Permanente Afro: Alternativas para quem quer ter cachos e não consegue.



                                           *Koloss & Lunablu*
 
 Olá, meninas! Tudo bem? Hoje vamos falar de uma outra forma de tratamento, que nasceu junto com o relaxante, mas que até hoje tem suas adeptas e tem se mantido no mercado de forma forte e resistente em prol dos cachos perfeitos que é o permanente afro.
 
O permanente afro é uma das opções para cabelos crespos e cacheados que precise de mais definição e que, no relaxante comum, não é possível alcançar este resultado. O princípio ativo usado, geralmente, é o tioglicolato de amônia, que pode ser usado de duas formas: alisar ou ondular os cabelos (nesta segunda opção, a ondulação ocorre com o uso de uma loção e bigoudinhos).
Este é um procedimento muito trabalhoso, pois requer dois trabalhos específicos: o relaxante na raíz crescida e o líquido do permanente no comprimento + colocação do bigoudinho. Portanto, se o trabalho não for feito de uma forma legal, o resultado não será tão positivo.

Há alguns anos atrás eu usei permanente afro e posso dizer que fui feliz com eles. Eu sempre gostei de cachos, mas minha dificuldade foi em conseguir "controlar" o volume, pois em plena década de 90, meus cabelos já eram super power... Naquela época, meu primeiro permanente foi da linha Niely. Lembro que eu mesma apliquei e, por não saber fazer direito alisei meus cabelos pensando que teria o mesmo resultado que da embalagem. Naquela época a internet era inexistente. Fui atrás de informações. Comecei hidratar meus cabelos todos os dias e pasmem, em três meses meus cabelos ficaram um luxo.
 
Esta era a capa da caixa que eu comprei para meus cabelos.

Comprei os bigoudinhos e dali pra frente foi só vitória. Foi nesta época que descobri o poder transformador das HIDRATAÇÕES em cabelos crespos.
 
Os bigudinhos que usava na época era os emborrachados. Eles dão um acabamento bem melhor nos cabelos e evitava de quebrar os fios, como os bigudinhos de plástico.
Pena que não tenho fotos para mostrar a vocês.

Daí evoluí mais um pouco e comece a usar o Soft Sheen, permanente americano. Particularmente a diferença é que o Soft Sheen, na época, dava um aspecto mais natural aos fios. 

Parei de usar, porque era uma instabilidade para achar os produtos. Faltavam muitos e tambem os preços. Dai migrei para o relaxante, usando os da Amend, depois implantes, tranças e hoje o Super Relaxante do Beleza Natural.

Para quem deseja tentar, minha sugestão é sempre que procure um salão. Porém, se a grana estiver curta e decidir tentar em casa, minha sugestão é que compre o produto em caixinhas, faça o teste de mecha, antes de usar em todo o cabelo.

Lembre-se que o intervalo mínimo de uma química para outra são de três a seis meses, sem nada na raíz crescida, incluindo tinturas, hennas e tonalizantes. No comprimento, com o tempo, certamente terá que cortar; mas tente segurar a onda com hidratações. Elas são milagrosas!!!

Penso que este é o melhor procedimento, por exemplo, para quem tem cabelos crespos e afro do tipo "carapinha" é o permanente, porque em seu formato, não se forma cachos. Seu formato é em forma de zigue-zague e ele consegue ganhar ondulação através do permanente, pois esta química tem capacidade de transformar estes fios.

Segundo a responsável química da Avlon, Maria Angela Veríssimo, o procedimento envolve três etapas: alisar, enrolar e neutralizar.

O retoque é feito normal, de acordo com o crescimento dos cabelos. O ideal é fazê-lo a cada três ou quatro meses e claro, no intervalo, hidratá-los bastante e usar produtos que estimulem mais os cachos. Entre eles bons cremes para pentear e ativadores de cachos.

Os produtos que indico hoje para manutenção diária são:

Linha Élseve Hydra-Max Colágeno;

Linha Lunablu Vital e Repair;
 
Linha Beleza Natural
Entre outros produtos que tenho citado e que também são eficazes nos cuidados dos cabelos permanentados.

Beijos e boa sorte em suas madeixas!!!


Pin It

35 comentários:

  1. Usei durante muitos anos anos permanente. Eu tb comecei com o da Niely (minha tia colocava os bigudins) e depois fui p/ o salaõ Ilê da Anastácio onde fiquei 12 anos. Eu gostava de usar permanente. Mas hj fazendo no BN acho os meus cachos mais naturais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bibi,

    Sim, Bibi é verdade. Penso que o permanente afro é uma opção para aqueles tipos de cabelos que tem dificuldade de cachear naturalmente. São os chamados frizados.

