Percebi isso e trago para nossa reflexão, porque recebo muitos emails e muitos com relatos que, certamente, as possíveis reações que refletem na beleza dos cachos, podem sim estar ligado à sua saúde. Sinto que muitas ficam chateadas porque esperam que darei uma super dica que irá solucionar suas dificuldades, quando oriento à procurar um serviço médico para que esta situação seja vista pelo ponto de vista clínico.

1) Uso de Medicamento Contínuo - Situações na saúde que envolvem, por exemplo, diabetes e o uso da medicação para seu controle podem oferecer um rebatimento aos seus cabelos.
2) Pós-Operatório: Situações de cirurgias que envolvem anestesia geral. Em específico, cirurgia bariátrica (para reddução de estômago), assim como o parto cesariana, no início, contribuem para deixar os fios mais ralos, com quebra/queda e com aspectos mais ressecados e maltratados.
3) Hipo/Híper (Tireoidismo) - São as glândulas, na região do pescoço, responsáveis por hormônios importantes como o T3 e T4 que controlam o funcionamneto de diversos órgãos; inclusive, atuam no controle do crescimento dos cachos. A versão do hipotireoidismo deixam o organismo mais lento e a versão hípertireoidismo ao contrário. Lembrando que o organismo da gente precisa funcionar harmonicamente, para que tudo vá bem. Seus principais sintomas podem ser: pele ressecada, unhas quebradiças, cabelos finos e ralos. Com o aumento da disfunção reações como aumento de peso e o agravo das situações citadas.

5) Disfunção/desordem orgânica de várias naturezas - Situações que envolvem hipertensão, anorexia, perda exagerada de peso (cuidado com as dietas milagrosas), depressão, redução da menstruação, infecções de maneira em geral, cistos, anemia, leucemia (câncer no sangue), excesso/redução do uso de vitaminas (avitaminose), desidratação, obesidade, ansiedade, nervosismos, vertigens, alopécia (redução total ou parcial de pelos numa região do couro cabeludo), doenças coronárias entre outras.
6) Quimioterapia - A queda dos cabelos é gerada porque a função da quimioterapia é "erradicar" as células no organismo que se multiplicam rapidamente sem controle (isso é o câncer). Portanto o tratamento é radical e este não faz distinção do que é uma célula sadia ou doente. Após a conclusão do tratamento, aos poucos o organismo retoma seu estado normal.

8) HIV - O vírus da imunodeficiência, que pode ser evitada através do sexo protegido com preservativo, não compartilhamento de agulhas e seringas e também com o uso do equipamento de segurança, para quem atua na área da saúde e recicláveis. O medicamento tem uma série de reações entre elas a perda dos cabelos, constantes enjôos, nauseas entre outros.
Claro que as situações que citei podem ser controladas por tratametno clínico para seu controle ou erradicação. Só depende de você.
Como fazer para ter acesso aos serviços de saúde:
No município do Rio de Janeiro e também em outros municípios e estados a porta de entrada se faz da seguinte forma:
Atenção Primária - Através das Clínicas de Famílias com médicos generalistas
Atenção Secundária - Através dos Postos e Centros de Saúde;
Atenção Terciária - Através dos Hospitais e Clinicas mais avançadas. Incluem-se os hospitais com urgência e emergência e UPAS.
Atenção Quaternária - Através dos hospitais de referência. Ex: INCA, INTO entre outros.
No primeiro momento você precisará procurar a Clínica de Família ou o Posto/ Centro de Saúde mais próximo para você e agendar uma consulta com o médico. Lembando que em Clínica de Família o médico é clínico geral/generalista e no Posto/Centro de Saúde, poderá ter o médico na especiliadade de Dermatologia.
De qualquer forma, agende a consulta com o médico, relate seu caso, seus sintomas entre outros e, pergunte sobre a possibilidade de lhe encaminhar para uma especialidade mais avançada.
Para quem tem plano de saúde, o caminho pode ser mais simples: Basta pegar o catálogo e escolher um médico de sua preferência para que este possa prestar-lhe o atendimento.
E é isso, blacks! Amem-se, Cuidem-se, Respeitem-se! Não permita que ninguém tente dominá-las pelo poder de suas idéias. Tenham suas idéias, sigam seus corações e sejam muito felizes.
Beijos e até o próximo post!
é isso aí não devemos deixar a saúde para depois!!
ResponderExcluirvou pensar nisso!!
bjos
Ótimo post, pouquíssimas de nós faz essa relação pele/cabelos x saúde. Eu mesma sou um exemplo: vivo fazendo hidratações no cabelo, buscando bons cremes para a pele mas na hora de beber água sou um desastre! Esse post foi um alerta para ficarmos mais atentas ao nosso organismo como um todo!
ResponderExcluirBa,
ResponderExcluirAvalie sim, Ba, porque é muito importante. As vezes uma simples queda no cabelo, uma mancha diferente na pele, pode ser indicativo de muita coisa.
Beijos!
Michelle,
ResponderExcluirObrigada, amada. O nosso organismo é um conjunto que precisa funcionar harmonicamente. Não adiante usarmos os melhores produtos se, a gente não investe em boa alimentação, água entre outros. Por isso é importante a orientação de um profissional de saúde para ajudá-lo a funcionar de forma adequada.
Beijos!
Eu cuido da pele e dos cabelos, procuro usar boas marcas, mas tenho consciência de que se melhorar minha alimentação vou ver mais resultado. O problema é comecei a engordar quando entrei na faculdade por causa da má alimentação. Eu era bem magra, para ter uma ideia meu IMC era quase abaixo do normal, mas de uns 6 anos para cá engordei 20 kg. Quando paro para refletir sobre isso, fico profundamente triste, o pior é que tenho tido dificuldade de manter a dieta passada pela nutricionista. A diferença mais significativa que vejo por conta da má alimentação é na pele, que hoje é bem oleosa e antes era mista.
ResponderExcluirFernanda,
ResponderExcluirPois é, xará! Eu acredito que, revendo sua alimentação é possível você manter a dieta em dia. Só a ingestão de água, sucos, frutas, legumes e verduras, já ajudará de forma significativa. Beijos e boa sorte!
Pois é amiga, ano passado tive uma anemia severa e silenciosa que resultou em uma forte queda do meu cabelo a ponto de ter que ficar 5 meses sem usar química nenhuma e usando somente produtos infantis.Se aprendi?Claro, voltei a me alimentar bem e meu cabelo agradeceu.
ResponderExcluirRejane,
ResponderExcluirExatamente, Rejane. Este é o ponto. Muitas de nós foge do médico, mas não sabe o queanto ele pode ser aliado na hora de cuidar da gente.
Beijos nega e se cuide!