Clareamento em cabelos crespos:

                                          Esta é Fernanda Alves do blog So Shopaholic.


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? O post hoje tem a tentativa de falarmos mais um pouco sobre clareamento em cabelos crespos. Parece uma coisa distante, um mito inalcançável falar em colorações mais claras para cabelos crespos, principalmente para cabelos quimicamente tratados, mas saibam que não é.

Hoje em dia a indústria cosmética avançou muito e, dependendo da situação dos seus cabelos - lê-se cor natural, textura, estrutura - é perfeitamente possível dar um tom mais claro nos cachos e ficar mais lindas.

 Se é tão simples, por quê muitos profissionais complicam e não fazem?

 Porque, diferente dos cabelos lisos, os cabelos crespos são frágeis por sua estrutura bem anelada e quando estes são processados quimicamente tornam-se mais frágeis ainda. O risco de tentar abrir a cor e este cabelo quebrar é grande, por isso muitos profissionais tem receio ( como preservação) de tentar abrir um cabelo desta natureza.

Saibam que com paciência, bons produtos e cuidados triplicados é possível ter fios mais claros.


No meu caso como foi?

Eu tenho cabelos bem escuros naturalmente. Faço relaxante a base de hidróxido de cálcio e usei tonalizantes das mais variadas cores. A última, antes de ser criloura, eu tinha os cabelos bem vermelhos. Sabemos que a pigmentação vermelha é péssima para sair dos fios e o que fiz: fui decapando ( isto é removendo a pigmentação vermelha) por um período de nove meses e sempre tonalizando com uma coloração de cor 7.1 (louro claro acinzentado). Foi fácil e o resultado foi satisfatório? Não.

 Meus cabelos ficaram frágeis, um pouco quebradiços, mas investia em constantes banhos de queratina, hidratações com Rigen e muitas, mas muitas outras hidratações.

Se vocês me perguntarem se o processo é igual para todas respondo que não. Cada cabelo por sua natureza tem o seu limite e suporta até certo ponto. Como saber se dá para avançar ou parar? Procurando sempre um cabelereiro que entenda que colorimetria e possa avaliar seus cabelos como eles são.

Meus cabelos chegaram a este tom forte de dourado, pois a decapagem foi abrindo uma outra cor e cheguei neste resultado. Hoje mantenho tonalizando a cada três meses usando Color Touch 10.73 apenas na raíz crescida. As cores distoam do comprimento para raíz. No alto-verão é possível igulá-las...


Para quem quer ser criloura, qual o caminho?

 Primeiro, avaliar se os cachos estão prontos para isso. Se você percebe que eles estão finos, quebradiços e porosos, nem tente. Invista em hidratações a base de tutano, queratina, manteiga de karitê, colágeno entre outros para este cabelo se desenvolver e ser assim possivel tentar tonalizar ou quem sabe, abrir pequenas mechas.

Cabelos já coloridos, é possível abrir um tom de dourado?

Dependendo da cor dos cabelos sim. Agora os tons mais escuros como preto, castanhos escuros e vermelhos são bem mais complicados e levarão muito mais tempo para chegar na cor e no tom desejado. O que fazer? Se puder busque ajuda de um cabelereiro para ir removendo esta pigmentação aos poucos ou, uma forma suave de resolver é cortando o comprimento com esta cor e deixá-los crescer naturalmente e na cor desejada. Se voc~e conseguir, é a forma mais eficaz e mais barata de conseguir colocar os cabelos no tom desejado.

Todas podem usar tonalizantes? É certo de abrir a cor?

Não. Como disse anteriormente, se seus cabelos estão enfraquecidos não use. O uso do tonalizante irá piorar a situação. Sobre a revelação da cor, mesmo usando procedimentos químicos como alisamentos, permanentes e relaxantes podem não abrir adequadamente. O que fazer? Ir tentando, mas é importantíssimo dar uma pausa entre uma aplicação e outra de pelo menos 1 mês. Dando este espaço você fortalece os fios e evita que eles venham quebrar.

Bom pessoal, trouxe apenas alguns esclarecimentos dos muitos emails e mensagens que recebo com dúvidas sobre claremento dos cachos.

 Espero que tenha contribuído e quem desejar, pode me encaminhar um e-mail: crilourah@gmail.com
Pin It

14 comentários:

  1. Fernnandah,
    Sou sua amiga no Facebook, rs. Estou louca para fazer mechas no meu cabelo, mas faço selagem de 2 em 2 meses. O cabelo tá lindo, com cacho definidos, brilhosos...Mas as pontas, do meio para o fim, estão bem fininhas e claras. Já tenho o cabelo bem fino normalmente, será que aguenta umas mechas? Será que tô atormentando muito? kkkkkk...Sei que não é cabeleireira, mas vc conseguiu ter um cabelo bem loiro e saudável! Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei em fazer uma mechinha loira, mas ultimamente tenho pensado seriamente em uma ousadia dessas... e vocês estão me encorajando...


    Bjsss

    Fabi
    www.bellanefertiti.com.br

    ResponderExcluir
  3. ola ainda nao vi vc lá no meu blog estou seguindo vc passa lá bjus quero vé vc lá em !

    ResponderExcluir
  4. Tenho luzes... por isso ñ consigo fazer permanente... muitos dizem... ou ser criloura ou ser cacheada... fz o q... rsrs

    http://souldestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que fica legal pra uma mulata com a pele mais caramelada, como a Bey, Halle Barry. Mulheres de pele muuuuito escura não fica legal, acho até que fica bem porco. Acho lindo os cabelos claros de uma mulata de uma novela onde ela era uma de 3 irmãs. Perfeita!! O tom de pele dela bem lindo e com o cabelo quase loiro, ficou perfeito. Meu cabelo já é naturalmente claro, mas não faria nenhuma intervenção porque ele é muito ruim e ficaria pior com tanta quimica. Se o cabelo for mais "sedoso" (Forma politicamente correta de dizer)dá pra arriscar mais.

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Fiz umas luzes no meu cabelo e agora começo do mês vou arriscar uma californiana dá uma clareada em tom de mel nas pontas espero que não me arrependa assim que fizer ponho as fotos no blog e venho aki te avisar..

    Beijos Sue

    ResponderExcluir
  7. Helena,

    Obrigada pelo carinho. Sobre sua situação, seria legal conversar com um cabelereiro para ele ver a textura e resistência dos seus cachos e verificar se é suportável ou não fazer mechas neles.

    Enquanto isso, vá tratando e hidratando, pois isso é bem saudável.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Fabi,

    Se seus cabelos tem resistência, faça sim. Antes, consulte seu cabelereiro e veja a avaliação dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Cabelo, Maquiagem e Variedade,

    Assim que puder, passo sim. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Patrícia,

    Uma coisa não nega a outra. Sugiro que procure um profissional ( ou mais) e tenha mais informações.

    O que acontece é que, como prevenção ou despreparo, muitos profissionais tem medo de lidar com cabelos crespos, quimicamente tratados e usar colorações nele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Jaqueline,

    Com certeza. Gosto e estilo são algo pessoais. Já ví mulheres de pele bem negra que, ousaram em sair do preto e do castanho, clarearam com um tom bem legal e não ficou pesado e nem caricato.

    Acho que é legal sim, independente do tom, a pessoa escolher e manter a cor e a textura dos fios; pois pior do que eles claros para tons desproporcionais, são fios maltratados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Sue,

    Legal, querida. Faça e se desejar, me envie as fotos para publicar aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Fernnandah, vc é muito atenciosa. Parabéns!

    ResponderExcluir