Pontas Ressecadas? Acabe logo com isso!


 E aí blacks iluminadas! Tudo bem? O post hoje é para falarmos um pouco mais de um dos problemas que mais aflingem e incomodam as mulheres em geral, e na minha opinião, nós que temos cabelos crespos e cacheados torna-se uma tormenta: Pontas duplas e ressecadas.

 O que fazer para se livrar deste mal?


 Pode parecer bem óbvio sugerir o corte a cada trimestre para eliminar estas pontas esgarçadas, mas há caminhos que podem atenuar o efeito ressecado mesmo para quem experimenta aparar as pontas.

 Um dos caminhos para amenizar o problema é realizar a umectação ( isto é, o banho de óleo/manteiga vegetal), apenas nas pontas e depois prosseguir para a lavagem. Como assim? Desta forma:

1) Com os cabelos sujos, pegue uma quantidade de óleo/manteiga vegetal, se desejar aqueça um pouco e aplique somente nas pontas ressecadas. Deixe agir, no mínimo, por uma hora. Para quem tem pouco tempo e precisa de mais resultados, uma dica é fazer isso à noite antes de dormir e, pela manhã, lavar e hidratar os cachos. Vocês começaram a perceber que as pontas ressecadas, duplas e porosas começaram a se minimar.

Quantas vezes posso fazer isso?


Na minha opinião, quantas vezes você achar necessário, mas tente fazer, pelo menos 2x por semana.

Que tipos de óleos ou manteigas vegetais são indicadas?


Para quem é cacheada veterana ou está chegando agora sabemos que os produtos à base de silicones e óleos minerais não são legais para nossos cabelos. Eles tem um efeito acumulativo nos fios que, com o tempo, nem com o shampoo mais forte anti-resíduo consegue eliminá-los. O ideal, na minha opinião, são os produtos naturais, isto é, os óleos e manteigas vegetais que costumam ser vendidos em supermercados, lojas de produtos naturais entre outros.

 Indico os óleos: azeite de oliva, coco, girassol, macadâmia, karitê, cupuaçu, argan entre outros.

 Uma outra dica bacana que suaviza estas pontas ressecadas é, ao invés do uso de reparador de pontas ( que no meu caso, não repara nada, só doa um pouquinho de brilho artificial) é você usar como reparador um pouco de óleo vegetal. Eles ajudam a selar as pontas e dar uma força na definição dos cachos.

Lembrando, blacks, que estes são apenas pequenas dicas e paliativos para minimizar os efeitos dos cabelos ressecados e porosos, o ideal é, tentar se desapegar e, realizar um corte para modelar os fios e/ou aparar as pontas a cada trimestre. Assim seus cachos ficarão mais bonitos, em forma e definidos.


Lembrando pretas, que cabelo bonito é cabelo bem tratado. Não importa o tamanho. Portanto, cuide dos seus cachos!

 E é isso blacks. E vocês, o que costumam fazer para lidar com estes dilemas?

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

9 comentários:

  1. Oi Feh td bem?

    Adorei o post to realmente precisando cortar o cabelo, o problema no meu caso nao e apego, e sim, como havia dito antes cabeleireiro na Australia e carissimo. Uma duvida, ou melhor duas...eu tenho em casa azeite de oliva (Carbonel) posso usar mesmo no meu cabelo como vc disse pra amenizar as pontas duplas?No meu caso as pontas estao meio ressecadas. Vc tem alguma receita narural para queda de cabelo? Meu marido viu o seu video sobre como usar babosa e ele adorou e ta me pedindo uma outra receitinha natural...ele tb e cacheado como nos!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OI FER!FAçO AS VEZES UMECT,AGORA VOU ACABARR COM OLEO DA MINHA CASA,DEIXA BONITO O MEU BELOBELO.RSSRS

    ResponderExcluir
  4. ai fer, voce e suas dicas valiosas né ...
    amei o post...
    bjus linda

    ResponderExcluir
  5. Mari Fontenelle,

    Obrigada, Mari. Você já me falou um pouco sobre sua realidade fora do país. Como comentei no post, na maioria dos cabelos crespos e cacheados, o azeite de oliva é super bem vindo. Sugiro que tente. Sobre queda de cabelos, eu não experimentei, mas quem usa jaborandi e raspa de juá dizem ser eficientes.

    Assim que tiver receitas naturais e eficazes, estarei dispondo para vocês aqui no blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Feh pelas dicas. Vou testar o azeite de oliva d epois te falo resultado. Ah vou esperar pelas suas receitinhas naturais. Vou adorar!!!! Bjs

      Excluir
  6. Blogger,

    Acredito que você irá aprovar as receitas com óleos e manteigas vegetais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Thais,

    Que bom que você gostou, nega. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi fe como estou feliz com suas dicas ...meu cabelo sempre foi preto com tintura.sou apaixonada por meus cachos sempre quiz clarear então arrisquei ficou parecendo palha kkkkkkkkkkkkkk ou seja feioooo comecei seguindo suas dicas agora meu cabelo ta voutando o normal muito obrigado bjs.

    ResponderExcluir