Entenda melhor sobre os cuidados na escolha de um salão para cuidar dos cachos


Olá, meninas! Tudo bem? Todas ou a grande maioria sabe que o Instituto Beleza Natural foi o pioneiro no Brasil, no tratamento e melhoramento dos cabelos crespos e cacheados. Esta iniciativa nasceu numa perpesctiva de dizer "adeus aos alisamentos" e termos mais uma opção em matéria de tratamento e manutenção destes cabelos, mantendo sua naturalidade, mas assegurando mais vida e saúde a eles.

 Após muitos experimentos o Instituto nasceu no bairro da Tijuca e cresceu de forma extraordinária. No Rio de Janeiro atende em seis bairros: Tijuca, Jacarepaguá, Madureira, Campo Grande, Ipanema e Alcântara e em três municípios: Caxias, Niterói e Nova Iguaçú  e em duas outras capitais: Espírito Santo e Bahia.

O objetivo do tratamento é oferecer suavidade aos cabelos crespos e cacheados, soltando-os e estimulando os cachos que, naturalmente (de acordo com a textura dos fios), poderão proprocionar cachos ou frizados. Claro que a química é um agente poderoso, mas não milagroso. Muito dos resultados dependerão das próprias clientes em, cuidarem e manterem seus cabelos em casa, seguindo às orientações que lhes são passadas sobre as lavagens, hidratações e as formas de aplicações do creme de pentear de sua preferência.

Neste seguimentos dos cachos, outros salões foram surgindo com a promessa de também oferecer os mesmos resultados que o Beleza Natural. Muitos afirmam que usam a mesma química, o que não procede. Eles podem usar o mesmo princípio ativo, que é o hidróxido de cálcio, mas a química em si é patenteada pelo instituto.

Portanto, caso você deseje ir a um salão fazer um relaxante, fique atenta a estas questões. Procure saber o que está sendo feito e qual o princípio ativo que foi usado. Caso não goste ou queira migrar para outro procedimento, tendo ciência do que foi feito, ficará mais fácil para o próximo profissional saber o que poderá ser feito.

COMO POSSO SABER SE UM RELAXANTE ESTÁ BEM FEITO?

Claro que tudo dependerá também da situação dos cabelos, isto é, se são virgens ou se sofreram outra química anterior. O ideal é que o relaxante correto estimule os cachos e ondulações, da raíz às pontas.
 

 Situações como estas, da foto acima, são indicios de um relaxante mal-feito: cabelos cacheados na raíz e nas pontas e, no meio, cabelo alisado. Estes alisamentos podem ser provocados por má aplicação ( isto é, quando pede-se para que a raíz fique "bem lisinha"- a raíz de hoje é o comprimento de amanhã) ou prendê-lo molhado.

Jamais eles devem apresentar resultados como estes:

Cabelos como uma "palha";


Nem cabelos que pareçam uma vassoura;
Tampouco cabelos que pareçam um ninho.

O resultado ideal é aquele que estimule os cachos naturalmente, proporcionando brilho, maciez, leveza, definição e muita hidratação.

 


CLARO QUE NÃO ESTOU GENERALIZANDO.

Estou me referindo àqueles casos que eu mesma ví os resultados e foram terríveis. Em contrapartida, outros resultados que, feitos na concorrência, também ficaram bons.

 O objetivo deste post é orientar você cacheada que, mesmo não podendo ir ao Beleza Natural, terá condições de diferenciar um relaxante "bem feito" de uma "má aplicação" e terá condições de escolher que resultados deseja para seus cabelos.

O que observar na hora:

1) O lugar em que este salão está localizado - Fica num ambiente legal? Confortável?

2) Observar os cabelos das clientes e os cabelos das funcionárias - este é o cartão postal do sucesso de qualquer empresa;

3) Fazer uma pesquisa prévia sobre as pessoas que lá vão e os resultados;

4) Saber qual o princípio ativo da química que está sendo usado no produto - isso é direito do consumidor.


Salões e institutos que indico para cabelos cacheados:
1) Instituto Beleza Natural; - Em serviços de Super Relaxante, produtos e outros procedimentos;

2) Instituto Lunablu - Em São Paulo com serviços de Luna Soft e outros serviços e produtos;

3) Dayana (ex-funcionária do BN) - Rua Conde de Bonfim, 1067. Usina/Tijuca. Rio de Janeiro. Tels: salão da Dayana 2208-4085 3251-8248. Prox ao Colégio São José. --> Não conheço seu trabalho de perto ainda, mas ví fotos de uma amiga bem próxima que faz os cabelos lá e estão lindos!!!! 

E é esta minha dica sobre cabelos. Se alguém tiver mais informações ou indicações, por favor, me passem.



 Beijos!
Pin It

23 comentários:

  1. Oie a primeira foto é o meu cabelo, realmente ele estava muito feio liso no meio o nas pontas, agora esta bem cacheado quem quiser ver o atual só entrar no meu blog tá. Matéria perfeita Fe parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, faz uma make inspirada nessa aqui www.twitter.com/danycatorza?
    A cor ficou linda, espero que goste também.

