HIDRATAÇÃO: Você sabe o que realmente seus cabelos precisam?

Como e quando escolher o creme adequado a sua necessidade dos seus cabelos

Na verdade, essa é a parte mais chata. Cada cabelo reage de uma forma. Cada cabelo pode estar precisando de algo diferente.

Cremes a base de queratina tem poder reconstrutor, isso é, regeneram a estrutura do fio.

Cremes a base de soja, de trigo e de colágeno tem poder restaurador, eles agem repondo proteinas perdidas pelo fio

Cremes a base de karite, chocolate, Semi di Lino, Macadamia, tem poder hidrantante. Eles devolvem a água, a maleabilidade e conferem mais brilho ao fio.

Além disso, existem outros fatores hidratantes, como as vitaminas:

Vitamina A: Proporciona a ativação das células que produzem melanina e queratina, auxilia no tratamento de ativação de crescimento dos cabelos. Ex: Arovit, Monovim-A

Vitamina B5: Revitalizante natural, devolve vida e saúde. É um "tônico" natural. Ex: Bepantol, Dexpantenol.

Vitamina C: ajuda na assimilação das outras vitaminas; deixa o pH do cabelo mais ácido, o que provoca o fechamando das escamas da cuticula. Ex: Redoxon líquido.

Vitamina E: Anti-oxidante natural. Ex: ADE

Ceramidas: funciona como uma "cola capilar", firmando o fio e "encapando-o", não permitindo assim a formação de pontas duplas

Aminoácidos: auxiliam a queratina a formar pontes, prendendo-a melhor ao fio. Tem poder reestruturante.


Tendo isso em mente, você pode escolher um creme e "turbiná-lo" com ampolinhas, para que o resultado seja mais adequado a sua necessidade.

Mas seja razoavel: não adianta comprar todas as ampolas, jogar todas no cabelo de uma vez. O cabelo tem um limite daquilo que pode absorver por hidratação.

Escolhido o creme/ampolas adequados, já conseguimos o primeiro fator de uma boa hidratação. Agora, vamos ao segundo fator: a aplicação.

A forma utilizada abaixo é uma forma de "turbinar" uma hidratação convencional. O ideal é revezá-la com a hidratação tradicional indicada no "modo de usar" dos produtos, pois se bem feita, ela é tão forte, que pode saturar os cabelos de nutrientes caso usada em exagero. O ideal é um intervalo mínimo de 15 dias entre uma aplicação e outra.

Primeiro passo: higienização:

1) Lave o cabelo com com anti-residuos. 

ATENÇÃO: "Posso fazer esse passo com o cabelo recem pintado ou com uma recém relaxante?" - Bom, voce conhece seu cabelo, sabe o quanto um anti-residuos vai fazer desbotar. Se o seu anti-residuos (e sua cor) desbota pouco, faça. Se desbotar muito, use um bom shampoo comum, sem sal, com pH levemente ácido (6,0) que já está de bom tamanho. Aplique duas vezes, nesse caso.

3) Seque bem seu cabelo. Não esfregue a toalha no cabelo, apenas "aperte" o fio contra a toalha, e depois enrole-a para absorver o máximo de água possível.

Nesse meio tempo é um excelente momento para misturar ampolas e cremes, caso você pretenda fazer um mix. Se voce for usar apenas um creme, de um tempinho com a toalha no cabelo, para tirar bem a humidade.

Segundo passo: a preparação

1) Depois de ter retirado todo o excesso de umidade, penteie delicadamente o cabelo com um pente largo, para tirar qualquer embaraço.

2) termine de pentear com um pente fino. Não devemos usar direto o pente fino pois isso aumenta a quantidade de fios que se quebram. Para desembaraçar bem um cabelo molhado e lavado com anti-residuos, é necessário ir aos poucos, para não quebrar os fios.

3) Seque o cabelo com o secador, apenas usando jatos quentes( de longe), sem uso de escova.

