Você conhece o seu tipo de cabelo crespo?

Dentro do universo dos cabelos existem vários tipos. Assim como há vários
tipos de cabelos lisos e cacheados, existe também vários tipos de cabelos
crespos. Cada um com sua especificidade: uns com ondas mais abertas e
outros com ondas mais fechadas; mas o que definirá a beleza dos seus
cabelos não são as dimensões das ondas e sim os cuidados necessários
diários e semanais que precisaremos ter.

Se você é uma daquelas mulheres que vivem reclamando dos seus cabelos crespos e que não agüentam mais a falta de brilho, o volume excessivo, os fios arrepiados, não se desespere. Nada de pânico! É possível contornar todos esses problemas com sucesso e, em alguns casos, sem precisar recorrer a procedimentos químicos. Em primeiro lugar, saiba que o look crespo - do cacheado suave da estrela Nicole Kidman ao afro-étnico da atriz Ildi Silva - nunca esteve tão na moda quanto agora. Quer assumir os seus? Descubra primeiro qual é o seu tipo de crespo. O cabeleireiro e professor do Senac, Hélio Sassaki, explica que existem quatro:

1)Sem definição;

2)O Crespíssimo Afro-Étnico;

3)O Crespo com Volume;

4)O Crespo sem volume.

Cada um tem características próprias e requer uma rotina específica de cuidados. Alguns consultores explicam tudo e ainda sugerem três maneiras de modelar os cachos, que podem ser empregadas em todos os tipos. Você também vai aprender a fazer tratamentos para combater a falta de brilho e o ressecamento. Vá à luta!


Crespo sem definição

Esse tipo de cabelo é liso no trecho perto da raiz e crespo no comprimento e nas pontas. Em alguns casos, os fios ficam frisados, parecendo uma molinha 'arrepiada'. Nunca forma cachos definidos. Você pode assumir esse look - como faz a cantora de rap Nega Gizza - ou optar por permanente afro ou relaxante para contribuir com a ondulação para definir os cachos. Em casa, você deve usar produtos para o tipo do seu cabelo, incluindo hidratações e cremes leave-in . Para um look natural, basta lavar, condicionar, aplicar mousse e deixar secar ao natural ou com difusor, sem pentear.


Cabelos crespíssimos

Tem muito volume, com cachos bem pequenos (tipo carapinha) ou maiores. O corte curto é muito prático. Mas, se quiser assumir pra valer os crespos, faça um corte estilo degradê ou repicado. Segundo Solange Dias, do salão Axé da Beleza, em São Paulo, o corte é feito em camadas superpostas, 'tirando' volume da nuca para baixo. Essa técnica ajuda a deixar os cachos definidos, quando modelados. E basta uma boa modelagem para mudar o visual. Se optar por relaxamento ou permanente afro, triplique os cuidados com os fios, que ficam mais ressecados e quebradiços. Nesses casos, opte por produtos à base de silicone e leave-in (sem enxágüe) com filtro solar.

O Crespo com Volume

Uma das formas para amenizar o volume dos cabelos, deixando-os com aspectos hidratados e volume controlado é a aplicação constante de hidratações semanais com linha de shampoo, condicionador, creme hidratante e leave-in de acordo com as necessidade dos seus cabelos.

O Crespo sem volume

Uma das alternativas para os cabelos crespos e sem volume são as constantes hidratações e o uso de produtos que estimulem os fios à "incharem". Entre eles, sugiro a produtos a base de queratina, creatina, cistina, gérmem de trigo, tutano e silicone. Se optar por um tratamento mais profundo para este fim, a henna em pó é um bom contribuidor para este fim.
Fonte: revistacriativa.globo.com


Para Cabelos Crespos e Cacheados, uma das autoridades no assunto, o Instituto Beleza Natural orienta que estes tipos de cabelos devem receber hidratações duas vezes por semana com produtos a base de Colágeno, aminoácidos e proteínas para manter os cachos soltos, hidratados e com brilho.

Faça a escolha certa do salão que irá tratar seus cachos:

Tanto o lugar como o profissional que irá lhe atender definirá os rumos dos seus cabelos. Logo, ao sair de casa é importantíssimo saber o que se quer com os seus cabelos, pois certos processos tem um retorno muito difícil. Por exemplo quem migra de um alisamento para um cabelo crespo natural ou relaxado.

- Uma vez definido o que deseja, faça uma pesquisa e veja quais são os salões e/ou profissionais que trabalham com o tipo de cabelo que você deseja alcançar e diga exatamente o o que você quer e espera, seja em matéria textura ou tom dos cabelos e ouça atentamente a orientação que o profissional irá lhe passar.
Pin It

Um comentário:

  1. quero assumor o look natural, mas com maciez e redução de volume mas eu tenho esse crespísssimo aí, não queria cortar....

    ResponderExcluir