Por trás do rótulo e os seus cachos.


E aí mulherada! Tudo bem? O post de hoje é dedicado a falar sobre uma curiosidade, que até chega para mim por mensagens de vocês, sobre a composição, substâncias, princípios ativos, ativos entre outros que há em determinados produtos.

 Estas perguntas são um tanto comum, quando surgem dúvidas sobre o que usar ou escolher entre um produto ou outro ou linha de manutenção entre outros. Hoje em dia, sabemos que a indústria cosmética tem avançado em estudos e desenvolvimento de produtos de altíssima qualidade e que também podem oferecer a relação de custo x benefício, isto é, ter num mesmo produto preço, qualidade e claro acessibilidade em sua aquisição.

Para nós que temos cabelos crespos e cacheados, sabemos dos cuidados iniciais e avançados que precisamos ter diariamente com os cachos para que eles não venham ressecar ou perder a viscosidade. Para isso é importante saber quais são as substâncias "amigas do cabelo crespo e cacheado" e quais são aquelas que podemos dizer ser nocivas ao embelezamento dos fios.

Uma das coisas que hoje está havendo um consenso em geral, seja por parte das indústrias ou até mesmo nossa exigência como consumidoras e cidadãs, é a elaboração de produto que não sejam nocivos à nós e tampouco ao meio ambiente. Portanto, devemos ter um certo cuidado com produtos que traz consigo em sua composição substâncias como silicones insolúveis, petrolato e sulfatos.

O que são estes produtos?

 São substâncias usadas na indústria cosmética para desenvolvimento de produtos que tem a promessa, digamos, de produzir um efeito imediato de brilho, hidratação, controle de cachos e volumes imediatamente, mas que, a médio/longo prazo, podem oferecer riscos aos fios.

Quando me refiro a riscos, não estou falando sobre queda capilar, mas sim de ressecamentos inexplicáveis de uma hora para outra, ressecamento, porosidade, perda do efeito de beleza dos produtos entre outros.

Quais são as reações que estas substâncias causam?

Petrolato/Parafina/Óleo Mineral:

Oriundos do petróleo, além de serem tóxicos ao meio ambiente, eles:

* Criam uma barreira na superfície da pele que bloqueiam os poros, impedindo a pele respirar;
* Aceleram o processo de envelhecimento da pele ao encorajar a geração de radicais livres;

Há países, como por exemplo, na União Europeia, que o uso de Petrolatum é restrito, porque eles associam que estes produto é altamente químico à ponto de gerar sérios problemas à saúde pública, entre eles o câncer de mama. No Brasil, que eu saiba, a Anvisa, não criou nenhuma restrição ao uso destes produtos.

O uso indiscriminado destes produtos pela indústria cosmética é sua relação de custo x benefício na produção de produtos e obviamente, blacks, o lucro maior com o menor investimento em matéria-prima de ponta.


Sulfato de Sódio

É um tipo de detergente bem agressivo, barato e muito utilizado em shampoos, por suas propriedades de limpeza e de produção de espuma. Em geral é derivado do petróleo. Eles podem causar irritação nos olhos, descamação do couro cabeludo (similar à caspa), irritações cutâneas e outras reacções alérgicas. 

Estes são algumas das possíveis reações que estas substâncias podem causar aos nossos cachos, ao nosso corpo e meio ambiente.

Como saber o que estou comprando?

Segundo a determinação da Anvisa, os produtos precisam trazer em seu rótulo informações ao consumidor sobre quais substâncias estão sendo usadas na composição de seus produtos. Desta forma, ao escolher um produto verifique se eles contém em sua composição, alguns destes ativos. Confira no rótulo, se há algum destes ativos.




* Amodimethicone (insolúvel em água se sozinho)
* Cetearyl methicone
* Cetyl Dimethicone
* Cyclomethicone
* Cyclopentasiloxane
* Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
* Dimethiconol
* Stearyl Dimethicone
* Trimethylsilylamodimethicone
* Simethicone
* Polydimethylsiloxane
* Methicone
* Phenyl Trimethicone
* Dimethylpolysiloxane

* OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone. 