4) Com o cabelo 100% seco (e meio espigado, afinal, ele está lavado com anti-residuos e não foi hidratado :P), passe para a próxima  etapa:

Terceiro passo: A aplicação

1) Para me ajudar, divida seus cabelos em mechas;

2) Agora, começando sempre por debaixo, vá separando mechinha por mechinha com as mãos, e aplicando uma pequena quantidade de creme. Depois de espalhar no comprimento inteiro, massageie o fio, mecha por mecha. Essa é a parte MAIS IMPORTANTE DA HIDRATAÇÃO. Uma hidratação bem sucedida DEPENDE DE UMA BOA MASSAGEM, para ajudar o creme a penetrar no fio. Então, delicadamente, porém com vigor, faça a massagem com o creme, mecha a mecha. Por fim, passe um pente fino na mecha, para deixar o creme aplicado de forma uniforme;

Percebam que assim você tem a exata percepção de onde já recebeu o produto e onde ainda está carente, já que o creme vai molhando o cabelo;

Outra vantagem de utilizar esse método, é que como você secou seu cabelo e retirou toda a umidade, agora seu cabelo irá absorver melhor o creme em si, o creme não será diluído pela agua que existia no fio, ficando assim mais concentrado e tendo um efeito mais potente.

A única desvantagem do método: usa pelo menos o dobro de creme que você está acostumada :D

Terminado de massagear mecha por mecha e de aplicar e pentear o cabelo todo, use uma touca de alumínio ou com bolinhas de isopor (que é superior as toucas elétricas na minha opinião, por só utilizar o calor natural do corpo, não arriscando queimar o fio).

Enrole uma toalha por cima para ajudar a manter o calor, e aguarde o tempo de aplicação indicado pelo fabricante do produto escolhido.

Depois de transcorrido o tempo, tire a touca  e aguarde mais 5 minutos, para que o cabelo esfrie naturalmente.

Enxague bem. Finalize com um defrizante de pH ácido, para fechar bem as cutículas. Na falta, uso um pouco mais do creme de hidratação escolhido misturado a vinagre, na proporção 1/3 de vinagre para 2/3 do creme. Aplico novamente, espero 3 minutos e enxaguo novamente.


É extremamente importante fechar bem as cuticulas depois da hidratação, para que os nutrientes não se percam. Se as cutículas ficarem meio abertas, os nutrientes vão saindo, e a hidratação dura bem menos. Existem excelentes selantes no mercado com pH entre 2,5 à 3,0, mas na falta, essa dica do vinagre de maçã quebra um galho.

Caso use o vinagre, tenha em mente que a aplicação precisa ser bem rápida: aplique, espere um minuto e enxague.

Finalize com algum creme leave-in /pentear  e pronto. Cabelos profundamente hidratados! 


Que tipo de hidratação seus cachos precisam?

Vou explicar como devem funcionar as etapas de "Hidratação Simples, Nutrição Capilar e Reconstrução Capilar e em que momento do seus cabelos devem ser utilizados.

O tratamento sempre é feito nessas três Etapas: Hidratação (reposição hídrica); Nutrição, (reposição lipídica), e Reconstrução (reposição protéica).

NUNCA coloca-se proteína (Reconstrução Capilar) em um cabelo Ressecado e Desidratado. 

Primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja, óleos e manteigas de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.

1° Tratamento Hidratação: Hidratar com creme de massagem capilar simples: exemplos de marcas  para este tipo de hidratação: Capicilin, Careliss( ex: hidratação de açúcar), Haskell e Kanechown. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio de cabelo, utilize cremes sem enxágüe bem levinhos, se puder evite o uso do secador. 

2° Tratamento Nutrição: Manteiga de Karitê e Óleo de Girassol são uma boa pedida.

Exemplos de Máscaras e Linhas para Nutrição: Linha de Nutrição da Gold Black da Amend e Rigen da Alfaparf. No mercado são as que mais têm mostrado resultados satisfatórios a um preço considerável até acessível para algumas pessoas.

3° Tratamento Reconstrução Capilar: Exemplo de Linhas que podem ser utilizadas para reconstrução. Máscara antiidade da marca Amend, ÉH, Midollo, Alfaparf, Absolut Repair da L’oréal Professional, Age Recharge Kérastase, Creme de Queratina da Bioextratus, Linha Keratina da Vizcaya.

