O que vocês querem fazer com seus cabelos?

                                                        Relaxamentos?

                                                 Alisamentos?

                                                        Naturais?
                                                  Tranças ou Dreads?

A pergunta é esta mesma, meninas: O que vocês desejam ter e fazer com o cabelo de vocês? Pergunto, porque os cabelos crespos  são frágeis e obviamente não suportam tantas variações de texturas e estilos, ao menos que se opte pelo uso de perucas e apliques. Nem mega-hair dá conta de tantas opções de estilos.

Minha pergunta vai muito de encontro com o que algumas meninas tem dúvidas sobre o que querem e desejam com seus cabelos. Algumas relaxam, mas na verdade, desejaria ter um cabelo liso e finalizam com pranchas e escovas, outras desejam o aspecto cacheado, mas variáveis como má aplicação do produto ou mesmo a manutenção inadequada deixam os cabelos com um aspecto ressecado e muito quebradiço.

Suas escolhas hoje determinarão os cuidados, estilos e texturas que vocês precisarão adotar no futuro, portanto, pensem bem naquilo que vocês desejam para agora. Isso é uma medida sustentável para manutenção da sua beleza e autoestima. E isso vale também para escolha da cor dos cabelos. Portanto, se você aprecia cabelos em tons dourados, fuja das colorações nas cores muito escuras e avermelhadas, pois na migração elas custam muito a sair dos cabelos e o processo de remoção (decapagem) é demorado e prejudica muito os cabelos. Dê preferência aos tons de marrons e castanhos médios,pois na mudança, são mais fáceis de variar de um polo a outro.

Sobre químicas, vou tentar esclarecer algumas dúvidas que vocês possam ter

ALISAMENTO OU RELAXAMENTO? O QUE SE QUER COM ELES?

Sempre recebo e-mails, scraps, mensagens com dúvidas sobre o tipo de produto químico que uso e desejam para relaxantes para obterem um cabelo cacheado e bonito. Esta é uma posição genérica, pois no decorrer do processo, algumas acabam transformando seus cabelos cacheados em cabelos lisos e é nesta transição de costume é que mora o perigo, pois isso sobrecarrega os fios, fragilizando-os e não deixando com aparência nada saudável. Falo sobre isso, pois comumente vou no  Beleza Natural e escuto algumas clientes exigirem e até brigar com as profissionais pois: " QUEREM SUAS RAÍZES BEM BAIXINHAS" NÃO!!!! Isso descaracteriza o relaxamento e à saber que "a raíz baixa de hoje é o comprimento alisado de amanhã" e feito isso, não tem mais retorno a não ser o corte.

 Esta foto dá o exemplo claro de um cabelo que, certamente foi prejudicado por má aplicação ou pelo desejo de se ter uma raíz baixinha, negando os cachos. Se desejam ter cabelos bonitos e cacheados, meninas, por favor, NÃO FAÇAM ISSO!!!

O processo químico muda completamente a estrutura e a textura dos cabelos crespos. Para saber qual é a química que vocês podem escolher é importante passar por uma avaliação profissional.  O cabeleireiro vai analisar seu tipo de cabelo, fazer testes e definir o que é pode ser adequado para você.
Antes de qualquer procedimento químico, é preciso preparar os fios, passar por um período de hidratação e recuperação dos cabelos.

Dentre os principais princípios ativos, os mais usados são estes:

- Hidróxido de Cálcio
- Hidróxido de Sódio
- Hidróxido de Guanidina
- Tioglicolato de Amônia

A maioria dos produtos não são incompatíveis entre si. Por este motivo, se você já tem química nos cabelos e deseja partir para outro tipo de tratamento como alisamento, relaxamento ou permanente afro, a base do produto precisa ser a mesma ou terá que cortar os cabelos para retirada da química que está concentrada no comprimento do cabelo.O prazo mínimo para migração de química são de três meses na raíz crescida. O comprimento continua o mesmo.

Outro ponto importantíssimo são os cuidados após o uso de qualquer química. Hidratações precisam ser feitas, pelo menos, 2x por semana, acompanhas de uma boa linha de lavagem.  

SOBRE A QUÍMICA:
Uma das primeiras coisas que você deve saber é que nos dois procedimentos para relaxamentos e alisamentos são usados os mesmos tipos de Hidróxidos: de sódio, cálcio, amônia e Tioglicolato de Amônia.

Então onde está a diferença para se transformar um cabelo em relaxado com cachos ou alisados? Segundo Maria Angela Veríssimo, responsável pelo departamento técnico da Avlon, o que muda é a quantidade de produto utilizado, o tempo de ação e a forma de aplicação.
Embora nos dois casos haja mudança na estrutura dos fios, no alisamento, como o próprio nome já diz, os fios ficam “retinhos”. Já no relaxamento, é mantida a curvatura dos fios (mais ou menos enrolados de acordo com a textura do cabelo)

Para qual tipo de cabelo é indicado?

Se seus cabelos são: cabelo crespo, muito crespo ou carapinha, pode fazer o alisamento. 

O relaxamento é indicado apenas para cabelos crespos ou muito crespos, porque o fio é em forma de espiral. Como neste procedimento a química é mais suave, apenas para soltar os cachos, os fios precisam ter curvatura, senão a química não trará o resultado desejado.

Por este motivo, pessoas com cabelo carapinha podem não ter um resultado satisfatório no relaxamento, pois dificilmente se produzirá cachos e sim frizados. O resultado pode ser pior ainda se a química tiver amônia. O cabelo vai ficar com aparência de mal relaxado/ alisado, em função da aplicação do produto inadequado ao tipo de cabelo.

