Beyoncé e você pós-parto:


Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje vou tentar falar um pouco mais sobre a beleza & bem estar às mulheres em período pós-parto. Um dos exemplos que temos na mídia é o caso da Beyoncé, Taís Araújo, Camila Pitanga e outras lindas que após o nascimento de seus pimpolhos conseguiram recuperar o corpo e claro a auto-estima.



Embora não eu não tenha ainda a experiência da maternidade, tenho uma experiência como filha e, como trabalhadora do SUS onde também acompanho diversas gestantes e percebo pequenos hábitos que podem contribuir muito para que a gestação seja o mais saudável possível e, mesmo após o parto, a mulherada continue mais lindas e cheias de graça.




Na época da gestação é um dos períodos de maior sensibilidade para a mulher. Isso porque tudo se altera em sua vida: seu corpo, seus hormônios, seu cotidiano e claro sua vida particular com seu companheiro. Algumas mulheres até comentam que percebeu diferença na qualidade da relação após a gestação.

Percebo que há coisas que não tem como mudar mesmo: engordar um pouco mais, sentir-se pesada é o comum nas gestações, mas no decorrer dela, alguns cuidados são fundamentais para você, após o parto, volte ao corpo de antes ou até melhor.

 Durante a gestação:

1) Desconfiou que está grávida, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde ( no caso do SUS, sugiro às Clínicas da Família de atenção básica ou postos de saúde e procurar pelo profissional - médico ou enfermeiro - para providenciar um exame chamado TIG, que é um teste de gravidez rápido para constatar ou não a gestação. Uma vez confirmado, agente imediatamente sua primeira consulta de pré-natal com o profissional de saúde, médico ou enfermeiro, para que ela seja realizada.

2) Com a consulta, o profissional realizará uma amnese (histórico) de toda sua vida, seus hábitos e costumes e até mesmo que envolva sua família. Este solicitará alguns exames e, antes ou depois deles, poderá indicar medicações como ácido fólico entre outros para fortalecer o bebê e para a manutenção de sua saúde.

3) Mesmo sob orientação médica alimentar-se bem é a palavra de ordem. Investir em frutas, legumes, verduras e frutas é o básico de uma alimentação saudável. Evite totalmente fumo, sal, bebidas alcóolicas, doces, drogas, massas e refrigerantes para não acelerar um processo de hipertensão ou diabetes durante o período gestacional. Se possível, tente fazer exercícios para sentir-se melhor e mais leve. Antes converse com o profissional de saúde que lhe acompanha.

4) Algumas mulheres me perguntam se pode ser feito procedimento químico nos cabelos como tinturas, relaxantes, alisamentos entre outros. Isso quem poderá responder é o médico que acompanha o paciente. Em geral, é liberado a mulher a partir do primeiro trimestre e suspende-se a partir do último trimestre. Acredito que os relaxantes à base de hidróxidos, tioglicolato e guanidina podem ser liberados, mas jamais os procedimentos que envolvam formol em sua composição. Portanto, cuidado!

5) Tomar água e fazer repouso são fundamentais para a manutenção da beleza, dentro e fora deste período.

Após o parto, o fundamental para colocar a mulherada magra e com o corpo no lugar é a amamentação. Ela, além de ser ultra saudável para o bebê, pois lhe assegura um desenvolvimento saudável, proporcionando-o saúde e evitando que o mesmo fique doentinho, ela ajuda para o emagrecimento da mulher e também a colocar o útero no lugar. Além de tudo, a amamentação serve como um anti-concepcional natural para a mulher em período puerpério.

Sobre química nos cabelos, também precisa ser conversado com o médico. Lembrando que, quando se amamenta, tudo passa para o bebê. Portanto o cuidado é fundamental!

Há alguns truques, que nossas vovós nos ensinam que são bons e funcionais até os dias de hoje: uso de cinta. Elas são maravilhosas e, durante este período, ajudam a colocar tudo no lugar e contribuiu positivamente para a recuperação da barriga, dos seios entre outras.


Acredito que a linda Beyoncé, no mínimo, tem seguido estes cuidados entre outros, para estar com tudo no lugar como mostra na foto.

 Faça o mesmo também, nega.

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

2 comentários:

  1. Que bacana você abordar esse assunto, também não sou mãe mas conhecimento nunca é demais.Gostaria que você falassem mais sobre nossos cabelos na gravidez, se pode ou não relaxar, tonificar...Acredito que tenha bastante crilouras curiosas.Bj

    ResponderExcluir
  2. Rejane,

    Obrigada, Rejane. A idéia é compartilhar, alguns assuntos que correlacione beleza e saúde, aqui para vocês.

    Sobre química, isso dependerá da avaliação e diagnóstico do médico com relação à paciente. Em regra, costuma ser conforme mencionei, mas isso irá variar pelo entendimento do profissional e o quadro na saúde da parturiente.

    Beijos!

    ResponderExcluir