1 2 3

Shampoos sem Sulfatos para Crespos e Cachos


E aí, crespas e cacheadas? Tudo bem com vocês? O post hoje é dedicado à falarmos um pouco mais sobre algumas inovações no que tange aos cuidados dos cabelos afros, crespos e cacheados. Nestes dias estou fazendo algumas pesquisa e observando o quanto algumas coisas mudaram, para melhor, e quão satisfatórios são os resultados destas mudanças e adaptações.

 O que considero um grande avanço aos cuidados dos nossos cachos são os shampoos sem sulfato de sódio. Para quem não sabe o sulfato de sódio (ou sulfate) é um sal químico, também usado na indústria cosmética, que confere maior força de "limpeza", através ação dos detergentes que produz espumas encontradas em sabonetes, pastas de dentes e shampoos.

Esta sempre foi a ordem natural das coisas, só que hoje, já está mais do que comprovado que, para a saúde dos cabelos cacheados, o ideal é investir em um shampoo sem sulfato, pois estes, mesmos sem espumas evidentes, eles conseguem limpar bem a fibra capilar, preparando-a para os demais elementos.

Ontem tive a minha primeira experiência usando o shampoo sem sulfato e gente, é incrível! Usei o shampoo Vector Force, que a Grandah Cosmetics me encaminhou (em breve com resenha completa) e percebí a diferença. Meu cabelo ficou muito legal! Na lavagem a gente sente falta do shampoo sim, mas com os ativos que estes shampoos dispõem, você consegue massagear o couro cabeludo e lavar o comprimento e tirar toda a sujeirinha nos fios.

Hoje, o mercado está crescendo e já apresentam algumas variações de shampoos sem sulfato. Vou listar alguns para vocês:



A linha Vector Force da Grandah Cosmetics é criado à base de produtos orgânicos, extraídos da flora amazônica. Sem shampoo é sem sulfeto; seu condicionador, mantem-se nos cachos e seu leave-in estimula mais a ondulação dos fios.





                                    


Esta linha Oro Argan da Bioderm, passei a conhecê-la através de uma leitora do blog que, me encaminhou um email e disse que usou e não quer outra coisa da vida. Eu ainda não experimentei, mas confesso que a procura por este produto é intensa, porque ainda não o encontrei para vender. Preço médio a partir de R$ 15,00







A linha Eco Therapy da Amend também tem uma linha de produtos livre de sulfatos e silicones. Ótimos para as crespas e cacheadas adeptas do No/Low-Poo (não ao shampoo). Preço médio à partir de R$ 18,00





A Surya, a mesma que elabora as hennas para colorir os cabelos, também tem sua linha de produtos livre de sulfatos. É a chamada Amazônia Preciosa. Uma conhecida minha usa e ama. Adora os resultados.






Uma outra linha que o conheço, mas ainda não experimentei seus produtos é a Éh! procure pela linha Orgânico na embalagem. Quem usa diz que este shampoo, embora orgânico, limpa muito os fios à ponto de ressecar. É indicado usá-lo apenas para lavar o couro cabeludo e deixar o comprimento para um outro shampoo mais emoliente.




 Qual a percepção da lavagem com um shampoo sem sulfato?

 No meu caso, percebí que a espuma é zero. A gente aplica o shampoo e é importante massageá-lo ao couro cabeludo para limpar bem e depois puxar para o comprimento. No enxague é que a gente percebe como a água sai sujinha. É aquele tipo de produtos que a gente compra, usa e acredita que não vai dar certo. O resultado final vem na secagem dos fios.



Este foi o resultado dos meus cabelos, já secos, após o uso do kit Vector Force da Grandah Cosmetics, usando o shampoo orgânico sem sulfato.

 E vocês? O que acham destes shampoos? Qual o preferido de vocês?

 Beijos e até o próximo post.

29 Crilouras Comentaram:

Rejane Hermógenes disse...

Confesso Fê que não vejo tanta diferença quando uso um shampoo sem sal nos meus cachos, dos que você citou já usei o da Surya, mas não por não ter sal e sim por ter coco na sua fórmula e nos meus cabelos deram um resultado bacana.Ultimamente tenho usado shampoo de bebe por ser menos químico e meus cachos tem agradecido...Beijo.

Fernnandah Criloura disse...

Rejane Hermógenes,

Pois é, amiga. Sabe o que tenho percebido: shampoo sem sal e sem sulfato são coisas diferentes. O sal, tipo sal de cozinha, é usado na indústria para ajudar a distribuir o produto. Afinal mexer com toneladas do mesmo, nem sempre confere uma mistura homogênea e daí se usa o sal.

