Dos cachos ao liso? Cuidado com sua escolha:


     Olá, pessoal! Tudo bem? O post hoje é dedicado a tentar esclarecer algumas dúvidas para você que pensa em abrir mão dos seus cachos e migrar para o alisamento, principalmente os alisamentos feitos com as variadas escovas que o mercado promete como uma solução que irá resolver definitivamente seus problemas.

     Vocês já perceberam que, quando vamos em alguns salões para buscar algo diferente e mudar a aparência dos cachos, logo se oferece algum tipo de escova para tratar e tal que prometem ser milagrosa e solucionar os problemas dos nossos cabelos? No meu caso, acontece muito e a resposta, vocês devem já saber, né? kkkk

    O mais curioso é que estas escovas tem nomes variados, mas que no fundo, no fundo é a mesma coisa: escova inteligente, escova progressiva, escova marroquinha, escova de chocolate ( quem se lembra desta?) escova de queratina, escova alemã entre outros nomes e formas que tem por aí. O que elas tem em comum? O mesmo ativo que faz o cabelo reagir, no primeiro momento, de forma magnífica: o formol e, outros princípios ativos usados de forma incorreta, como o hidróxido e até tioglicolato - alguns profissionais chegam a aplicá-los e mantê-los no cabelo, secando com escova depois. Pode?


Como digo e repito, não sou profissional, mas sou consumidora e como tal procuro saber sobre meus direitos lendo e me atualizando da melhor maneira possível  para escolher, com segurança, o que fazer em meus cabelos.

Tenho alguns amigos e conhecidos cabelereiros e alguns até insistem em fazer uma escova que irá amaciar, que irá hidratar deixar assim, assado e minha resposta é um uníssono NÃO.

Na verdade, o que as escovas fazem é uma hidratação sim, mas movida de um fundo de alisamento e relaxamento que, sendo usado em cabelos com princípios ativos como o meu que uso hidróxido de cálcio, poderá ser fatal. Então, pessoal, vigiem quanto estas promessas.

Um procedimento por escova que é correto, para quem gosta, é o uso dela após uma reconstrução, por exemplo, pois a escova comum contribui para selar as proteínas que estão nos fios e isso faz a reconstrução durar mais nos cabelos.

A grande questão que envolve as escovas milagrosas são seus efeitos que estão fora da aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde (MS). No Brasil atualmente, o uso de produtos a base de formol e formaldeído (derivado de formol) são proibídos, devido a possibilidade de gerar câncer nas pessoas.

Uma coisa que percebo é o seguinte, marcas sérias que estão no mercado há anos como L'Oreal, Wella, Avlon, Amend, Embelleze entre outros, não fabricam e nem comercializam estas escovas. Podem reparar que elas trabalham com produtos para alisamentos e relaxamentos como hidróxidos, guanidina e tioglicolato.

E por falar  nisso, vocês sabem o que é o formol?

Formol/formaldeído é um líquido claro, com cheiro fortíssimo usado como anti-séptico e desinfetante e é usado, principalmente, para embalsamar cadáveres e também usado na indústria têxtil. É um produto altamente tóxico que, usado de forma inadequada tem poder cancerígeno e de grave intoxicação.

Nos cabelos ele forma uma capa protetora que impede que os agentes para hidratação e reconstrução penetrem na fibra capilar. Com o tempo, os fios vão se partindo e ficando muito fragilizados. O caminho de volta é sempre através do corte e total suspensão do procedimento.


E dá para voltar aos cachos?

 Sim, mas para isso será necessário eliminar todo o comprimento dos seus cabelos que estiverem sido processados com uma destas escovas, pois enquanto estiver com elas, seus fios não cachearão.
Enquanto isso, suspenda todo e qualquer procedimento químico e físico no período de seis meses, vá cortando o comprimento e hidratando a parte virgem. Vocês perceberão que os fios crescerão bem mais saudáveis.


 Então pessoal, pensem e avaliem bem se vocês decidirem optar por uma destas escovas, pois além de perigosas e danosas a saúde, seu processo para retornar aos cachos é meio que irreversível sem a pausa e o corte. Em minha opinião, se optar por alisar, procure um cabelereiro e opte por um alisamento tradicional.

No mais é isso. Espero que vocês gostem e aguardo os comentários de vocês sobre a matéria.  Beijos no coração e até a próxima!
Pin It

15 comentários:

  1. Olá negra linda. Eu tinha os cabelos cacheados lindos e maravilhosos. E uma "cabeleireira" de um salão da marca Embelleze me sugeriu na época fazer um tratamento para abrir um pouco os cachos. Descobri que o produto que ela usou foi henê indiano. E agora (depois de muito relutar) cortei bem curtinho e ele está voltando a ter cachos perfeitos e lindos. Mas como eles estão muito curtinhos, tipo dois dedinhos, não sei como finalizá-los. Me ajude me dê sugestões de produtos. Se puder responda por aqui ou através de meu e-mail lupenas@hotmail.com Beijos e te acho linda.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor tudo bem?
    adorei seu post,, muito sério... e útil!
    Sou profissional e hoje já posso me ver livre das escovas de formol para meu trabalho, sinceramente os fios trabalhados com formol nao sofrem tanta agressão assim.. e o resultado é mais "bonito de se ver", a questão que ele é ilegal e faz muito mal a saúde, principalmente do profissional que faz inúmeras vzs na mesma semana.
    Eu hoje conto com a Escova da Tigo, que é a base de ácido glicóxico e 0% formol e qualquer outro conservante.
    Te convido a conhecer esse método no meu blog, não sou vendedora nem nada.. mas acho q vc vai gostar de ver !
    super beijo!!