O principal é que eles contenham em sua fórmula queratina, colágeno, creatina, cistina e vários outros ingredientes que fazem esse tratamento.

Vou dar uma ressalva especial para a Linha de Reposição de Massa Capilar (RMC) da Amend, que também têm a função exatamente de reconstrução dos cabelos. Existe a linha Vermenha e a Linha Azul dessa marca da amend de RMC, veja em qual seu cabelo se enquadra e experimente. É bem recomendado esse produto, um dos mais satisfatórios do mercado.

Nunca fazer uma reconstrução logo de cara no cabelo, sem antes passar pelos processo de Hidratação e Nutrição, que de certa forma preparam seu cabelo para uma reconstrução bem feita e com resultados ótimos.

Finalizando, exemplos de marcas para fazer os processos.

Hidratação simples: Elseve, Pantene, Carellis, Kanechown, Hidran, Vita A, Skafe, Produtos de farmácias em geral..

Hidratação Nutritiva: Amend, Rigen, Ph 4, Masquitense,All soft Redken, Avocado oil da salon line..

Reconstrução: RMC Amend, Extreme Redken, Age recharge, Absolut loreal..

Programa-se para cuidar melhor dos seus cabelos. Imprima a agenda abaixo:

Fonte: Desenvolvido por Cleydinha do blog Viciada em Beleza.



Fernnandah Criloura


Pin It

11 comentários:

  1. Oi!!! Adorei o post e adorei a tabela tb; precisamos ser bastante disciplinadas para tratar de nossos cabelos especiais. Eu detonei meus cachos, agora eles estão lisos e espigados nas pontas. Vc sabe o que devo fazer para recuperá-los? Ah, e outra coisa, vc conhece a linha Matrix? Bjin

    ResponderExcluir
  2. Viviane

    Se uma foto não dá para avaliar, mas por via das dúvias, se tiver coragem, corte-os. Faça um corte lindo, elimine todo o processo antigo do comprimento e comece tratar do zero seus cabelos. Fiz isso com os meus e não me arrependo.

    Conheço de ouvir falar da linha Matrix, e dizem ser maravilhosa. Nunca usei.

    ResponderExcluir
  3. Acho que cortar não vai rolar. Porque já tive cabelo curto e acho que dá mais trabalho. De qualquer forma já cortei bastante. Está pelo ombro. Mas obrigada pela dica mesmo assim.
    Estou te seguindo pelo twitter, se quiser ver pode ir lá que dá pra ter uma noção do estrago, bjin.
    Viviane

    ResponderExcluir
  4. Por favor me ajudem... Nao aguento ir em saloes e cada um dao opiniões diferentes. Meus cabelos são muitos finos e super quebradiços, já fiz escova inteligente durou um mes e depois ficou horrivel meu cabelo. Decidi comprar bons produtos mais depois que li o blog fiquei triste pois estou fazendo tudo errado. Comprei a linha Bio Extratus (Banho de creme, queratina, shampoo e condicionador) Usei o banho de creme com a queratina juntos e passei o secador, ficou horrivel.. Socorro gente o que faço???

    ResponderExcluir
  5. poxa, um pé na roda em Fernnandah, ja estou copiando pra fazer meu cronograma, bjs e brigadão como sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Nadja,

    Calma! A gente só aprende caminhar, caminhando... Se seus fios são crsepos/cacheados finos e quebradiços estas escovas não irão ajudar mesmo. Acredito que elas irão acentuar mais ainda o problema.

    A questão é saber o que você deseja com seus cabelos: lisos ou cacheados?

    Cada um aí terá um direcionamento específico.

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Nanda te acompanho mais no youtube qe tal fazer uns videos com hidratações caseiras e colocar no teu canal? Poxa eu ia amar olha ae embaixo umas que sugiro: Bjo Pretinha


    1 - Máscara caseira para dar brilho ao cabelo

    Ingredientes

    Um copo de iogurte natural de qualquer marca
    Uma gema de ovo sem pele
    Modo de fazer

    Tire a pele que cobre a gema, e misture a gema no iogurte. Aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio.

