Especial: Cuidados diários com a pele negra

Sorteio no Criloura: Ganhe 3 sombras + 1 esmalte. Participe!!!!


Cuidados diários com a pele negra



E aí, meninas! Tudo bem? Hoje trouxe um tutorial falando um pouco mais sobre os cuidados diários para pele negra, nas áreas do rosto feminino e masculino. Graças a Deus, por natureza, a pele negra é uma pele forte, resistente, com um brilho sem igual, mas que sofre com a oleosidade excessiva e outros probleminhas possiveis como manchas ou lesões, também chamadas de discromia. 

Em outras palavras, são as alterações de pigmentação. Isso ocorre porque as células que produzem o pigmento de nossa pele (a melanina) costumam trabalhar produzindo um pigmento maior e em quantidade superior na pele negra. Apesar de esse pigmento proteger melhor a pele das agressões solares e ser um excelente protetor contra os tumores, qualquer disfunção em sua produção levará, com maior facilidade, à formação de manchas.

Portanto, meninas, cuidado! Vamos cuidar e proteger nossa pele destas possíveis consequências. Vamos cuidar, prioritariamente da alimentação, evitando frituras, gorduras e doces em excesso. Vamos apostar nos sucos, verduras, legumes e frutas. E não se esqueçam de tomar muita água. Ele é essencial para o bom funcionamento do corpo.
As principais causas de manchas em pele negra são: excesso de sol, acne e manchas conhecidas como melasma (causadas por certo estímulo hormonal – anticonceptivos ou gestação). 
A melhor forma para evitá-las é utilizando filtro de proteção solar 8 no dia a dia (a partir de 15 na praia), ou pelo uso de bloqueadores físicos, como é o caso de chapéus e bonés. No geral, o ideal é ficar sempre atento às causas e tratá-las de forma competente.

O que é benéfico a nossa cútis são procedimentos como limpeza de pele, peelings superficiais, hidratações faciais e corporais, massagens, esfoliações físicas, laser de baixa potência (para rejuvenescimento e clareamento de manchas). Fora os procedimentos citados, o uso de produtos em ambiente domiciliar é extremamente necessário (filtro de proteção solar, agentes de renovação da pele – ácidos , hidratantes, antioxidantes etc.)

Há muitos segredinhos que podem ser utilizados, baratinhos e bom com bons resultados:  boa higienização, tonificação, esfoliação periódica, hidratação, prevenção contra as agressões solares (uso de filtro de proteção solar), alimentação equilibrada, atividade física e/ou meditação para controlar o estresse, além de ter uma atitude positiva frente à vida.

Algumas sugestões de produtos e cuidados caseiros:

Para Limpeza Diária:

  











Pela manhã, quando for lavar o rosto, sugiro o uso do sabonete em barra Pure Zone da L'Oreal ou o Basics 3x1 do Avon = Limpa, Tonifica e Hidrata. Este procedimento já prepara a pele como pré-maquiagem ou mesmo para o dia-a-dia. 










Se desejar, use uma loção adstringente para limpar profundamente a pele e remover aquelas sujeirinhas que muitas vezes ficam imperceptíveis na pele. Sugiro a Clearskin do Avon, mas existem outras marcas boas e com bons resultados também.





Receitas Caseiras: Fique linda gastando pouco


Aliviar Olheiras
Faça uma compressa de gaze embebida em chá de camomila gelado. Deixar agir por dez minutos e retirar. O líquido gelado ajuda a contrair os vasos localizados nessa região, suavizando as olheiras.


Esfoliante natural
Misture fubá e leite(pode ser mel também) até formar uma pasta. Passe no rosto fazendo movimentos circulares. Enxágüe com água fria.


Para fechar poros dilatados
Misturar cerca de 10 gramas de fermento em pó com um pouco de sumo de limão - o suficiente para obter uma pasta. Aplique sobre a face, durante 5 minutos.





Peeling Natural
Misturar germe de trigo ou flocos de aveia a uma colher de chá de mel forma uma parceria esperta para amaciar a pele do rosto. O mel ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove, com delicadeza, as impurezas da superfície. Os cereais promovem uma esfoliação suave, além de ser boa fonte de vitaminas.



  

Pin It

6 comentários:

  1. Sou negra, achei este blog ontem.
    Muito bom, parabéns
    É muito raro achar blogueiras que infatizam a beleza negra, e mais raro ainda é ter blogueira negra,
    obrigada por partilhar com todas seus conhecimentos e tempo.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Garota devo te dizer que me apaixonei mais de verdade amei o blog mas sinceramente estou meio sem palavras pra dizer o quanto só posso te dizer PARABÉNS DE VERDADE INCRÍVEL O CUIDADO O JEITO DIFERENTE DE FALAR DE NÓS DEVO DIZER QUE A BELEZA NEGRA ESTA ENCONTRANDO SUE LUGAR MIL BEIJOS
    PS: Está convidada para passar lá no meu blog
    www.chocoladys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo

    Obrigada você pelo carinho de prestigir o Criloura enquanto um espaço de troca e aprendizagem. Realmente há poucas blogueiras negras, principalmente aquelas que tem um olhar sobre a questão e às necessidades que a mulher negra tem. Espero poder tocar este blog com a ajuda de vocês. Aguardo mais sugestões para as pautas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adriana

    Obrigada pelo carinho. O Criloura nasce a partir da necessidade de mulheres como eu e você que, sem espaço para dizer o que pensamos e precisamos,ficávamos à revelia do espaço da moda.

    Espero que ele esteja fazendo aquilo que realmente me proponho fazer em uma linguagem clara e fácil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi tudo joia?, moro nos estados unidos, eu queria saber oq e bom para minha pele. tipo ela sai tipo uma espinha, mas ela ja sai enflamada, e eu nem toco nela. mas ela fica feia de mais, seca sozinha, mas fica uma mancha muito feia, e tipo por causa disso, minha pele fica toda furada, , oq posso fazer para para fica melhor?, meu nome e marcelo

    ResponderExcluir
  6. Sou negrO , sou adolescente tbm , uso sabonete liquido microesfoliante nao oleosa , e tbm tenho asepxia, o asepixia pa mim ele é bom, mais pretendo comprar um fluido , ou outro sabonete , ..

    ResponderExcluir