Primeiros-Passos para se tornar crespa/cacheada:


Olá, pessoal! Tudo bem? O post hoje é dedicado a falarmos sobre os primeiros passos para quem está chegando ao mundo das crespas e cacheadas e está meio perdida sem saber o que fazer, como cuidar, o que usar e etc.

A idéia é criar um pequeno manual para que muitas mulheres e homens, possam se orientar e aprender a lidar com a realidade e a beleza dos cabelos crespos e cacheados, seja ela quimicamente tratado ou não.

Muitas pessos desejam mudar de química, isto é, de princípio ativo ou mesmo sair do liso e ir para o crespo/cacheado natural ou sair da química e ir para o natural. Independente da sua escolha saiba que os cabelos, assim como nosso corpo, tem os seus limites e devemos respeitá-los. As nossas escolhas sobre o que fazer, como uar interferem de forma direta sobre a realidade deles.

Está na transição? O que fazer?

Recebo diversos emails e mensagens com pedidos de dicas e sugestões sobre o que fazer para lidar com a realidade de um cabelo crespo que está passando pela transição, mas que a pessoa está encontrando dificuldades para tratar. Saiba que este processo é chatinho e delicado mesmo, mas você pode tirar proveito disso para ficar ainda mais bonita.

No meu caso, quando passei pela transição, a primeira providência que tomei foi cortar os cabelos e colocar tranças. Além de disfarçar a raíz crescida e o comprimento quebrado (porque na época usava guanidina e implantes), estimulei o crescimento dos fios. Mesmo com tranças lavava normalmente os cabelos e hidratava a raíz.

Para quem não quer usar tranças, o caminho é fazer um corte para remover a parte saturada de química ou, se tiver complicado, hidratar bastante. O segredo da beleza de um cabelo crespo e cacheado é o quanto você pode investir em hidratações. Quando digo "quanto" não estou falando necessariamente de $$, mas sim da sua disposição em hidratar seus cabelos.

O que você irá precisar?

Para começar acho importante ter:

- Um espelho para você se ver;
- Um pente com dentes largos;
- Uma toalha em tecido algodão;
- 1 shampoo hidratante de sua preferência;
- 1 condicionador hidratante de sua preferência;
- 1 máscara para hidratação;
- 1 creme de pentear ou leave-in.


O ideal é usar o shampoo e condicionador da mesma linha. Assim os ativos de um se complementam com o outro, mas isso não é obrigatório.

Quando sugiro produtos hidratantes são aqueles desenvolvidos com ativos que são bem recebido pelos nossos cachos, em geral, produtos a base de tutano, colágeno, manteiga de karité, coco, argan, cupuaçu, macadâmia, germem de trigo, manteiga de cacau entre outros.

Como devo fazer?

Para quem está começando a sugestão, na minha opinião, é tentar tratar dos seus cabelos 3x por semana. Isso porque no decorrer da transição os fios ficam muito ressecados e, se trançados, ficam mais ressecados ainda. Portanto, hidratando por 3x isso irá ajudar bastante em seu desenvolvimento.

Dicas:

- Preferencialmente, lave durante o dia e não prenda;
- Lave com água fria ou morna. Jamais água quente;
- Ao lavar, certifique-se de que não ficou nenhum resíduo de shampoo ou condicionador nos cabelos. Lave muito bem até a água ficar limpinha.
- Ao aplicar a máscara e o creme para pentear/leave-in, seque bem os cabelos.
- Se desejar, use moderadamente o secador com difusor.

Segue abaixo um vídeo que fiz para orientar sobre como hidratar e pentear os cachos:

                                         Vídeos com dicas em como hidratar seus cabelos.

                                               Video com dicas em como pentear cabelos.

Para finalizar:

Na minha opinião é importante levarmos em consideração o tipo de cabelo que temos. Se você tem cabelos finos, o ideal é o usar o creme do tipo leave-in, isto é, mais fluído para que ele possa pentear e ao mesmo tempo "soltar" seus cachos. Para quem tem cabelos com fios mais grossos, a sugestão é usar cremes para pentear, porque costumam ser mais densos e aderem melhor ao fio grosso e ressecado.

 Iniciando seu tratamento com esta sugestão, brevemente você verá seus resultados: cabelos hidratados, com brilho, definidos e com balanço.

Espero que estas pequenas dicas contribuam para o bem estar de vocês.

 Beijos e até o próximo post.

Pin It

19 comentários:

  1. Dicas preciosas Fehh,tive dificuldade em encontrar produtos certos pro meu tipo de cabelo e ainda sigo testando alguns.
    Mas acima de tudo aprendi que é fundamental ter muita paciência e dedicação.
    Adoro vc ♥

    ResponderExcluir
  2. Estava sumida mesmo Fê, mas voltei!
    Ai fê, você lembra de mim sua fofa, me senti querida viu? One love!
    Quero parar com o alisamento. Estou com 3 dedos de raiz e o resto alisado mas, está mega quebradiço (dá dó). Estou sem coragem de cortar. Pensei cortar a parte lisa e fazer tranças até ele ficar mais compridinho.
    O que achas? cortar e deixar crescer com cuidados ou vale cortar e trançar por um tempo?
    Mas enquanto não corto, vou reconstruindo.
    Bjs e brigadão

