Especial: Cuidados com os cabelos crespos e cacheados

Contrariando a ditadura dos cabelos escorridos, é cada vez mais comum as mulheres assumirem os cachos. Afinal, segundo pesquisa da L'Oreal, 48% das brasileiras têm os fios enrolados ou ondulados. E engana-se quem pensa que esse tipo de cabelo requer menos dedicação - a verdade é que para mantê-los bonitos e saudáveis são necessários vários cuidados, desde escolher o xampu adequado, utilizar o leave-in, fazer hidratação regularmente e lavar com menos freqüência. Nesta matéria, você vai encontrar dicas para deixar seus cabelos ao natural e esquecer de vez a chapinha. 


Segundo Adriana Lobão, coordenadora técnica da rede Beleza Natural - especializada em cuidar de cabelos crespos -, o primeiro passo para deixar seus fios lindos é a lavagem. O ideal é que ela aconteça no máximo duas vezes por semana, caso contrário pode haver redução da oleosidade natural, deixando os fios muito secos. A especialista afirma que o ideal é utilizar o xampu duas vezes em cada lavagem. O condicionador tem que ser aplicado nos fios e pontas, nunca na raiz. Outro ponto importante: não se deve utilizar água quente e sim na temperatura do corpo.
http://www.bolsademulher.com/video/oLe

Para quem gosta de praia, a profissional alerta: o sal do mar absorve a água do couro cabeludo e do fio, provocando ressecamento. Portanto, evite o contato dos fios com a água salgada e, após a praia, faça uma hidratação. Esse mesmo procedimento, realizado uma vez por semana, serve para amenizar o desgaste causado pelo sol. Os fios ficam mais bonitos se você não manuseá-los enquanto eles estiverem secando. "A oleosidade natural das mãos prejudica os cabelos e impede uma boa formação dos cachos", revela Adriana Lobão.

Os cabelos mais crespos exigem um cuidado maior. Conforme explica Ton Habermann, do TA3 Studio Hair Design, de São Paulo, contrariando o que a maioria das pessoas imagina, os fios das mulheres negras são mais frágeis e extremamente finos, portanto necessitam de produtos à base de queratina, bem como óleos essenciais para nutrir, dar brilho e maciez. A dica é usar xampus e máscaras que tenham em sua composição óleos, polímeros catiônicos, derivados de silicone e ativos lipídicos que protegem a fibra da umidade.
Neno Nunes, também do TA3, acredita que o leave-in é fundamental porque, além de funcionar como um complemento do tratamento, protege contra agentes naturais como o sol, mar, piscina, vento. Para quem não tem medo de assumir os cachos e, ainda por cima, adora ostentar uma bela juba, a dica é utilizar um mousse de volume, secar com o difusor (velocidade baixa) e ir amassando os cachos enquanto o cabelo seca. Quem possui comprimentos mais curtos pode usar bóbis finos ou babyliss para dar o acabamento.
Se vocês quer arrasar na balada, a dica de penteado do TA3 para os cabelos cacheados é usar o difusor ou babyliss para definir, prendendo os cabelos totalmente ou fazendo um semipreso. 

Dicas para ter os cabelos cacheados sempre bonitos

- O condicionador tem que ser aplicado nos fios e pontas, nunca na raiz. Outro ponto importante: não se deve utilizar água quente, ela deve estar na temperatura do corpo.
- Cuide bem de sua alimentação. A beleza começa de dentro para fora. Inclua sempre frutas, verduras e legumes no seu cardápio, garantindo assim os nutrientes que seus cabelos precisam.
- Dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Lembre-se de que os cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.
- Para dar um fim nas pontas duplas nada como para aparar as pontas. Produtos que prometem recuperar pontas duplas não passam de maquiagem, porque elas reaparecem após a primeira lavagem.

                                                    Saphira Silva do blog encaracoladas

Fonte: www.bolsademulher.com.br
Pin It

3 comentários:

  1. Tenho o cabelo crespo, porem uso o alisante Amend Hair Dry. E quero deixar meu cabelo cacheado, só usando o difusor consigo?

    ResponderExcluir
  2. Criloura:

    Oi.Já vi várias pessoas(maioria homens,nos anos 90) com cabelos bem cacheados(estilo macarrão parafuso bem fechado).Como é chamada essa tecnica de escaracolado?
    obs: sem dúvida é feito.

    ResponderExcluir