Retoque

Quando o cabelo começa a crescer e a raiz crespa se manifesta muitas mulheres correm para o salão para fazer o retoque ou numa situaçao esporádica, se fizerem o relaxante/alisamento e considerar que ficou insatisfatório, algumas mulheres retornam ao salão para o chamado "retoque". Por favor, evitem isso, pois o retoque constante enfraquece os cabelos e inibem os cachos. Reclame, mas peça mais atenção da profissional no próximo relaxante.

O tempo para retocar a raiz são, em média, de 60 até 90 dias. Há cabelos que precisam ser relaxados 1x por mês, dado ao seu crescimento ou mesmo pela textura. Se este é o seu caso, passe a hidratá-los mais, pois isso reduzirá o tempo de retorno para relaxá-lo. 

O retoque é sempre feito da raiz até onde o cabelo virgem se encontra com a parte relaxada/alisada. O profissional deve proteger o couro cabeludo ( e na aplicação se protege) e proteger, também, a parte já relaxada/alisada.

 Incompatibilidade de produtos

Muitas mulheres acreditam que a química é como o xampu, é só lavar que o produto sai dos cabelos. Infelizmente, todo procedimento químico é irreversível. “A parte alisada vai continuar alisada, não importa quanto tempo fique sem passar o produto novamente. É um processo permanente, que muda a estrutura do fio para sempre”, diz a especialista da Avlon, Maria Angela. A mesma coisa se dá com o uso contínuo de escovas e pranchas que, não são produtos quimicos, mas são procedimentos térmicos que ficam "registrados no histórico" dos seus cabelos.
Isto significa que se quiser mudar de química, terá que esperar o cabelo crescer e cortar a parte relaxada/alisada. Nem pensar em misturar químicas diferentes.
Se ficar em dúvida, consulte uma segunda opinião, mas não se arrisquem, meninas.

 Espero ter ajudado, beijos e aguardo o comentários de vocês aqui.




Pin It

12 comentários:

  1. Fê,já fiz o post com sua matéria viu!!
    muito obg! bjs
    passa lá no blog http://ggcherry.blogspot.com/
    e deixa comentário...espero q goste!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Giselly,

    Obrigada querida. Já, já vou lá. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Jacqueline,

    Obrigada. O objetivo é tentar esclarecer um pouco mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Fernandah! Parece que vc escreveu este post pra mim. Recentemente tive que cortar bastante meu cabelo por conta dos alisamentos da raiz. Sempre falava pro meu cabeleireiro, que queria minha raiz bem lisa. Resultado: ela virou ponta mega esticada e os meu cachinhos, com os quais eu tanto implicava, desapareceram. Mas agora eu resolvi frequentar o Beleza Natural. Mesmo morando em Juiz de Fora. Quero meus cachos, outrora maravilhosos de volta. Só estou esperando a paz voltar ao meu querido Rio de Janeiro.Obrigada pela aula!!!
    Bjin
    Viviane

    ResponderExcluir
  5. Blog da Vivi,

    Que bom que a matéria tenha servido para lhe ajudar. Muitas meninas tem dificuldades em compreender que a raíz lisa de hoje é o comprimento desgastado de amanhã, portanto, não compensa fazê-lo mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro quero parabenizar vc por esse jeito bacana de falar com as pessoas, com uma verdade nos olhos e na fala, assisto seus vídeos e adooooooro, vc tem me ajudado muito pois saí da escova progressiva tem 1 ano, e vc e a Grasi Belem são minhas referências qdo o assunto é cabelo cacheado, crespo...A postagem ficou ótima...que Deus te proteja sempre e continue fazendo seus vídeos...

    ResponderExcluir
  7. fe meus cabelos sam relaxadosesta bem liso agoro façode tres em tres meses os retoques tbm tenho decoloraçao fiz umas mechas nos cabeelos resutado esta fraco to cuidando dele e qqueria uma opniao sua deq usar para fortalecer ele bjs espero sua ajuda,amei seu blog

    ResponderExcluir
  8. oii , estou com uma duvida passo produto quimico no meu cabelo amonia , mais quero cachos e faz uns 3 meses que nao passo produto quimico e estou querendo fazer o permanente afro será que mesmo assim meu cabelo nao irá ficar cacheado ?

    ResponderExcluir
  9. Olá, ouvi falar a alguns dias, que existe agora um tratamento chamado revitalização dos fios, que traz novamente a forma do cabelo, cacheando-o ou alizando-o de acordo com as caracteristicas do fio... faço relaxamento a base de guanidina a cerca de 5 anos mas me cansei e ele esta muito fraco, isso me traumatiza fora o gasto a cada dos meses, será que este tratamento é realmente viavel? beijos amei o site

    ResponderExcluir
  10. AMEI A REPORTAGEM! TIREI TODAS MINHAS DÚVIDAS. TENHO CABELO ALISADO MAS JÁ ESTOU CANSADA E QUERO VOLTAR PARA O RELAXAMENTO, SÓ QUE MEU CABELO É CRESPO, E A RAIZ JÁ TÁ UMA COISA DE LOUCO. QUERIA UMA DICA PRA MANDER O CABELO ATE PODER FAZER O RELAXAMENTO?

    ResponderExcluir
  11. Quero saber se poso fazer um permanente afro sem precisar ré achar pois a minha cliente e loira?

    ResponderExcluir