    Também amo os resultados que tenho hoje no Beleza Natural.

    ResponderExcluir
  3. Eu usei o da Niely a pouco tempo mas o cabelereiro nao colocou os bigudins, ele passava o produto e fazia cacho no dedo mas não ficou definido.Infelismente onde moro não tem salão pra cabelos afros. O meu cabelo é beeeeemmmmm carapinha e muito ressecado. Até desanima.
    Seu blog é ótimo, aumenta a auto estima, continue assim!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bia,

    Não fique assim, amada. Tente fazer você mesmo. No próximo relaxante no salão, peça-o para fazer usando os bigudinhos.

    Beijos e fique pra cima, porque você é linda!

    ResponderExcluir
  5. Já relaxei muito os meus cabelos em casa com vário produtos, mas agora eu faço No Beleza Natural e adoro o resultado!!!

    Beijinhos Tati!!!
    www.umtoquedeblush.com

    ResponderExcluir
  6. Eu faço permanente em casa e estou bem satisfeita com o resultado,já fiz no BN por 4 anos e desisti

    ResponderExcluir
  7. meus cabelos são cacheados,mas ja usei tanta guanidina que hoje ta um mix de cachos com mechas alisados. estou agora estou pencando em passa o permanente será que da um bom efeito?

    ResponderExcluir
  8. Poxa, eu também na época frequentei o Salão Ilê de Anastacia e meu cabelo ficou peeerrffeeito pena q ra muito caro e ñ pude mais ir!!!Parecia cabelo de branco!!

    ResponderExcluir
  9. Olá ,gostaria q me falasse como fica o cabelo Crespo com
    permanente afro feito cm soft sheen?
    Fica facil para pentear,os cachos ficam bonitos?
    A raiz fica Sm volume?
    Desculpe tantas pergunta...rs
    Mto bom o seu blog adorei!!
    Bjim!!!!
    Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá enviei um email para vs e não tinha me dado conta que já existia uma matéria sobre o assunto no blog rs desculpa! adorei a matéria esclareu minhas dúvidas,quero recorrer a este procedimento porque tenho vontade de assumir meus cabelos afros,mais como os meus cabelos são sem definifição,quero recorrer ao permanente para cachea-los! quando fizer e se td dá certo contarei como foi para as leitoras do criloura!

    ResponderExcluir
  11. Criloura, amei seu blog! estava eu aqui navegando na net com meus cabelos duríssimos, cansados de 20 anos da mesma química(hidróxido de sódio) querendo mudar. Vendo cada "prima" com cabelos cacheados belíssimos!!!Estou a 3 quase 4 meses sem fazer alisamenteo e com vontade de fazer permanente. Passando pelo seu blog esclareci minha dúvida. Como meu cabelo é carapinha(mututurerê kkkk)no beleza natural não dá pra mim, como já estava pensando em fazer permanente acho que vou recorrer ao Ilê de Anastácia aqui no RJ. O q vc acha? Estou com mais ou menos 2 dedos de raiz completamente virgem e duuuura!! será que tem bigoudins para esse tamanho de raiz?!
    Bjão!!!
    Graça - RJ

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernanda, estou amando o seu blog, suas dias e claro a simpatia de pessoa que vc é.
    Eu vou iniciar meu tratamento no Lunablu, após avaliação cai matando nas hidratações, claro fazendo uso das dicas como por exemplo Monovim A, tutano etc. Claro acompanhado da linha Repair da linha Lunablu. Já notei uma grande diferença. Preciso de uma dica sua quanto as pontas lisas. Sei que cortá-las é o melhor remédio, mas por se tratar de franja totalmente lisa devido ao efeito de constantes escovas, que dica me daria para reativar os cachos, mesmo que não fiquem 100% (como nos demais fios que não sofreram mudanças com a escova)?
    Pretendo cortar mas tenho de aguardar o crescimento da franja até lá o que eu poderia fazer?
    Bjs continuarei te seguindo (sou da comu cabelos cacheados)

    ResponderExcluir
  13. Oi eu sou Denise esta é a segunda vez que visito o seu blog gostei muito, eu queria que se você pudesse me desse uma dica para o meu cabelo, bom desde os 9 anos anos de idade mais ou menos eu aliso o cabelo porque era o meu grande sonho ter um cabelo liso já testei muitas coisas nele sabe, hoje com 16 anos eu queria um cabelo natural e ir tratando dele da melhor forma,já fui em 2 cabelelereiros para fazer pemanente mais eles dizem como faz tempo que faço química e a raiz fica alta e natural e o comprimento liso não ia pegar eu teria que ter 15 cm de raiz virgem mais só estou com 4 a 5 cm de raiz o jeito seria cortar toda aparte lisa mais não queria ficar com o cabelo curto porque não gosto se você tiver uma dica me mande por favor eu ficaria muito agradecida .