    Cris Menegussi

    link da postagem da escova á base de ácido glicóxico:

    http://crismenegussi.blogspot.com/2011/10/plastica-dos-fios-tigo-sem-formol.html

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz escova progressiva um pouco mais de um mês, e até o momento estou adorando o resultado.
    Antes eu só relaxava com hair life, e até que tinha um bom resultado, mas tinha que ficar brigando com escova e secador, e as vezes prancha. Não é um dos melhores alisantes, mas é um produto bom pra quem quer alisar o cabelo em casa e tem fogo de mudança feito eu, porque ele é compatível com praticamento tudo, inclusive com as escovas progressivas.
    Agora eu simplesmente ligo o secador e vou secando com as mãos, ou deixo secar ao natural que fica bem lisinho, economiza muito o meu tempo.
    Espero que esse efeito dos sonhos da progressiva não vire um pesadelo, pq eu nunca tinha visto meu cabelo tão tratato, brilhante e bonito..rsrs

    ResponderExcluir
  4. Precisando conversar,

    Nós costumamos usar creme para pentear, leave-in, ativador de cachos e pomadas modeladoras para finalizar nossos cachos, indepentende do tamanho.

    É de suma importância, na minha opinião, perguntar e questionar o profissional sobre o que é e o quê ele está fazendo em nosso cabelo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Cris,

    Obrigada pelos esclarecimentos. Acredito que haja produtos bons e sérios e para a realidade dos cabelos afros, crespos e cacheados, o formol é um veneno dobrado, pois o profissional certamente precisaria acrescentar uma dose muito maior de formol para que o cabelo não tenha resistência.

    Achei interessante criar este post para falar as pessoas que acompanham o blog Criloura sobre esta realidade e suas opções em escolher se querem ou não fazê-lo.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Day,

    Que bom que você gostou, amiga. Só sugiro que neste momento você converse com seu profissional para saber os ativos que levam esta escova.

    Sugiro boas hidratações para manter a beleza dos seus fios.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    meu blog está fazendo aniversário e para comemorar estarei realizando um GIrl’s Day só para blogueira. O evento será no dia 12/11 em Botafogo(rio de janeiro)
    O evento conta com o apoio e patrocínio de diversas empresas. Será um dia com muita diversão, brindes e sorteios!
    para se inscrever para concorrer a convite acesse:
    http://www.tinaup.com/2011/10/inscricao-para-o-encontro-blogueiras_15.html

    abç
    dyle

    ResponderExcluir
  8. Na verdade pra retirada da escova progressiva ou qualquer outra que leve formol basta somente utilizar xampu anti-resíduos, 1x por semana ou a cada 15 dias, já fiz E.P por 4 anos e quando resolvi retirar foi assim que fiz, cortar mesmo cortei depois que o cabelo já estava bem cacheado porque optei pelo corte pois cansei dos cachos longos, estava com cara de Maria Madalena. O que tem que ser feito regularmente são as hidratações pois o xampu anti-resíduos resseca. bjos...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Fernnandah Criloura por responder minha pergunta. Amo-adoro seu blog. Vou sempre te seguir. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    Otimo post, muito esclarecedor para quem tinha duvidas!
    Uma otima semana!
    *Beijos

    ResponderExcluir
  11. Dyle,

    Muito obrigada por seu convite. De qualquer forma, tentarei ir, porque minha rotina é corridíssima. Beijos e feliz aniversário.

    ResponderExcluir
  12. Angelica,

    Muito obrigada por compartilhar sua dica. Eu desconhecia este procedimento. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Precisando Conversar?

    Obrigada você. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Regina,

    Que bom que você gostou, Regina. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse post, e por esta alertando pessoas que ainda caiem nessas armadilhas. Eu tenho o cabelo ondulado, mais muitíssimo volumoso,oleoso em cima e seco embaixo.Sempre tento algo mais pra baixar volume.Uma vez fui fazer essa escova de chocolate, tive que mandar o cara parar e fui embora...desisti. Deviam ter colocado mais formal além do permitido. Agora faço escova inteligente da novix, compro o produto e uma vizinha cabeleireira aplica, pois tenho medo de ser engada nos salões da vida.É super tranquilo nenhum sinal de cheiro algum e o resultado é que desejo, meu cabelo continua ondulado e sem aquele "volumão".
    Bj
    Bj

    ResponderExcluir