Agora o sulfato é um sal sim, mas sal químico para produzir espuma. Eu aprendi isso recentemente. Para mim era amesma coisa. Você experimentou os dois?

Beijos!

Ellen G. disse...

Fernanda, nesse post você disse que os shampoos sem sulfato fazem menos espuma, mas depende dos tensoativos de liempeza que foram adicionados a sua formulação no lugar do sulfato.

Um exemplo mesmo de shampoo desse tipo que faz bastante espuma é o Éh(citado por você mesma). O amend tb faz uma relativa boa espuma. Eu já usei esse dois que citei acima e eles são ok nos meus cabelo, mas o Éh é bastante limpante(tenha isso em mente se algum dia for realmente experimentá-lo).

Felipe Ursini disse...

Já usei e tenho o OroArgan da Bioderm. É Ótimo! Não vai se arrepender se comprar :]

Abraços.
F.

Tarllis disse...

Oi Fernanndah! Eu já usei shampoo da Eh, realmente faz mta espuma e limpa muuito, no meu cabelo que é cacheado e com luzes ressecou demais, deu até um desespero rsrs. Esse ressecamento todo foi appós eu er feito uma umectação com azeite de oliva e isso me assustou muito,pois meu cabelo estava com um produto extremamente oleoso. Enfim recorri a muito condicionador e consegui recuperar. Usei apenas uma vez por isso não posso afirmar se continuará esse resultado. O que me chamou a atenção foi o preço relativamente em conta (12,00) comparado ao da amend sem sulfato.
Bjao pra vc!

Ceiça Costa disse...

Olá, Fernandah! Então...eu faço No poo, há um tempinho e estou gostando muito! Comprei a pouco tempo o Kit da Amend (Xampu, cond., leavin e cremes de tramtamento pra hidratar, nutrir e reconstruir)estou de Low poo, agora, rs. Bom, experimentei antes de ontem e está aprovadíssimoooo!!!

Fernnandah Criloura disse...

Ellen G,

Obrigada pelos esclarecimentos. Pelo menos esta era a noção que eu tinha de todo o shampoo orgânico com ausência de sulfato. De que eles não produziam espumas.

Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Felipe,

Obrigada. Todos me falam a mesma coisa.

Fernnandah Criloura disse...

Tarllis,

Obrigada, nega com compartilhar sua experiência. Farei como a Ellen também me orientou: tomar cuidado com o Eh porque ele é muito limpante.

Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Ceiça,

Obrigada, linda. Vou verificar qual devo comprar. Sinceramente, estou me rendendo ao Oro Argan da Bioderm.

Beijos!

gi... disse...

Oi fe, eu comprei o oroargan da bioderm e ainda ñ usei, mais sua consistência é incrível, parece um condicionador bem cremoso, achei a linha tda na Tamoio (drogaria) e com um preço super legal!!! To doida pra usar mais ainda tenho tanta coisa q to esperando diminuir um pouco pq gosto d usar linha tda :-) bj

Dani Reis disse...

As italianas estao usando bicarbonato de sodio e agua para lavar profundamente as madeixas de uma forma menos agressiva q os shampoos... Pelo menos eh o q elas dizem, nesse sabado vou provar e contarei aqui minha experiencia!

Gih Sena disse...

Bom dia!

Excelente post Fê.

Eu tenho lido bastante sobre o tema, e quando os meus produtos atuais acabarem, vou experimentar.
O que pode fazer com que eu desista é a dificuldade de achar esses produtos, sem sulfato, parafina, silicones, óleo mineral.
Sei que vou precisar disponibilizar tempo nas minhas compras para ler direitinho a composição dos produtos. Beijos

Magdala disse...

só o shampoo para cabelos coloridos da amend ecotherapy não contem sulfato. cuidado os outros são proibidos tem sulfato sim. essa linha marrom da foto por exemplo tem sulfato no shampoo

val disse...

oi, ja Usei varios produtos da EH cosmeticos. Inclusive estou usando o shampoo flor de lotus. É otimo. Vale a pena experientar. Assim como tbm a mascara de coco e a mascara anti idade reconstrutora deles.
bjos.

Fernnandah Criloura disse...

Gi,

Estou na mesma situação. Quero diminuir um pouco o estoque que tenho aqui para comprar mais coisas depois.

Beijos

Fernnandah Criloura disse...