    ResponderExcluir
  3. Jacqueline,

    Desculpe. Eu nem saiba de quem era. Eu peguei mesmo apenas para ilustrar as diferenças que se dão nos cabelos relaxados que, geralmente costumam ficar cacheados na raíz e nas pontas e no meio fica alisado.
    Hoje seus cabelos estão um show e lindíssimos. Parabéns!!!

    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,

    Obrigada pela sugestão. Vou tentar fazer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. gata, não sou dona de salão, mas sou apaixonada pelo trato dos cabelos desde a uns 10-12, q foi a época q minha mãe , cansada de pagar sem ter resultado , resolveu fazer cursos e nunca mais parei de ler, pesquisar e praticamente comer sobre o assunto.1 de tudo, a quimica do beleza natural não pode ser só hidróxido de calcio, pq ele não consegue atuar nas pontes de enxofre do fio, só nas de hidrogênio, atuando só nas de hidrogênio lavou saiu. pra não me alongar, fundamento tudo muito bem aqui

    http://maxxibolsa.blogspot.com/2010/10/processos-quimicos-de-transformacao_07.html

    para você fazer um relaxamento a base de cálcio, tem que misturar outro ativo-não necessariamente guanidina. Vou me ater por aqui. Se quiser, lê o post. 2- o que diferencia o beleza, o raízes e outros institutos, é a forma de aplicação do relaxamento. Toda quimica, até o "hidroxido de calcio" alisa. E, ao invés de usar as costas do pente como tração, normalmente esses institutos "penteiam" ( q nem no video da luna blu q mostrou na comunidade, lembra) e isso qq cabelereira q saiba fazer isso pode fazer. Outra, antes do beleza, existia o afonjá, e outros institutos, principalmente em copa city e centro. (aliás, raça brasil e afonjá são bons até hj) só q pela história de vida fantástica, crescimento e carisma da d zica, q realmente deve ser uma mulher fantástica, o beleza apareceu mais. Não significa q ele seja o primeiro.

    ResponderExcluir
  6. aaaaaaaa e citei a minha mãe, e disse q não sou dona de salão- na verdade, há 8 anos atrás ela abandonou o salão pq ela sempre sonhou em estudar direito! Hj ela é advogada, não tenho mesmo relação com salão algum!

    ResponderExcluir
  7. oi Fê qdo vi seu vídeo pela primeira vez adorei vc, mais preciso discordar d uma coisa ja fui cliente do BN e meu cabelo não enrolou pelo contrario o meu cabelo alisou hj em dia faço permanente americano pois sem bigudinho nem o beleza natural deu jeito mais estou pegando varias dicas suas q amei e estou tendo resultados ótimos bjs e continue nos passando varias dicas pois adoro.

    ResponderExcluir
  8. Nossa adorei bom
    parabéns linda materia

    ResponderExcluir
  9. Miss M.

    Muito obrigada pelos esclarecimentos. Claro que minha busca e pesquisa pelo assunto está começando agora e espero que você sempre me venha dar "estes puxões nas orelhas", para que eu venha pesquisar mais.

    Quando disse ser o BN o pioneiro, foi no sentido do relaxante mesmo. Sei que o Afonjá, assim como Ilê da Anastácia tem um excelente seguimetno neste ramo, mas eles se destacaram mais pelo permanente e pelas tranças. Eles são referências mesmo no trato dos cabelos da mulherada negra carioca.

    Sobre a questão do Hidróxido de Cálcio, realmente não tenho como me aprofundar. Eu entendo nada de combinações e cálculos químicos e suas resultantes. Isso aí a minha amiga Cleyde, do Viciada em Beleza, entende muito mais do que eu. Infelizmente, não temos umas amostras destes produtos para fazermos uma análise e chegarmos a uma conclusão do que " vai neles".

    Acho que é isso que faz com que estes tenham sucesso.

    Muito obrigada por suas dicas e, por favor, me ajude.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Patriciua,

    Obrigada por sua participação. Eu sei que o BN não se adapta para todas e acho isso positivo, pois assim a concorrência faz o produto e o serviço se aprimorar.
    Eu também já usei permanente americano e fui muito feliz. Usava o Soft Sheen. Parei porque ele foi ficando caro e teve uma época que ele deu uma sumida do mercado brasileiro( isso há quase 15 anos atrás. Não conte para ninguém!).

    Fico feliz que vc esteja se gostando com o permanente e também gostando das minhas dicas. Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir
  11. Tamy,

    Obrigada e vem coisas mais legais por aí.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fe! Adoro que vc faz estes posts, pois decidi ir ao BN. Não aguento mais o meu cabelo tipo vassoura, rs. Quero meus cachos de volta.Relaxei com guanidina há dois meses e se não der pra relaxar no BN farei ao menos uma hidratação e tb estou precisando tonalizar. Ou apenas uma consultoria, mesmo.
    Ah, Fe, queria te parabenizar por responder aos comentários. Não é como mtas blogueiras que pedem pra gente comentar e ignoram nossos comments.
    Bjin
    Viviane

    ResponderExcluir
  13. estou na mesma situação da garota da foto só que faço meu cabelo há 2 anos no BN e de uns tempos estou notando isso no meu cabelo o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê minha irmã fez um relaxamento nos cachos e eles ficaram super indefinidos o que fazer para redefini-los?
    Amei seu blog!

    ResponderExcluir