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fêh,
    Hoje pela manhã estava pensando nisso: como temos que ter dedicação para os cuidados com nossos cabelos crespos e cacheados, pq o relógio desperta cedo e mesmo com aquela preguiça de sair da cama, sabemos que a maratona pra dar aquele jeitinho nos cachos tem q ser feita...o meu jeito de passar o creme é bem parecido com o seu inclusive o creme q estou usando é o mariana e o finaizador da Lunablu, pq gosto dele um pouco durinho.. Parabéns pelas dicas e vídeo explicativo tenho certeza q muita gente curtiu;) bjao!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie Fe, este post deu certinho pra mim!!! Ha anos que alisava meu cabelo, desde dos 14 anos, hj to com 27!!! Ja fiz relaxamento que me deixou quase careca, hene, ai depois parei com alisamento e vivia de escova e chapinha, depois fiz umas 4 progressivas!!! To exatamente na transicao, desde de janeiro que n faco progressiva, e por incrivel que pareca nao perdi meus cachos!!! O unico problema e so o dia seguinte, pois as vezes amanhece quase sem cachos e hiper armados!!! Mas aos pouquinhos to aprendendo a doma-los, uso um umidificador excelente da Pantene (a unica marca barata que investe em cabelos crespos e cacheados aki na Australia) e depois passo meu creme de pentear da Pantene que uma amiga me trouxe do Brasil (da marca aqui n existe leave in apenas um mousse e particulamente n gosto de mousse pois resseca meu cabelo). Confesso que to aprendendo a amar o meu cabelo, to me sentindo mais eu...antes n sabia cuidar, achava que era so alisar e pronto. Agora to correndo atras do prejuizo e to amando meus cabelos. Depois que se aprende a cuidar rapidinho vc da um jeito nele pela manha,coisa que ja tiro de letra!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu gostei bastante e acho o efeito muito legal, eu pretendo fazer no meu mas estou na dúvida! você me ajudou bastante. www.mimosefutilidades.com

    ResponderExcluir
  6. Mabi Mathias.

    É isso aí, amiga. O caminho é este. A gente ir experimentando, ouvindo opiniões diferentes para saber se vale a pena ou não investir num determinado produto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adelaide,

    Tenho boa memória e não esqueço das pessoas que, mesmo sem eu ver ou conhecer, me faz bem. No seu caso, é uma boa alternativa pensar em cortar este comprimento alisado e saturado da química, deixá-los naturais e investir nas tranças para estimular o crescimento. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Kelldias,

    Pois é, amiga. Acredito que todas nós passamos por isso, mas não podemos abrir mão do nosso bem estar. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mari Fontenele,

    Pois é, amiga. Cabelos são como plantas: precisamos cuidar para que eles cresçam saudáveis. O ideal, quando não se pode ou não se quer molhar os cabelos, é usar o umidificador para deixar os cachos no lugar. Eu uso muito também. Isso encurta o tempo e valoriza os cachos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Confissões desesperadas,

    Que bom que tenha contribuído com um norte para ti. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda estou no processo de largar os produtos químicos para deixar o cabelo "descançar".
    Estou em dúvida, em que momento devo desembaraçar o cabelo e como devo fazer : com pente ou a ponta dos dedos?
    Normalmente eu desembaraço no processo de lavar, depois que aplico o Condicionador,deixo agir alguns minutos e desembaraço com pente largo enxáguo...depois seco ele, deixando úmido,depois desembaraço denovo com pente largo. Tá certo asssim??? =/

    ResponderExcluir
  12. Oie Fernanda ví o seus vídeos e achei super interessante as dicas e já comecei a colocá-las em prática, só tenho algumas perguntas, quando se faz esse processo de transição o cacheamento dos cabelos demora conforme o tipo de química de cada um néah, pq no meu caso eu alisava só a raiz com guanidina, e acho que faz uns 3 meses que não aliso mais...só queria saber quanto tempo mais ou menos demora pra começar a dar um resultado legal..Bjos

    ResponderExcluir
  13. Fernandinhaaaaa fofaaaaa......
    Suas dicas são maravilhosas e quando sigo alguma delas sempre mim dou bem hein!!!
    Nunca se esqueça de nós "crespas" pois suas dicas nos ajudam muito.

    Beijocas....

    ResponderExcluir
  14. eu, particularmente não tinha encontrado ainda um vídeo tão explicativo quanto este... principalmente com o tipo de cabelo como o meu. Parabéns Fernanda! eu vou usar tudo o que vc está ensinando. Vou assistir a esse vídeo quantas vezes for preciso até eu aprender tudinho. obrigada querida! bjus

    ResponderExcluir
  15. Nossa,amei e mto obrigada,ja estava desistindo de novo de ter cachos(ja fiz isto antes e me arrependi);dicas de ouro.Agora e so deixar a preguica de lado.bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa,amei e mto obrigada,ja estava desistindo de novo de ter cachos(ja fiz isto antes e me arrependi);dicas de ouro.Agora e so deixar a preguica de lado.bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossa,amei e mto obrigada,ja estava desistindo de novo de ter cachos(ja fiz isto antes e me arrependi);dicas de ouro.Agora e so deixar a preguica de lado.bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Fe , queria saber se é preciso corta o cabelo? Eu passei muito tempo usando fibras para meu cabelo crescer e não gostaria de corta. Vai fazer dois meses que alisei , sera que posso hidratar assim mesmo ou é necessário que corte?

    ResponderExcluir