    ResponderExcluir
  14. Ah, Fernanda, queria ser feliz com o BN como vc é. Faço (ou fazia?) o cabelo a cada 2 meses na filia de Campo Grande. Era feliz quando o cabelo estava curto, pois havia cachos. Hoje penso no "fazia", como não cacheia, só nas pontas já q esta repicado e por dentro fica um monte de cabelo junto por causa do creme. Liguei para diversos salões aqui do Rio para saber a situação, ai ouvi "é, minha filha, se não cacheou no BN, aq não vai cachear"... Snif snif... Aí tô pensando em ir para o permanente afro. A última ves que fiz o cabelo foi 19/02; estou com dois dedos de raiz crescida (acho que não enrola o bigoudim que qro). E aí, o que faço, oh conselheira Criloura?!

    Abrção para você e sua mãe!

    ResponderExcluir
  15. Fernando, meu cabelo era super cacheado ... nunca dei relaxamento nem nada parecido para alisar. Mas, cair na moda de dar escova e prancha sempre ... meu cabelo ficou horrivel, fino, quebradiço e sem cachos. Há 7 meses nao dou mais nada e ele esta crescendo enrrolado, mas as pontas estao finas. Se eu der permanente afro, sera que pegará no meu cabelo ? Lmenrando q ele ja está cacheando. Bjs,espero respostas

    ResponderExcluir
  16. oi Fernanda tudo bem contigo?Gostei muito do teu blog. sou angolana vivo em Cape town. tenho o cabelo crespo afro do tipo carapinha uso tranças e ja pus relaxante algumas vezes no cabelo ja caiu muitas vezes por causa do uso do relaxante por isso comecei a fazer tranças para desenvolvr o cabelo...mas agora tou a fim de mudar quero passar a usar cachos no meu cabelo ..tenho três problemas 1º a dificuldade em saber k tipo de produto é adequado pra o meu tipo de cabelo 2ºonde encontrar esses produtos 3º encontrar alguem especializado k possa tratar bem dos meus cabelos
    Já falei com algumas pessoas mas nenhuma foi capaz de me encorajar...dizem k pôr afro no cabelo faz quebrar..enfim só palavras de desencorajamento...gostaria muito k me ajudasses ...mto obrigada..bjs

    ResponderExcluir
  17. Puxa, eu uso permamente há pouco mais de um ano e na última vez que fiz quebrou muito meu cabelo.Não sei o que fazer pra recuperá-los eles estavam tão bonitos, fiquei muito chateada e triste.

    ResponderExcluir
  18. fernanda fazem 6 meses q parei de usar hene e tenho de 3 a 4 dedos de raiz e quero fazer permanente da niely sera q posso

    ResponderExcluir
  19. boa tarde adorei o blog, aqui alguem poderia me ajudar?? uso hair life a um tempão, era enroladinho toinoinoin, de tanto relaxar perdi meus cachos totalmente faz mais ou menos um mes que usei hairlife liso e natural por nao encontrar um mais fraco aí é que acabaram os meus cachos todos de vez,moro no interior de minas e nao temos saloes como o bn será que posso usar o permanente afro pois nao encontramos tambem o soft sheen me judem por favor aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  20. Olá Fernanda, sou adepta do permanente afro há seis anos, no ano passado meus cabelos estavam cansados da química, quis mudar a química e fui fazer o super relaxante do Beleza Natural, voltei super decepcionada, meu cabelo foi alisado, um desastre.
    Estou há oito meses de aplique, para que meus cabelos possam crescer e voltar novamente para o permanente afro, fique com muito receio do super relaxante do Beleza Natural, pois, pelo que vi nem todas as cabeleireiras sabem aplicá-lo corretamente e ele não dá o mesmo efeito em todo mundo.

