Mantenha os cachos lindos e coloridos sempre.


Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje vim trazer umas dicas para as crespas e cacheadas que tem cabelos coloridos, seja por tonalizante, tintura ou henna e não sabe o que fazer com eles quando os problemas mais comuns nos fios começam a aparecer. Sigam estas dicas:


Cachos Pretos e Castanhos

Problema: Pontas ressecadas

O que fazer?

Os cabelos tingidos tendem a ficar mais secos por causa de todo o processo químico e pedem hidratação reforçada. Muitas vezes a oleosidade natural, produzida no couro cabeludo, não é suficiente para hidratar todo o comprimento e chegar às pontas que mais sofrem com isso. Em pouco tempo, elas ficam quebradiças e duplas.

Solução: Corte + Powerdose de hidratações e reparador de pontas.

Não tem como fugir: se as pontas estão muito comprometidas, a única solução é passar a tesoura. "Se cortarmos um ou dois centímetros, já é o suficiente para eliminar as partes danificadas e deixar o cabelo mais uniforme. Sem contar que o corte periódico, pelo menos uma vez a cada mês, também ajuda a fortificar a fibra" e nas pontas novas exagere nos finalizadores com silicone.


Loiros
 
Problema: Eles pedem mais hidratações (água);

Os cabelos coloridos com tons muito claros, como os loiros, ficam super-ressecados. "Isso acontece porque a concentração do oxidante, usada para destruir os pigmentos naturais é alta e agride a fibra capilar" e também ficam sem brilho e perdem a maleabilidade.

Solução: Queratinização;
 
Esse tratamento é um coquetel rico em queratina, que fortalece e hidrata o fio de cabelo. Outra vantagem é que atua só nas fissuras, onde falta a proteína. Para deixá-los flexíveis, é preciso intercalar as sessões de (nano)queratinização com as de hidratação úmida. Invista num produto de qualidade, enriquecido com manteigas ultra-hidratantes, como a de karité, e aplique a cada quinze dias.

Problema: Tudo Verde!
 
Um dos dramas mais comuns provocados pelo cloro. "As moléculas penetram na cutícula por meio das escamas porosas. Lá dentro, elas reagem com os pigmentos e deixam essa cor esverdeada nos fios", diz Luciana.

Solução: vinagre quente + proteção dobrada
 
O vinagre é um ótimo neutralizante da ação do cloro. Aqueça uma quantidade suficiente para espalhar pelo cabelo todo e aplique logo após o xampu. Depois de agir por cinco minutos, enxagüe e aplique um condicionador potente. Faça uma vez por semana.

Vermelhos
 
Problema: Cor Zero 

Os tons vermelhos e acobreados sofrem com a perda da coloração. Esses fios desbotam porque os pigmentos vermelhos não têm boa fixação e são muito voláteis, eles são eliminados com as lavagens ou mesmo com o passar do tempo, o cabelo colorido com os tons ruivos logo ficam opacos.

Solução: Banho Tonalizante + Ampolas de Fixação de cor;

Os tonalizantes não têm amônia e quase não agridem a integridade do fio. Assim, combinados com ampolas de fixação de brilho, ajudam a reavivar a cor e a dar brilho. Mas é um processo para ser feito no salão. O profissional vai avaliar o tom e a ampola ideais para os seus fios.

Problema: Baixa Resistência
 
Assim como o cabelo vermelho perde pigmentos, junto, ele perde proteínas importantes. Aliado a fatores externos, como os raios solares, poluição, ar-condicionado e mar, o resultado não é dos melhores: fios fracos, pouco resistentes e sem vida.

Solução: Cauterização

É um dos tratamentos mais procurados nos salões de beleza. Tanta badalação é porque reestrutura e recupera o cabelo profundamente. "Ele é indicado nos casos em que a cutícula está muito sensível e a fibra enfraquecida.

O primeiro passo é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda para eliminar os resíduos de poluição e finalizadores. Assim, a fibra fica pronta para receber o coquetel de proteínas, aminoácidos e ativos hidratantes que vai agir no cabelo por 15 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria e pentear.

Recomenda-se fazer a cauterização a frio uma vez por mês.
Espero que estas dicas contribuam com os cachinhos de vocês. beijos!
Pin It

9 comentários:

  1. hidratar realmente é o segredo !!
    eu asssisto pouco a novelas mas não tinha como não reparar nos cabelos maravilhosos dessas meninas

    ResponderExcluir
  2. oláaa,
    Leio quase sempre seu blog apesar de nunk comentar,( preguicinhaaa rsrsrss ) e realmente as dicas são otimas muito boas msmo, muitas delas eu nem conhecia... parabens pelo blog. Amo meus crespinhos, eu faço relaxamento pra diminuir a juba e gostaria de fazer algumas mechas ou mudar um pouco alguns fios, ouvi dizer que tem tonalizantes especificos para isso sem amonia...

    ResponderExcluir
  3. Rô,

    Obrigada pelo carinho. Há produtos de excelência no mercado que é possível fazer, mas é legal tentar em casa só quem tem experiência. A técnica é a base do "olhômetro" e quem não tem experiência, pode se prejudicar.

    Já falei, ema alguns posts atrás sobre estes produtos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei sua ideia do bolg!!! Parabéns
    por favor me ajuda
    sou negra e acho um maximo a cor dos cabelos da atrizes da novela araguaia
    recentemente descolori meus cabelos e quero deixa-lo numa tonalidade igual ao delas
    que cor devo usar?
    ah e o q fazer para tirar o aspecto de ressecados?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir