1 2 3

"Escova de Tratamento" para cabelos crespos e cacheados? Cuidado!!!


Olá, pessoal! Tudo bem? O post hoje é dedicado à falarmos sobre um assunto que, tenho percebido, que no universo das crespas e cacheadas, tem gerado muitas dúvidas.
O assunto hoje é sobre as supostas Escovas de Tratamento.

Como costumo sempre dizer, não sou cabelereira e nem me considero uma expert. Apenas sou uma consumidora que, por gostar de cuidar dos meus cabelos e ver algum resultado com isso, penso em dividir meus achados e dicas com vocês.

 Fiz este adendo, porque vou comentar algo muito particular sobre estas escovas. Quantas de vocês já foram em algum salão e, em busca de melhor condicionamento para nossos cachos, foi nos oferecido as milagrosas escovas de tratamento?

Pois é, pessoal. Quantas acabaram por confiar na palavra do profissional, garantindo que seria apenas um tratamento e que os cachos retornariam mais definidos e com brilho?

( Caso haja algum profissional que tenha uma informação diferente, favor se manifestar para que venhamos à aprender juntos)

 Pois é, pessoal, infelizmente isso trata-se de um grande equívoco. Posso afirmar que 98% das escovas que são oferecidas tratam os fios para alisar, porque tem compostos químicos para estimular o alisamento e não para estimular os cachos. Digo 98% porque só conheço duas formas de se fazer escovas em cabelos afros, crespos e cacheados que, molhando, eles retornam em seu estado natural:

1) Escovas comuns, sem nenhum ativo químico;

2) Escovas com queratina líquida e/ou em gel (somente) para finalizar a escova. Isso garante que os fios fique com a queratina por mais tempo e, lavando, os fios retornam.


Portanto pessoal, se algum profissional lhe oferecer esta solução, saibam que a grande probabilidade são dos fios alisarem e não ter como retornar aos cachos. 

Decidi criar este post, com algum esclarecimento que tenho sobre o assunto, porque recebo vários e-mails com dúvidas de muitas de vocês em retornar aos cachos após fazerem escovas progressivas ou estas tais escovas de tratamento. A maioria dos relatos seguem de igual forma: os cabelos ficam lindos e depois prosseguem com quebra do comprimento, ressecamento e claro o alisamento.

Portanto não façam, ao menos que vocês desejem alisar os cabelos, sem retorno para os cachos.


Hoje em dia alguns profissionais estão se capacitando e aprendendo a lidar com a realidade do cabelos afros, crespos e cacheados, com produtos, procedimentos e técnicas para estimularos cachos e tratar estes fios, sem precisar apelar para os alisamentos como solução.

 Para quem está no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Salvador, sugiro que procurem a rede Beleza Natural que tem a expertisse em tratar de cabelos crespos e cacheados. Sou cliente de lá há oito anos e gosto muito dos resultados.

Para quem está em São Paulo e procura um salão para cuidar dos fios crespos naturais e/ou que desejam fazer um tratamento e procedimento químico como relaxante, para soltar os cachos, a dica é o Lunablu Studio Hair que fica em Santo Amaro.

Em ambas as lojas, há entrega dos produtos de manutenção pelos Correios.

Para quem está em Brasília, sugiro procurar o Bell Blue que também tem cuidados extras para cabelos crespos e cacheados, através de relaxante.

Vale lembrar que o dano, seja ele físico, moral e psicológico causados por um erro de diagnístico, aplicação e má fé, cabe ação judicial na área cível. No art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, estabelece que o fornecedor de serviços (o primeiro salão) responde, independente da existência ou não de culpa, pela reparação dos danos causados à consumidora por defeitos relativos à prestação dos serviços. Desta forma, independente do erro, ou de quem errou, cabe o estabelecimento compreender o reembolso ao cliente. 

É importante, caso isso aconteça e você decida mover à ação, juntar provas suficientes como testemunhas, fotos do antes e depois, cupons fiscais entre outros que comprovem e sustentem à afirmação do dano causado pelo estabelecimento.

 Se em algum momento, vocês se sentiram ludibriadas por algum profissional, cientes de que o mesmo lhe prometeu melhoramento dos cachos e seus fios foram alisados, cabe ação judicial para que você seja indenizada.



E é isso, pessoal. Beijos e até o próximo post.



20 Crilouras Comentaram:

ba disse...

eu sei bem o que é isso!Inicialmente fiz uma progressiva ha dois anos visando diminuir o volume,nos primeiros dias meu cabelo ficou lindo,mas depois as pontas ficaram super resssecadas e nao cacheava,hoje ja nao cacheia mais ,mesmo pq tenho sempre que relaxar ou fazer progressiva para diminuir o volume

nicky disse...

bom posso dizer por experiencia propia,fiz progressiva uma vez,e posso dizer que foi o que slvou o meu cabelo,mas fiz uma unica vez e comecei a trançar ate ele crescer,fiquei 1 ano e meio sem passar quimica nenhuma e no inverno passado que comecei a relaxar,hj em dia de vez em quando faço uma escova e chapinha para dar uma mudada,mas apenas isso,e quando lavo volta ao normal,mas nao faço muito seguido...

miss m disse...

depende mesmo .Até progressivas tem jeito de fazer de modo que não retire os cachos. Ao invés passar a prancha, faz baby liss para selar o produto, por exemplo. Depende mesmo.Tem escovas q é só cauterização, ou faz é nutrição, realmente não dá para generalizar.

miss m disse...