Dani Reis,

Eu sei. Eu não consigo usar por enquanto, porque sinto falta da sensação de limpeza e frescor que o shampoo deixa. Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Gih Sena,

Pois é, nega. Tudo é investimento, até de tempo pra gente conhecer melhor o que está sendo ofertado por aí.

Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Magdala,

Obrigada pela dica. Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Val,

Obrigada pela sugestão. Assim que puder, vou observar com mais calma.

Beijos!

vanessa disse...

Oie!! Na minha opinião a linha da BIODERME com argan é simplismente maravilhosa! já comprei o de hidratação instantanêa e adorei e agora comprei o shampoo e o condicionador , espero que seja maravilhoso tbm. bjs!!

Pret@ disse...

oi Fernanda...semana passada eu estava lendo sobre o assunto em um blog e achei super interessante. e pela sua foto dá pra ver um aspecto bem leve dos cachos...quero com certeza investir nesses produtos para o bem dos meus cachos,estou curiosa para experimentar...adorei a resenha,

'E é interessante que a cada dia a gente aprende coisas novas!"

Fernanda disse...

Até hoje nunca experimentei shampoo sem sulfato, o primeiro será o shampoo da Bioderm (Oro argan) que comprei, mas vou usar quando o shampoo que estou usando acabar. É bom saber que as pessoas gostaram, assim fico tranquila em saber que não joguei dinheiro fora. Reitero o que a Magdala escreveu, da linha Amend Eco therapy somente o shampoo para cabelos tingidos (tampa vermelha) não contém sulfato. Já vi esses shampoos Amazônia Preciosa em uma perfumaria, as embalagens são bonitas, os produtos têm cara de bons, mas os preços são salgados, uma média de trinta e poucos reais. Obrigada pelas dicas.

Dani Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Reis disse...

Fê, ontem comecei o no poo, antes de lavar fiz umectação com óleo de coco, depois lavei os cabelos com o bicarbonato de sódio (uma xícara de água morna com uma colher de chá de bicarbonato, tem gente q coloca uma de sopa, e tem gente q diz q cada um deve adaptar e criar sua receita própria), logo após deixei meia hora no cabelo a hidratação da Garnier Fructis hidracachos (liberada para o no poo), como estava com medo de estar ainda com o cabelo sujo pq foi a primeira vez q eu fiz então resolvi condicionar adicionando um limão espremido a quantidade de condicionador q iria usar (q é uma outra receitinha para substituir o shampoo), usei o condicionador da Garnier de Manga e flor de tiaré. E no último enxague fiz aquela receitinha sua de água com vinagre de maçã, quem lava com bicarbonato deve obrigatoriamente fazer o último enxague com o vinagre q é ácido para fechar as cutículas abertas com o bicarbonato q é uma base (Assim dizem... E eu fiz por segurança...)A única coisa chata é ter tido q colocar no canto vários produtinhos q eu era acostumada a usar, tive q ir no supermercado com a famosa listinha dos silicones insolúveis e comprar produtos novos... Penteei os cabelos com o creme para pentear da Skala, passei um gel e fiz plopping... Por incrível q pareça estou com uma sensação de cabelos lavados! E estão bonitos! Hoje passei uma mousse também liberada! Vou provar por três meses e volto aqui para contar a minha experiência... P.S: Peguei as receitas para o no poo no blog do Ronaldo cachos... Beijosssssss Fê! Fica com Deus! E obrigada por esse blog maravilhoso!

Fabiana Nogueira disse...

Dani Reis o que é plopping???
bjs

Bruh Pereira disse...

Olá meninas,entrei aqui porque procurei no google sobre shampoos sem sulfato de sódio,procurei porque vi uma dica incrível em uns vídeos no youtube do cabeleireiro Robson Trindade.Gente,fiquei realmente impressiona com a técnica que ele usou e com o resultado perfeito nos cabelos enrolados! Nos vídeos vocês podem ver que é muito fácil e dá pra fazer em casa mesmo,basta ter o shampoo sem sulfato de sódio,que não faz espuma..condicionador e uma toalha de papel! Adorei! Vou comprar um desses shampoos e tentar fazer pra ver se dá resultado,porque não fazem também? Vou deixar o link de alguns vídeos que vi para vocês verem.Beijos!

http://www.youtube.com/watch?v=nAESMb8NvbM

http://www.youtube.com/watch?v=dbrB10maD0Q&feature=relmfu

Pqna disse...

Boa noite!!

Alguèm poderia me indicar o site onde posso estar comprando essa linha de shampoo Grandah??

Postar um comentário