Sem medo de cortar os cachos




Olá, pessoal! Tudo bem, né? Comigo, tudo ótimo. Trouxe hoje um post de uma realidade que muitas de nós mulheres ( e alguns homens) temem terrivelmente: cortar os cabelos. Dedico este post a todas as mulheres que estão passando por este dilema, mas se encontram sem forças para fazê-lo.

Sabemos que os cabelos, milenarmente, é símbolo de uma identidade feminina, que revela poder, paixão e luxúria para muitas, mas nem sempre é possível tê-los.

Hoje em dia, com o universo de tratamentos químicos e algumas condições até orgânicas, podem comprometer os cachos, de forma que é necessário cortá-los, mas e o medo?

Digo isso, porque vivi esta experiência em 2004. Vim de um histórico de permanente afro, como disse e depois embarquei três anos na experiência de usar mega-hair. Um dia saturei e resolvi cuidar do meu próprio cabelo, mas eles estavam tão, mais tão saturados que não tinha outro caminho a não ser cortá-los.

Foi daí que me submeti ao relaxante à base de hidróxido de cálcio, no instituto Beleza Natural, à qual sou cliente há sete anos e, em matéria de resultados, até o momento estou satisfeita.

Digo a vocês que o corte foi fundamental para mim e foi um desafio. Valeu a pena tê-lo feito pois, além dos fios crescerem saudáveis, me descobri uma outra "Fernanda" com os cabelos mais curtos. Era muito prático, rápido, simples e econômico.

 O medo de cortar os cabelos muitas vezes está no medo de não sermos aceitas, sermos alvos de críticas ou piadas e até mesmo de não ser reconhecida como "mulher" e todos seus símbolos de identidade e feminilidade, não é? Mas será que a beleza da mulher se revela apenas pelo cabelo? Com certeza não.

Há outros traços que nós podemos desenvolver e mostrar o charme e a beleza de ser mulher, mesmo com cabelos curtos. Estes dias estava em Madureira, na loja Pink Manicura, quando entrou uma mulher linda, cabelos crespos curtos, uma linda argola e um cílio postiço bem curvadinho. Sei que ela estava usando, pois ela disse que precisaria comprar outro mais cheio do que aquele. Gente, a mulher estava linda.

Se você hoje está vivendo este dilema, tente se alegrar. Valorize-se! Invista em acessórios, bijouterias, uma roupa linda, um sapato bacana e uma maquiagem para revelar outros pontos de beleza e feminilidade que você tem.

Fica algumas dicas para vocês:

1) Acessórios: brincos argolas, brincos pequenos, pequenos prendedores em strass ou outros materiais, flores em croche ou outros artesanatos. Colares com pingente legal

2) Invista em seus olhos e lábios. Já pensou no uso de um cílio postiço? Ou quem sabe aquela sombra combinado com aquele gloss ou batom que você gosta e fica mais bonita?

3) Roupas: Invista em peças que você goste, sempre valorizando a área do seu pescoço e colo.

Algumas dicas:





E isso aí, lindas meninas! Espero que vocês curtam e por favor, não temam o corte. Além de dar uma repaginada no visual, ajuda a fortalecer os cabelos e dá um up também em nossa auto estima.

 Beijos e até o próximo post.
Pin It

8 comentários:

  1. Nanda!
    Eu já passei pela experiência de cortar os cabelos bem curtinhos quando comecei a fazer o cabelo no Beleza Natural, como era novinha sofri horrores.
    Passaram-se 12 anos e hoje em dia não consigo ficar de cabelos compridos, sou louca para fazer esse penúltimo corte que você mostrou que é do Book do Beleza! Toda vez que vou lá namoro ele e em breve terei coragem de fazê-lo acho lindo demais!
    As dicas que vc deu para valorizar o cabelo curto são muito valiosas e ajudam a Mulher a ficar ainda mais bela, vale a pena arriscar cortar, dar uma nova aparência e ainda trazer saúde aos cabelos.

    Bom Dia Pra Ti Nega!
    Beijinhos...
    Cintia
    *cintok.blogspot.com*

    ResponderExcluir
  2. Aii eu temo cortar, e eu preciso de cortar porque estou na transiçaõ quimica.... mas cortar aiii nao me passa pela cabeça ( literalmente )... tenho 4 meses de transicao..
    Acho lindo quem corta mas falta-me coragem.
    Beijos boneca**

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernandah

    Eu também passei por esta experiência no final de 2006, quando meus cabelos por conta de processos de alisamentos quebraram e eu também queria trata-los com cachos. Eu que sempre gostei de cabelos curtos até gostei da idéia de cortar mas não sabia como ficaria no meu rosto. Como eu sou miudinha até que ficou bem delicado além de ser fácil e prático de cortar. Hoje meus cabelos já estão na altura dos ombros e tenho saudades da época dele curto. Quem não tem coragem, fica a dica, e outra, eu acho que a mulher fica linda de cabelos curtos ou longos, o importante é estar bem cuidado.
    Hoje faço relaxamento no Lunablu.

    ResponderExcluir
  4. Cintia,

    Legal que você faz cabelo no Beleza Natural. Pasme que conheci pessoalmente a cabelereira que é dona deste corte. Se você acha ele bonito, pessoalmente ele é luxo.

    Também amei e fiquei tentada a dar um corte nos meus também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boneca Isis,

    Eu também fui assim, amiga. Um dia me deu a louca e resolvi cortá-los curtinho e também foi numa fase de transição.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Alyne Lourenço,

    Pois é, menina. No fundo sinto falta deles curtinhos. Quando eles começaram a crescer ficaram muito legais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ADOREIII!!!! PORQUE CABELO CURTINHO ADORROO.

    ResponderExcluir
  8. eu cuidava dos meus cabelos no beleza natural 5 anos mais não tive o resultado esperado pois os meus cabelos não enrola e pra variar meus cabelos enclareava nas pontas no ponto das pessoas perguntarem se eu tinha feito californiana , então cortei e em menos de 1 semana coloquei o mega e estou 1 ano e 8 meses aproximadamente ,ais nao estou aguentando mais quero cuidar dos meus cabelo e aceitar eles do jeito que é mais pra mim esta sendo muito difícil tomar esta atitude , e eu admiro muito quem consegue parabéns ...

    ResponderExcluir