Princípios Ativos que transformam seus cabelos:



Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Trouxe hoje um post para conhecermos melhor um pouco mais dos procedimentos químicos para transformação dos cabelos afros, crespos e cacheados, mais comuns em nosso dia-a-dia, mas que na hora de escolher qual usá-los ainda ficamos com dúvidas, né?


Minha tentativa hoje é falar sobre  princípios ativos de transformação dos nossos fios. As vezes queremos fazer um procedimento, algo para melhorar nosso cabelo e nossa auto-estima, mas as vezes acabamos usando aquele que nossa vizinha recomendou ou até mesmo que vimos na tv, mas nem sempre os resultados poderão ser os mesmos.


Portanto, vamos descobrir e conhecer um pouco mais deste universo da beleza para que possamos fazer escolhas seguras, conhecendo claramente o que estamos fazendo e o que queremos como resultado.




Atualmente, com a evolução dos produtos químicos e das promessas de seus resultados, é possível fazer quase de tudo nos cabelos (dependendo da textura e da sua resistência) e realizar multi-efeitos neles. Os mais comuns em cabelos afros, crespos e cacheados são os alisamentos, relaxamentos e permanentes.


Você sabe o que é o alisamento?


O alisamento tem como proposta o total estiramento dos fios, deixando-os completamente sem ondas e com o mínimo de volume possível. Em geral, quando opta-se em fazer um alisamento nos fios, dificilmente há a sua   perfeita reversão.  Hoje, além dos alisamentos a base de amônia, há também as infinitas escovas que surgem no mercado com promessas de alisamentos contínuo com máximo brilho, maciez e sedosidade dos fios.




E no relaxamento?


.Já no relaxamento propõe-se a redução gradativa da ondulação dos fios, diminuindo o volume e tentando manter ao máximo as características naturais dos cabelos. Seu objetivo é reduzir o volume, abrir a ondulação dos fios, proporcionando ao mesmo tempo leveza, maciez e brilho.


Em ambos os casos, os princípios ativos mais comuns para estes processos são: Tioglicolato de Amônia, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Cálcio e Guanidina.


Neste momento vamos conhecer um pouco mais sobre o Tiogicolato de Amônia, sua ação e possível reação em alguns cabelos crespos e cacheados:




O Tioglicolato de Amônia é um composto químico, de ph alcalino, que serve para flexibilizar os fios a tal ponto que podem ser "moldados" para seu alisamento ou relaxamento. O que os determinará será o tempo e a forma de aplicação de acordo com cada textura capilar. 


Segundo especialistas o tioglicolato de amônia é o mais indicado para quem tem cabelos volumosos e cacheados, pois é possível reduzí-los e talvez voltar ao normal. Em outras palavras, é possível relaxar ou alisar os cabelos e voltar a ter cachos através de um permanente.


Particularmente acho este processo meio arriscado, pois no caso de reversão do alisamento, terá que sobrecarregar os cabelos com um permanente frequente o que poderá acarretar a quebra dos fios, elasticidade (efeito borracha), ressecamento constante e talvez cachos nem tão definidos...


Portanto, pensem bem no que desejam fazer com seus fios para não sobrecarregá-los posteriormente.




Para quem já usa algum produto químico e deseja migrar é preciso ter muito cuidado pois o tioglicolato de amônia não é compatível com alguns outros princípios ativos, entre eles os princípios a base de hidróxidos de sódio ou cálcio, por exemplo. Para isso, é preciso esperar um tempo que pode variar em até seis meses, para que uma nova química, possa ser testada e analisado os seus resultados nos cabelos. 


Enquanto isso o caminho é hidratar muito os fios para fortalecê-los e prepará-los para esta nova experiência.


Alguns produtos no mercado com princípio ativo de Tioglicolato de Amônia:












                                                         Wellastrate - Wella


                                                      
                                                           Lisa Hair - Embelleze






                                                                   X- Tenso - L'Oreal






                                                                  Matrix Opti Smooth







Ferm


                                                               Strait Styling Glatt Schwartzkopf


Lembrem-se que, antes de qualquer passo, leia, pesquise e pergunte para profissionais sobre os possíveis resultados destes produtos para a realidade dos cabelos de vocês, ok?




Por hoje é só. Beijos e até a próximo post.





Pin It

8 comentários:

  1. primeira vez q visito o crilouras e esta de parabens adorei.... bjm

    ResponderExcluir
  2. queria saber qual a definição de princípio ativo para cabelos com permanentes !!
    você pode me ajudar ?

    ResponderExcluir