Dicas de Maquiagem pele negra

Meninas, hoje resolvi trazer um pouco do universo das maquiagens para vocês. Pensei comigo: "O que adianta falar de cabelos, de roupas, de homens e tudo mais, se não falamos ainda sobre maquiagem?". Daí, resolvi dar uma garimpada pela net e postar algumas dicas legais para vocês usarem no dia-a-dia ou naquela data especial.





O que vamos precisar para compor nosso look:

Nécessaire Básica

Pó compacto
Base
Delineador preto
Lápis preto
Rímel preto
Quarteto de sombras com tons claros e escuros
Lápis de boca marrom escuro
Blush
Batom e gloss (para variar de acordo com o programa)
Esponja para remover excesso de maquiagem
Pente de sobrancelha (pode ser uma escova de dente)
Pinça
Aplicador de sombra (pode ser um cotonete)

Estes são os itens básicos para se fazer uma maquiagem. Vou tentar explicar o papel passo-a-passo de cada item, bem como sua função.

Loção Adstringente de Limpeza:

É um líquido que tem por fim limpar bem a pele para remover as células mortas e deixá-la impecável para fazer a maquiagem. Ela deve ser aplicada na pele limpa, isto é, após lavar com sabonete ou até mesmo creme de limpeza. Uma das loções adstringentes que uso e recomendo é a Clearskin do Avon ou o Leite de Colônia. Eles são maravilhosos e deixa a pele  bem limpinha.

 Como usar?
  Pegar um chumacinho de algodao, molhar com uma das loções adstringentes, tirando bem o excesso e aplicar em todo no rosto, tendo cuidado na região dos olhos e boca, com movimentos circulares.


Corretivo:

O corretivo é uma ferramenta importante na hora de disfarçar algumas alterações na pele que, na maquiagem comum, ficariam sobressalentes. Entre elas olheiras, manchas escuras ou claras, marcas de espinhas e outras. O ideal é adqurí-la num tom mais claro que sua pele e corrigí-lo no decorrer do uso da base e do pó facial ou compacto.
Apesar de não usar corretivos, mas sugiro as marcas Avon, Boticário, Contém 1g e Natura.


Base

O uso da base é importante, pois ela serve para uniformizar a cor e a textura da pele. Hoje em dia há produtos que unificam base e pó compacto ao mesmo tempo e tem um resultado maravilhoso. Entre elas as linhas de maquiagem da Contém 1g, Boticário, Natura, Avon e Maybeline.




Pó facial/ Pó compacto

Sabe qual a diferença entre uma e outra? A matéria prima é a mesma, só que o pó facial é para ser usado e aplicado com pincel, tipo em casa com calma e o pó compacto dá para ser levado na bolsa para fazer uma make rápida na rua ou no trabalho. Ela serve também para dar acabamento a pele. Caso você não queira fazer opção pelo uso da base e nem do corretivo, poderá limpar sua pele e usá-la direto.
Verifique antes se o tom da pele do rosto é diferente da pele do colo. Elas devem ser igualadas. Se o seu rosto for mais claro que o colo, a base/ pó deverão ser mais escura.

É importante também constatar se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo, para que a base escolhida siga essa mesma coloração. Fuja de pós e bases bege ou muito claros. Mas se você quiser uma maquiagem muito leve mesmo, pode usar um pó amarelo bem transparente, mas nunca bege.

As marcas que percebo bons resultados são: Contém 1g, Boticário, Maybeline, Natura e Avon das nacionais e Mac e Borjouis importadas.



 Sobrancelhas

Se a sua sobrancelha tem falhas, o mais seguro é usar lápis marron escuro ou preto para corrigí-las.  Para que o risco não fique muito forte, você pode esfumaçar o produto na raiz dos pelos ou usar uma sombra maroom ou preta ao invés de lápis. Eu, particularmente, corrijo minhas sobrancelhas com lápis marrom da marca Apple/Maça ou Luisance (aquela marca baratinha que vende no camelô). Até hoje não descobrí nada melhor para pele negra do que elas.


Pálpebras

É toda região acima dos olhos até a altura da sobrancelhas. Nelas é que devemos aplicar a sombra para dar vida e um colorido especial. Quem não gosta de arriscar, pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.

O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta.