E outra, progressiva em cabelo não relaxado não vai alisar.Vai retirar o volume por exemplo.Outras são mais fracas mesmo, e mesmo relaxando não vai ser o caso.O problema é q tem gente q vende alisamento mesmo como progressiva. Aí q mora o perigo.Mas aí, não é a escova o problema né, e sim a falta de ética do profissional de prometer uma coisa e fazer outra.

Rejane Hermógenes disse...

Fê, morro de medo dessas escovas...Marroquinas, Progressivas , de chocolate...aí vai...Tem alguma dica de salão pra cabelo crespo aqui em Belo Horizonte?Os que conheço valorizam mais as tranças afros e os alongamentos...Bj

Fernnandah Criloura disse...

Ba,

Eita Ba, que situação, amiga!

Hoje, o que você deseja? Permanecer alisado ou voltar para os cachos?

Beijos e boa sorte!

Fernnandah Criloura disse...

Nicky,

Pois é, amiga. Você fez da escova um paliativo e logo caiu nas tranças. Pior são as amigas que, acreditando na proposta de melhoramento dos cabelos crespos e cacheados, caem no conto da escova de tratamento e depois, vêem seus fios alisados, ressecados e quebradiços.

Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Miss M,

Obrigada pelo alerta e pela orientação, Miss M. Mas, neste caso, falo das tais escovas de tratamentos que, por trás de sua composição, tem produtos à base de formol, entre outros, que podem alisar os fios de imediato e depois gerar quebra e ressecamento.

Beijos e obrigada!

Fernnandah Criloura disse...

Rejane,

Eu também tenho pavor delas... preciso me desconstruir sobre isso. Nada é só ruim...

Em BH, a Jacque do blog http://jacsimplesassim.blogspot.com faz em um lugar onde os fios dela estão lindos.

Tente entrar em contato e verifique o local.

Beijos!

Angelica disse...

Pois é...perguntei a uma profissional qual era a diferença entre todas essas escovas com nomes diferentes...sabe o que ela me respondeu??? Nenhuma segundo ela todas tem formol...então eu to fora...Eu fui ao Lunablu no final de dezembro e amei, agora quero conhecer a Clínica dos Cachos aqui na Vila Mariana-SP,, é incrível como essas escovas danificam os nossos cabelos e ainda tem gente que faz...

Adry disse...

Oi minha Flor, eu já venho te acompanhando nos videos do YOUTUBE, mas agora sou sua seguidora.
Te adoro.
bjos Adri

pinklifedaadri.blogspot.com

Fernnandah Criloura disse...

Adry,

Nossa, que honra! Muito obrigada! O que faço, embora meio corrido por causa do tempo, é feito com muito carinho.

Beijos!

Fernnandah Criloura disse...

Angélica,

Pois é, a diferença mesmo está só nos adjetivos dos nomes, porque a função é a mesma: alisar. Temos que ter cuidado e perguntar sim, qual o princípio ativo que compõe estes produtos.

Beijos!

Kelly Cristina disse...

Por acaso fiz ontem uma progressiva que lavei no dia seguinte, hoje portanto, e os cachos estavam lindos e soltos. Como já comentaram aqui, acho que depende muito, não dá pra generalizar.
A propósito Fernnandah, parabéns pelo blog e dicas, há, infelizmente, pocos blogs que tratam desses assuntos na blogosfera brasileira.
bjs

andreia disse...

ola eu tenho teseguido ,tenho uma duvida que é como posso uzar o monovim a eu comprei mais estou com medo de usar,meus cabelos sao muintos crespos e defisio de creser ,me ajude por favor .beijos

nega maluca disse...

boa noite. meu cabelo era cacheado pensando que faria tratamento fiz algumas escovas e o meu cabelo nao virava, nao cacheava cortei curto e nao sei o q passar pois ele é misto na frente preciso fazer algo e nao sei o q... ufaaa pode me orientar? grata. rosane.

Anônimo disse...

minha querida muuuito obrigada pelas valiosas informações!! apos anos de alisamento estou tirando tudo com tesoura mas estava prestes a cair nessa de escova de tratamento.Obrigada mais uma vez.

Anônimo disse...

minha querida muuuito obrigada pelas valiosas informações!! apos anos de alisamento estou tirando tudo com tesoura mas estava prestes a cair nessa de escova de tratamento.Obrigada mais uma vez.

Anônimo disse...

Giuliana Vicente - Guarulhos SP
Medo???? eu estava é com pavor, meu cabelo é carapinha e para variar, difícil de ajeitar meus fios, já fiz guanidina, Tioglicolato de Amônia, litium, entre outros que não são compatíveis com outras químicas e já ferrei muito meu cabelo até que conheci a Ébano da Novelty Cosmética, é perfeita para afros, 100% lisos sem cheiro, sem formol e principalmente sem o martírio de ardência da garganta e dos olhos. Meus cabelos estão hidratados, lisos, com brilho e macios. Parabéns Novelty Cosmética por me devolver a paz dos cabelos kkk. Bjs a todos

Anônimo disse...

Regina Godoy - Belo Horizonte MG
é, meu cabelo é tão crespo que não tenho paz com eles, até q fiz relaxamento de amônia e adivinha gente, meu cabelo quebrou todo.
Depois de 1 anos e meio praticamente, meu cabelo cresceu e não gosto dele do mesmo jeito, não tem comportamento para ele e decidi fazer outro alisamento que graças a Deus deu certo.
É uma Escova Ébano Novelty, esperei a Rafa que é minha irmã fazer e aguardei 2 meses pelo menos para saber como ficaria o cabelo dela... PERFEITO, até que fiz no meu e agora sim estou feliz.
Depois de tantos desencontros com produtos, agora acertei.
Agradeço a minha Cabeleireira Carmen que está com a perfeita linha em seus salões.

Bjs a todas

Postar um comentário