturalmente para manter o selamento da cutícula. Este selamento é uma espécie de "cimento" que une as escamas/cutículas dos fios, fazendo com que estas protejam o córtex capilar, garantindo o brilho e a sedosidade.

Caso os fios não tenham a reparação adequada para sanar tantos danos, a parte interna da fibra  fica em risco perdendo tudo o que está dentro dela, ou seja, proteínas, vitaminas e pigmentos, deixando ela mais fraca e rompendo, isto é, quebrando ou mesmo caindo com mais facilidade. Ela atua de forma inteligente na estrutura dos fios, devolvendo a condição original dos cabelos e promovendo uma proteção extra contra danos futuros

Os sinais evidentes de quando os cachos precisam de reposição destes nutrientes é quando eles ficam sensíveis, quebradiços, sem brilho, ressecados, porosos, ásperos, com pontas duplas e com aspecto envelhecido. É por isso que profissionais tem alertado que é preciso investir em manutenção anti-idade, independentemente da faixa etária, para previnir este dano aos fios. 

O ideal é usá-lo a cada quinzena.

 E aí, pessoal? Ficou claro agora a diferença entre eles? Agora é ver como estão nossos fios e tentar investir na manutenção correta.

 Beijos e até o próximo post. 





































4 Crilouras Comentaram:

Mari Fontenele disse...

Oieee Fe!!! Nossa quanto tratamento!!! Vou comecar a procurar esses produtinhos por aqui, pois tenho tintura e luzes, acho que meus cachos tao precisando de um pequeno help...Ahhhh to super feliz, o marido de uma amiga minha voltou do Brasil e minhas encomendinhas de cremes ja chegaram. Pedi 2 Novex, um Mix de manteigas e outro com Argan, cremes de pentear p/ cabelos cacheados da Seda e Pantene...So n pedi mais pq o coitado ja ta fazendo um favorzao, e tipo poderia pagar excesso de bagagem...Nao vejo a hora de buscar meus produtinhos. Bjs Fe!!!

Jé Nery disse...

Oi! Eu acabei de descobrir seu blog e estou achando ele o máximo... parabéns!!! Poxa, eu tenho cabelos cacheados e faço luzes, devido a isso eles estão mto fracos e quebraaannndo que só... preciso de algum produto que faça meu cabelo parar de quebrar urgentemente, mas... como sou desfavorecida financeiramente... rsrsrs ele não pode ser mto caro sabe rsrsrs to desesperada kra, você não tem uma dica boa pra me dar não? bjoks!

ligia duarte disse...

oi linda, tenho uma questão a colocar-te. eu cortei o meu cabelo bem curtinho há dois anos, para poder acabar com as quimicas, estava a ficar com o cabelo muito fraquinho na frente. Passado um tempo de ter curtado passei relaxante da afrovida, umas três vezes para ele ficar com os cachos mais soltinhos, mas já passou quase um ano desde a última aplicação. O meu cabelo não passa dos ombros (numca mais cortei, nem pontas) e à uns meses para cá que cai que é uma coisa parva. Não sabes o que posso fazer? será que preciso cortar outravez? obrigada bjs

Unknown disse...

nossa fer! teu post caiu como uma luva pra mim! ontem eu relaxei os fios depois de quase 4 meses. ai depois passei numa loja pra comprar algum produto pra alimentar o vicio (haahaha) ai pensei em comprar algum produto pra reconstruçao, mas tinha muita dúvida sobre. aí só comprei uma queratina liquida da Fina Flor. conhece? acho q tenho q comprar uma mascara tb ne? bjs da Aline Jansen

Postar um comentário