Cuidado com essas cores - Cinza não deve ser usado porque não destaca, melhor usar prata no lugar. Azul é uma cor complicada de usar. Se a sua pele é muito escura, ao invés de usar uma sombra marrom para escurecer, use a preta. Rosa pink tem uma intensidade violenta e a maquiagem pode ficar sem estilo.

  Delineadores, Rímel e Lápis

Use e abuse de delineadores. Use um delineador de traço fino em cima e esfumação na parte de baixo, pois realça a beleza dos olhos. Você pode usar durante o dia com uma sombra mais cintilante e à noite, com sombras mais chamativas. Rímel preto e um curvex realça mais os cílios.

Dica 1: Se você for usar lápis preto ao invés de delineador, esfumace o traço para não ficar um risco grosseiro.

Dica 2: Se a sombra não for pigmentada, não adianta colocar camadas e mais camadas para a cor aparecer, ou você corre o risco de borrar a maquiagem. Em seguida, esfume. Aplique rímel preto em camadas generosas nos cílios superiores. "A pele negra merece destaque nos cílios", afirma Torquatto.
As marcas que uso e indico em matéria de lápis e delineador é a Natura. Elas são perfeitas, pois fixam bem, não escorrem e não borram. Sobre rímel ou máscara para cílios, atualmente uso Avon em sua versão Spectra Lash e Volume Shock. 




Blush

O Blush é usado para dar ao rosto um ar saudável. Aplique-o nas maçãs do rosto, movimentando o pincel de dentro para fora. Mas não exagere, as pinceladas devem ser leves para que o visual não fique carregado.

Cores: Para marcar a maça do rosto, você deve usar blush marrom escuro, marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota.

Cuidado com essas cores - Evite tonalidades como pêssego, salmão ou muito alaranjado.  Segundo Fernando Torquatto, um dos maiores maquiadores do Brasil, "hoje em dia, não se deve combinar as cores da maquiagem. E sim, usar tons que se harmonizem". 


Batom/ Gloss
Os dois funcionam muito bem. O batom deixa a boca mais definida, o gloss deixa a boca sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima. As cores indicadas são as mesmas indicadas para as sombras: dourados, ameixa, vermelhos. Se quiser, os prateados podem ser usados no centro do lábio inferior para dar volume à boca.

Lembre-se que se você desejar valorizar mais os olhos, coloque um tom mais neutro nos lábios e vice-versa.





 Uma das minhas makes


Pin It

12 comentários:

  1. bom eu tbm tenho a pele negra mulata no caso e venho sofrido para achar uma maquiagem que se adapte ao meu tom de pele pq tenho uma pele negra tipo a da cantora beyoncé quando n pego sol e da riahnna quando to bronzeada e todas q venho testado deixam minha pele palida e n é esse efeito q eum quero vc poderia sugerir algo para mim?desde de jah agradeço

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas, seu blog já está na minha lista de favoritos!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog ...
    Adorei as dicas ...
    Adorei vc, sou de Sampa Fernanda, me chamo Jupira. Parabéns pela simpatia.
    bjs e até a próxima

    ResponderExcluir
  4. CrespoBonito 26,

    Obrigada! Costumo fazê-la também no Beleza Natural, assim como o relaxamento. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Daiane,

    Para pele negra como a sua e com esta tonalidade há bons produtos no mercado, do mais caro ao mais barato. Entre elas a linha MAC, Bourjois, Revlon, Avon, Natura, Boticário, Koloss, Vult entre outras.

    ResponderExcluir
  6. Joicerural,

    Obrigada pelo carinho. Espero sempre surpreendê-la com novidades. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. amei todas as dicas..algumas das coisas citadas eu já fazia quando ia me maquiar, mas aprendi muitas outras bem legais aqui no blog ;D
    hoje a noite eu vou numa festa e eu vou me maquiar usando essas dicas *-*

    ResponderExcluir
  8. Guria!!!!Ontem vi seus videos e amei as explicações!
    Finalmente achei alguém que fale da maneira que eu queria!Produtos acessiveis e que qualquer pessoa tem em casa..Amei uma dica de primer que tu deu em um dos videos!
    Obrigada por facilitar a vida de gente normal que nem eu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. ahahahha ameii as dicas ...depois tem que ter das loiras hahha
    beijos
    http://rhiana22rosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. adorei,suas dicas são sempre valiosas e eu como boa aluna,faço tudo direitinho para afrontar,bjsssssssssssss

    ResponderExcluir