* Petrolatum/petrolato
* Mineral Oil/óleo mineral
* Parafinum Liquid/parafina líquida
* Vaselina

Se você tem dúvidas entre usar um produto ou outro, compare os dois produtos e vejam suas composições. Assim será mais fácil saber e entender, o que é mais seguro ou não para ser usado.

Escolha produtos não agressivos e naturais para tratar dos seus cachos, nega.



 E é isso, blacks, espero que estas informações sejam úteis a vocês.

 Beijos e até o próximo post.






.





Pin It

10 comentários:

  1. Oi Feh ts bom???? Nossa n sabia nada a respeito desses ativos. Pra falar a verdade nunca entendi esses nomes complicados e feios nos rotulos dos produtos pra cabelo. Sempre compro os produtos pela marca, preco ou se alguma amiga ja usou (acredito que mtas fazem o mesmo e poucas entendem ou se quer leem os rotulos assim como eu!)...mas agora vou ficar mais atenta...Mto obrigada Feh!

    ResponderExcluir
  2. Uau, adorei seu poste, sou Brasileira mais actualmente moro na Europa, formada em estética e cosmetologia também adoro trazer post assim para o meu blog, entro de cara doa a quem doer, seja empresas, representantes, distribuidores, cabeleireiro que também sou, gosto da verdade por isso amei seu post, pois também resolvi assumir meus caracóis abandonei chapinha, secador rsrs agora amo meus caracóis, gostaria de te covidar a fazer uma participação em meu blog, falando de algo assim, que achas, qualquer coisa é só me contactar contacto.emoda@gmail.com
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Feh continuando sobre o tema do post, acabei de me lembrar que comprei 2 produtos da marca Schwarzkopf (Aqui na Australia a Schawarzkopf tem uma linha para o grande publico, onde vc encontra em supermercados, drogarias e etc.)comprei um ativador de cachos e um mousse, e percebi que pelo cheiro continha mta concentracao de alcool, e meus cachos acabaram ressecando. Tb tava usando uma linha de tratamento com queratina da mesma marca e o cabelo ficou ressecado (agora to usando o Pantene para cabelos cacheados e uma maravilha).Produtos de finalizacao como ativadores de cachos e mousse se tiver mto alcool pode ressecar o cabelo? Qual outro dano que tb pode causar? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mari Fontenelle,

    Pois é, menina. Também estou aprendendo e vim compartilhar com vocês sobre estes perigos que, nossos cabelos amam, mas que a médio ou longo prazo, podem apresentar algum tipo de problema em nosssos cachos.

    ResponderExcluir
  5. Mimi Lucena,

    Obrigada, querida. Acho que o dever de nós que, independente de sermos profissionais ou não, mas por determos algum conhecimento é compartilhá-lo. Paulo Freire já dizia que conhecimento só é conhecimento se compartilhado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Mari Fontenelle,

    Esta marca aqui no Brasil é caríssima! Esta questão do ressecamento, acredito ser comum, pois minha chefe comprou um shampoo e se arrependeu, porque também ressecou seus cabelos que parecem cabelos de crianças de tão fino e brilho (embora sejam lisos).

    Com este post a gente aprende que, seja produto de marca nacional ou importada, estes agentes podem estar inseridos em sua composição e podem fazer mal aos fios.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda , eu já tinha lido sobre isso , mas confesso que só me confundiu mais , pois agora saio lendo tudo qto é rótulo ... e 90% dos produtos que pesquiso e/ou uso tem pelos menos dois destes componentes ... o que fazer ? deve ser a longo prazo que prejudicam os fios , e todo o tempo que usamos os produtinhos desde nossa infância ?

    bjos e obrigada por mais esta dica

    ResponderExcluir
  8. Pois e Feh aki na Australia temos a Schwarzkopf carissima como no Brasil e a linha voltada ao publico, paguei cerca de 8 dolares no ativador de cachos e 4 no mousse...o shampoo, o condicionador e o creme de hidratacao paguei cerca de 20 dolares. No Brasil tive a chance de usar a hidratacao da marca em salao de beleza, e amei, por isso aqui como tem uma linha mais barata resolvi testar, porem me decepcionei =( Nunca senti tanto cheiro de alcool em um creme e mousse!!!!

    ResponderExcluir