    Fique 30 minutos com a touca, e após esse tempo, enxágüe bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    2- Mascara Cabelos porosos

    Você irá precisar de:

    1 - Qual quer shampoo de sua preferência (pode ser anti resíduos)
    2 - Mel de abelha
    3 - Máscara à base de ceramidas, qualquer uma qe tenha na formula CERAMIDAS
    4 - Uma touca plástica.

    Como se usa tudo isso?

    Primeiro, lave os cabelos com o shampoo.
    Agora tire o excesso de água dos cabelos, separe os cabelos em mechas e passe o mel puro, vai dar muitooo trabalho
    por conta da consistencia do mel, mas depois de distribui-lo ficará mais fácil.
    Massageie cada mecha e desembarace.
    Vai ficar com um aspecto horrendo, mas o que agente não faz por um cabelo bonito né? Mas não se preocupe, quando lavar sai tudo.
    Coloque a touca ou a sacolinha do mercado da esquina e deixe por 15 minutos.
    Agora sem enxaguar, passe a máscara de ceramidas, massageie bem para que ela se misture ao mel que já está nos fios.
    Deixe agir por volta de 20 a 40 minutos, com a touca.
    Depois é só enxaguar e se preferir passe condicionador e leave in.


    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    3- Hidratação de Anjos

    Você irá precisar de:
    Duas colheres de um creme para hidratação.
    Uma ampola de D-pantenol
    clara de 1 ovo


    Misture tudo com uma colher; isso mesmo, como se tivesse batendo um bolo.
    A mistura no começo vai ficar com impressão de "bolotas", mas logo vai se homogeneizar.
    Passe no cabelo mecha por mecha e coloque uma touca plástica ou de alumínio por 20 minutos e depois lave,
    lembrando que a touca pode ser substituída por uma sacolinha plástica (rs)


    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    4- Hidratação de Maizena

    1 - Duas colheres de maizena
    2 - Meio copo de água
    3- Uma ampola de queratina
    4 - Duas colheres de açucar cristal
    5 - Creme de tratamento de sua preferencia


    Coloque a maizena com a agua em uma panela e mande para arder no fogo
    até virar um mingau, depois retire do fogo e adicione o creme de tratamento, a ampola e o açucar e misture bem.
    Lave o cabelo antes e retire o excesso de água. Passe a mistura, ainda morna, nos fios, coloque a touca e deixe agir por 40 minutos.
    Lave sem shampoo e condicionador.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    5- Hidratação com tutano puro

    Vá no açougue mais proximo da sua casa, e peça aqueles ossos que eles costumam jogar fora.
    Retire o tutano com uma faca e coloque num pote pequeno e coloque pra derreter no microondas por aproximadamente 20 segundos
    vai virar um óleo bem amarelo, coe pra não ficar restinhos de tutano no óleo.
    Misture esse óleo no creme de hidratação e use touca termica por 30 minutos.


    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    6- Hidratação de Abacate e Iogurte

    1 - Meio abacate
    2 - 250 ml de iogurte natural
    3 - Shampoo de sua preferência

    Bata o iogurte com o abacate no liquidificador.
    Lave os cabelos com o shampoo 2 ou 3 vezes, depois divida os cabelos em mechas
    e vá aplicando no comprimento e nas pontas, deixando a raiz.
    Coloque a touca por 40 minutos e depois lave.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  8. Que horror isso, o seu blog só mostra cabelos cacheados que eu não gosto, dá muito trabalho e quanto aos lisos ?
    como fazer para ter o cabelo igual aos das negras americanas,pois prefiro cabelos Lisos e quanto ao uso do Henê o que você pode falar?
    Qual o melhor alisamento para cabelos afros?

    ResponderExcluir
  9. poderia me responder? E quanto ao estimulo do crescimento dos cabelos, o que fazer para os cabelos crescerem hein?

    ResponderExcluir
  10. Este post esta MARAVILHOSO!!! Obrigada Fernnandah

    ResponderExcluir