Você sabe a relação entre Hepatite e Estética/Beleza?


Olá, pessoal! Tudo bem? Trouxe um post hoje, pois considero muito importante sabermos um pouco mais deste inimigo invisivel, que pode estar dentro de nós e sequer sabemos de sua existência. Vamos falar sobre a relaçaõ da estética e beleza com a hepatite.

Ontem, dia 28 de Julho foi o dia mundial das hepatites, isto é, um dia voltado ao conhecimento e esclarecimentos sobre esta doença, suas variações, formas de tratamento e claro formas de prevenção.

As hepatites são inflamações no fígado, causado pelo vírus VH e suas variações e podem se classificar de acordo com o seu grau de gravidade. Hoje vamos focar apenas em alguns esclarecimentos sobre as hepatites B e C pois costumam ser as mais corriqueiras em nosso cotidiano e passamos despercebidos sobre algumas formas de nos previnirmos delas.

Em geral, elas são transmissíveis pela via sexual e também compartilhado pelo uso de materiais como canudos, seringas e cachimbos para usuários de drogas. Outras formas comuns e corruqueiras de contrair a hepatite B e C são através de instrumentos cirúrgicos não esterelizados como os dentários, por exemplo e no quesito beleza, o perigo pode estar por trás dos instrumentos para realização de tatuagens e piercings com materiais contaminados.

 A forma de prevenção é simples. Exigir do profissional os aparelhos descartáveis ou devidamente esterelizados.

No dia-a-dia o perigo pode estar no compartilhamento de escovas de dentes e barbeadores e no uso de material de manicures, onde algumas profissionais, podem ter dificuldades em esterelizar seus materiais ou fazê-los descartáveis.

A forma de prevenção também é simples: se usar barbeadores e escovas, que cada um tenha o de seu uso e, quando for a manicure, leve o seu próprio kit para que o serviço seja feito.

O perigo das hepatites é que estas são silenciosas e que, num nível mais grave, podem evoluir para um quadro de cirrose e câncer no fígado, podendo levar o paciente a morte. Portanto, cuidados na prevenção, detecção e cuidados na saúde, podem evitar que este quadro aconteça. 

Para se descobrir se a pessoa está com a sorologia da doença, é importante se dirigir a uma unidade de saúde pública mais próxima de sua casa e solicitar o exame de sangue para se verifique se houve o contágio ou não.

 Se você amiga está com a sorologia da hepatite B ou C não se apavore. Há tratamento e até cura em alguns casos. Quanto mais cedo for detectado, mais rápido a doença é passível de controle ou cura.

Infelizmente ainda não há vacinas contra o vírus da hepatite C. A vacina contra a hepatite B estão disponíveis nas unidades de saúde pública do seu município para pessoas de até 24 anos. As pessoas que estiverem em situação de risco também deverão ser vacinadas, mas estas seguem diretrizes do próprio Ministério da Saúde.

As doses das vacinas contra a hepatite B são apenas três fases, o que garante e protege o maior tempo de imunidade do nosso organismo.

            Cuide-se mulheres lindas. Não seja pega desprevinida.

Beijos e até o próximo post.
Pin It

9 comentários:

  1. Apoiada amiga, podem chamar de chata, metida o que for, prefiro prevenção.
    Passando pra desejar um ótimo final de semana, bj bj.
    http://lanna1000utilidades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. isso, belíssimo post!! Meu pai tem hepatite C é um perigo, mas tem cura.. o ideal é sempre se cuidar e dar muita importância pra saúde, cuidando da saúde vc cuida de tudo mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa materia, pq na correria do dia a dia e na tendencia de sempre estarmos fazendo algo em valor da nossa beleza, acabamos nos esquecendo desses riscos que muitas vezes ocorre por nossa imprudencia mesmo em não observar o local onde nos tratamos, afinal a exigencia de uma boa higienização sempre parte das clientes para que o profissional seja impecavel com seus cuidados.

    Bjos
    http://cacheadasepoderosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. mto bem lembrado. parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Lanna,

    Infelizmente muitas pessoas por desconhecerem os riscos que certas atitudes podem trazer, nos tacham como isso ou aquilo. Na verdade, apenas optamos por vivermos mais e com mais saúde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Lina,

    É verdade, Lina. No caso do seu pai, se o mesmo fizer acompanhamento médico e tomar devidamente as medicações, ele alcança a cura ou a melhora.

    A gente precisa se lembrar que a beleza começa em nosso estado de saúde, seja ele físico, emocional, psicológico e mental.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Danyzinha,

    Pois é, amiga. Muitas de nós não damos atenção aos possíveis riscos que envovem certos procedimentos de beleza. Agora fica o alerta.

    Beijos!

    ResponderExcluir