    ResponderExcluir
  21. oolá Fernanda, eu sou cliente doo Beleza Natural tenho 16 anos, meu sonhoo é cachear meu cabelo entaum como vejo os cachos das meninas do beleza natural me inspira, meu cabelo é franzido , mais chegei a uma cloncusao que quero a fazer permanente pra dar cachos ao meu cabelo e no meu curso de modelo também pede muito , será que vai ficar bom ?

    ResponderExcluir
  22. Olá Fernanda, esse blog é uma benção. Fui cliente do BN e seguia tudo direitinho do jeitinho que me mandavam, meu cabelo cresceu no comprimento (maravilha), mas nunca cacheou,ficou minguado, mas por eu ter muitos cabelos brancos e a tinta recomendada por eles ser cara e ruim resolvi sair de lá. Prefiro ter cabelo duro a ter cabelo branco. Minha dúvida
    é: qual a tinta recomendada para o permanente afro? Pode usar tinta com 20% de oxigenada? Meu cabelo minguado pode ter volume? Deus te abençoe. Graça RJ

    ResponderExcluir
  23. Olá Fernanda.

    Onde compro esses bigudinhos flex??
    Não acho em lugar nenhum..

    Bjos obrigada !!

    ResponderExcluir
  24. Eu tambem não estou achando esse bigudinho flex!!Por favor nos ajudem!!!!
    Beijos Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá, usei o permanente afro niely por uns 4 anos mas resolvi mudar para o relaxante da Sfera. No inicio gostei do resultado mas com o tempo meu cabelo foi ficando liso demais. Gostaria de voltar ao permanente afro niely será que posso? Estou ha 6 meses sem nenhuma química. Poderia indicar algum salão especializado no rio de Janeiro?
    Parabéns pelo blog!! É muito bom!!!

    ResponderExcluir
  26. muito bom :)
    http://meus18anos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. oi Fe, to super na dúvida entre o permanente afro e o BN, sei que são quimicas diferentes então quero ter certeza antes de escolher uma das duas. Vc sabe qual das duas é a melhjor opção pra quem pretende pintar ou descolorio o cabelo?.... seu blog é muito show.bjs.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Li aqui no seu post que inicialmente vc hidratava o seu cabelo todos os dias!!! É isso mesmo, máscara de hidratação diariamente? Eu praticamente lavo os cabelos todos os dias e ao usar o condicionador (eu tenho três e os alterno: Alfaparf óleo de jojoba/cermidas, Alfaparf geléia real e Granado óleo de castanha) faço touca, deixando-os por 30 minutos. Achei que com isso os cachos conseguiram definição (estou 100% sem química e fios curtíssimos) já que sou 4c. Vc acha q devo usar máscaras de hidratação todos os dias (tenho essas em casa: Tutano da Bioextratus, Kerastase, SOS Mandioca da Vitalcap, Organix de coco e Tutano, Macadâmia e Queratina da Barrominas)ou continuar hidratando de 2 a 3 vezes na semana e nos outros dias condicionando com touca? Valeu, seu blog tá d+!!!!!

    ResponderExcluir
  29. meu so deus na causa vou tentar fazer sera que dar certo?

    ResponderExcluir
  30. Comprei o kit completo da niely e estou querendo aplicar amanhã. Eu usei muita química para o meu cabelo ficar liso,já não uso mas tem 5 meses pois estou querendo meus cachos de novo. Meu cabelo batia no meio das costas ai cortei ele acima do pescoço para tirar as partes com química. Espero que meu cabelo tenha um ótimo resultado. Seu blog linda e muito bom nos ajuda muito beijo s..

    ResponderExcluir
  31. Fernanda o super relaxante é igual o amaci hair pink passei super relaxante a uns 4 meses e meu cabelo precisa de uma nova aplicação quero saber se posso estar aplicando ele? bjs assisto seus videos e adoro bjs

    ResponderExcluir
  32. Ola gostaria de sabe se e possível fazer permanente sem bigudinho

    ResponderExcluir
  33. eu ja usei o permanente americano não e afro da soft sheen muito bom o cabelo fica otimo alem do brilho mais foi ficando muito caro,ai mudei de salão passo outra marca de permanente americano mais nao estou gostando,e3stou pensando fazer eu mesmo na minha casa mais o maybe que e relaxamento a base de tioglicolato o cabelo fica muito bonito e não precisa colocar bigudinho pois cacheia muito

    ResponderExcluir
  34. Oi, fiz permanente afro há uma semana mas não ficou os cachos como eu pensei, posso usar só o líquido que cacheia e por os bigudins sem usar o produto que alisa? desde já agradeço

    ResponderExcluir